U-R-G-E-N-T-E Internet Lenta só no LINUX (Qualquer distro), enquanto no Windows, continua 100%normal

1. U-R-G-E-N-T-E Internet Lenta só no LINUX (Qualquer distro), enquanto no Windows, continua 100%normal

Jack
.Jack

(usa Outra)

Enviado em 11/06/2011 - 20:30h

Hail, salve a todos.

Utilizo o VOL há algum tempo como fonte de pesquisa e aprendizado no mundo GNU/Linux e acabei de fazer o meu cadastro, agora mesmo, pra ver se de uma vez por todas, consigo uma solução para um problema que me stressa há tempos com o sistema GNU/Linux.

*Aos moderadores e ADM's:
Peço que considerem levar este tópico como relevante e ao devido espaço do site caso aqui não seja o devido lugar para a pergunta, e sim, conheço as regras sobre não repetir o mesmo tópico. Fiz a determinada pesquisa no VOL antes, mas acho que nas perguntas de outros usuários, o problema não tenha sido muito ilustrativo para deixar bem claro o quão é stressante o problema. Assim segue:

*Breve comentário:
Há 3 anos que utilizo Linux, e minha 1ª opinião sobre o sistema é:
"É um processo constante de aprendizagem."

Indo adiante, há 2 anos que uso Windows 7 e constantemente vou atualizando as versões releases de uma Distribuição Linux em Dual boot.

*Sobre o tópico "Internet lenta só no Linux, e normal no Windows"
Utilizo internet Banda larga Oi Velox 600K compartilhada + Modem roteado.
Dentro do Windows 7 e em outro Windows qualquer, a navegação na internet é normal para todos os usuários na rede compartilhada, tudo perfeitamente normal como é pra ser, navegação, downloads, etc. Enquanto se faz um download, é possivel continuar navegando em toda a rede, TODOS os usuários podem usar a internet normal usando Windows.

O problema acontece dentro do Linux, e só nele. A navegação é normal... até que eu (ou mais alguém que esteja usando Linux na mesma rede) faça um download, assista a um video no Youtube (ou em outro site com o flash player). Então a internet para de vez pra qualquer outro usuário da rede (inclusive pra mim). Ou seja, rouba toda a banda pra Ele.

Exemplos?
Utilizando a internet no Linux: Enquanto assisto a um vídeo no Youtube, uma segunda Aba ao lado no navegador não carrega de jeito nenhum mais. Fica carregando até aparecer a mensagem "Tentar de novo", enquanto que na Aba do vídeo, continua carregando o video na velocidade normal.
Outro exemplo, um download qualquer: Enquanto faço o download, não é possível mais carregar um simples Google numa Nova Aba ao lado ou entrar no MSN, mas a taxa de download no máximo, em pico.
Ou enquanto se faz as atualizações do Sistema, download ultra rápido, mas não carrega nem o Google em qualquer que seja o Navegador. Testei todos, nenhum se salva. Logar no MSN enquanto baixa as atualizações do Sistema? Melhor sair pra tomar um café ou fazer um exercício qualquer pra ver se diminui o stress.

Aqui no meu próprio Computador e no laptop fica ruim usar o Linux assim, faz uma coisa primeiro e é esperar terminar pra se poder fazer outra na internet. Mas o que irrita é que só posso usar sozinho a rede pra entrar no Linux, pois se faço o Login no Sistema enquanto alguém está na internet em outro Computador na rede, pra ele lá fica lenta ou até cai a conexão porque atrapalha. Então é esperar ninguém estar na Rede compartilhada pra que eu possa logar no GNU/Linux. E com isso, como eu poderia orientar alguém a usar o Linux? E se lá acontecer o mesmo problema?

O que já fiz durante esses 3 anos utilizando o Linux e o que tenho feito para tentar resolver o problema.
1 - Testei dezenas de distribuições:
Kurumin, Kurumin NG, Ubuntu (versões desde 2009 até aqui), Debian, Linux Mint (versões de 2009 até aqui), Fedora, Mandriva, Zorin OS (Visto que depois de Debian e Ubuntu, seria redundância testar outras Debian based distros) e tantas outras. Quer um número? 28. Sim, contato as versões nacionais e atualizações das versões do inicio de 2008 até esse ano, seria isso. A mais recente, Mageia. Cheguei a testar até o Open Solaris.
2 - Fui a dezenas de fóruns, no que lá davam o tópico do problema como resolvido.

Das soluções desses fóruns, o que já fiz aqui:
Desativar o IPV6 no navegador. Fiz, e não adiantou.
Desativar o IPV6 no Kernel do sistema. Fiz, e não adiantou. (É a primeira coisa que já faço logo ao formatar o Linux)
Trocar o DNS por um Open DNS. Fiz também. Adiantou não.
Quando instalo o Linux pra alguem, logo o que faço é desativar o IPV6 no navegador e no Kernel do Sistema, pra que não passe pelo mesmo problema por lá onde usa internet, e já vai com o OpenDNS nas configurações.

Nos canais IRC do XCHAT nacional e internacional, não sabem nem do que se trata o problema, ainda que eu explique sendo o mais coeso possível.

Em último caso vi aqui no VOL um tópico dado como resolvido em que o próprio usuário da pergunta disse que bastou trocar os cabos de Rede. O que fiz foi comprar um alicate de crimpagem zerado + o testador + 100 metros de cabo pra trocar logo toda a rede por um padrão de crimpagem único e substituir os cabos velhos. No caso, alguns computadores usam padrões diferentes, uns padrão A e outros padrão B. Até agora pelo VOL não soube se padrões de crimpagem nos cabos de rede influenciam na conexão de internet no Linux, mas...

*Certo, e agora:
Nada disso tudo se precisa pro Windows aqui. Tudo na internet no Windows é normal, em toda a rede, apartir do momento em que é formatado o sistema, e mesmo com algum outro laptop de qualquer pessoa que venha aqui usar a mesma rede, sem problemas. Então, por que só com o GNU/Linux?

Teste "Inmetro" na rede do Windows: Para o teste, abri o BitTorrent fazendo download, Um download no firefox, Um vídeo de 9 minutos no Youtube, Windows Update baixando o pacote SP1 do Windows 7, MSN (era possível logar e deslogar em qualquer momento durante esse teste) e com toda a Banda sendo usada ao mesmo tempo, eu ainda consegui navegar pelo (((((Internet Esplorer))))), e toda a rede fica balançeada, enquanto o download acontece na velocidade máxima da conexão, abro uma nova Aba, o download diminiu um pouco para carregar a nova Aba, ele "empresta" um pouco da conexão e assim vai acontecendo sempre que abro um novo aplicativo que exige conexão de Internet.
Entende o que quero dizer? [Balançear a conexão para que todos possam usá-la igualmente.]
O problema só persiste no Linux. Inclusive nem no MSN entra, carrega por horas, mas não conecta, se um download ou atualização do Sistema estiver acontecendo ao mesmo tempo.

*Se você leu até aqui:
Estou pra lá de satisfeito com o Windows, pois não apresenta tantos problemas, de fato nenhum até aqui, mas o que quero expressar aqui com esse tópico não é isso, e a razão do tópico é porque:

Uso Linux. Gosto do Linux, e por gostar desse Sistema é que quero vê-lo cada vez melhor. De fato, o que quero fazer é usá-lo pela maior quantidade de tempo no computador.
Até aqui, não tenho problema com softwares no Linux, e pra isso existe uma comunidade imensa pra ajudar, se preciso. Meu problema com o Linux é só com a REDE LENTA.
Se não fosse por esse problema único, orientaria a várias pessoas o Sistema GNU/Linux e isso o levaria a crescer, mas o que posso garantir? Depois de instalar tudo e lá o usuário não poder acessar um vídeo no Youtube e em uma Nova Aba não conseguir mais carregar um E-mail, e conectar no MSN ao mesmo tempo?

Fim da História

Qualquer sugestão, dicas, eu refaço tudo de novo ser for preciso.

Agradeço a qualquer um na comunidade que possa ajudar!!!!


  


2. algumas considerações

Diego Felipe de Araújo
tecnicodiegorato

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/06/2011 - 21:26h

quais as configurações do seu computador? quais distros você testou?
dns não melhora velocidade de rede, apenas melhora a velocidade que serão resolvidos os sites, verifique se não tem muito serviço de rede iniciando junto com o sistema, tais como samba, ssh server nfs server entre outros, não costumam consumir banda, mas pra uso domestico podem ser desativados para liberar mais ram, pois o firefoz devora boa quantidade de ram, dependendo das configurações da sua maquina pode ser ela o problema e não a rede em si, outra coisa a levar em conta qual o sistema de arquivos que você está usando, e o tamanho do swap, abraços.


3. Re: U-R-G-E-N-T-E Internet Lenta só no LINUX (Qualquer distro), enquanto no Windows, continua 100%normal

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 11/06/2011 - 21:47h

Não sei como você usa Windows/Linux.

Mas se você inicia a conexão em uma sessão de Windows, e depois reinicia (reboot) no Linux, o modem guarda suas últimas configurações do Windows, as quais prevalecem.

O relacionamento do Windows com redes e internet, embora bem implementado, é feito de forma indireta, através de um monte de "objetos Windows" (como é o caso das DLLs, OCX, etc.) que são inúteis para o Linux.

Dessa forma, o Linux passa o tempo todo gastando processamento com essas coisas que foram carregadas e que ele não precisa (e que são imprescindíveis no outro S.O.).

Dando boot primeiramente no Linux e posteriormente passando-se para o Windows, é possível que não aconteça esse fenômeno.

Essa é apenas uma das possibilidades.



4. U-R-G-E-N-T-E Internet Lenta só no LINUX (Qualquer distro), enquanto no Windows, continua 100%normal

Jack
.Jack

(usa Outra)

Enviado em 11/06/2011 - 22:40h

Informativo:

Internet Oi Velox 600K. Não utilizo 3G, mas quem dera tivesse um Modem 3G pra testar tal problema, migraria na hora para o plano.

Configurações dos computadores:
Meio irrelevante, pois vários laptops que trouxe aqui e que instalei o Linux pra vários amigos meus apresentaram o mesmo problema de conexão que ((((TODOS)))) os computadores e laptops que tenho aqui na rede, neles também tinha o Windows, não formatei pra que a pessoa se sentisse mais em uma zona de conforto em Dual Boot, mas meu laptop tem placa de vídeo e rede SIS (até aqui já acostumei a ter que refazer configurações de vídeo pra esse, isso já superei =), sobrou a Rede de internet). Um outro computador, placa de rede Atheros. na outra rede varia um pouco, mas se o problema for com drivers de rede, na boa, esqueça.

Vou postar aqui meio que num diálogo informal:
Modem e Switcher = D-link. Pra rotear esses, mesmo em tutoriais na internet já estão meio que desatualizados, pois já veem sendo vendidos com a firmware atualizada e a interface dos tutoriais já está datada, diferente da interface atual (até nisso tem problema rotear sem ter que chamar um técnico).

Uma observação que deixei de postar no início do tópico: Por uma LiveUSB do Ubuntu em outro computador fora daqui, e sem o Modem roteado, também tinha a mesma lentidão na internet. Mesmo plano de internet nesse teste: Oi Velox 600k sem internet compartilhada e nem modem roteado, e detalhe: Modem não era da marca D-Link o que me tirou a dúvida se seria problema da marca do roteador/modem.

Como fui fazendo até chegar aqui no cadastro do VOL.
1. Distribuiões Linux de 2 anos pra cá. Quer números? 28
Kurumin, Kurumin NG, Ubuntu, Mint, Zorin, Fedora, Debian, OpenSuse, Mandriva... e por aí, visto que é reduntande usar uma Ubuntu distro e prosseguir na árvore genealogica de distros decendentes, mas os números contam pela quantidade de versões de 2 anos pra cá, e em último caso utilizei o Open Solaris ainda em 2009.
Mais uma vez, se uso uma distro dentro do VirtualBox dentro do Win ou Linux, lá dentro fica com o mesmo problema;
2. Desabilitar IPV6 em navegadoras e Kernel do Sistema: Isso é comum de se ver em vários tutoriais internacionais e mesmo no XCHAT/Irc é uma das primeiras perguntas, se já desabilitei;
3. Trocar o DNS padrão por um OpenDNS, exemplo o do Google.
Geralmente muitas usuários só precisam disso e vão embora felizes. Mas fiz também...
4. Aqui mesmo no VOL tem um tópico resolvido sobre internet lenta no Linux em que o usuário autor da pergunta, diz que resolveu apenas trocando os cabos.
Agora eu faço em um inception outra pergunta:
"Diferentes padrões de crimpagem de cabo de Rede tornam a internet lenta?" Bom, por causa desse tópico do VOL resolvido citado sai às ruas e comprei um alicate de crimpagem mais um testador mais 100 metros de cabo pra refazer toda a conexão de Rede Velox compartilhada, pra refazer a crimpagem pra um só padrão EX: padrão A, pois o técnico no tempo fez tudo misturado.

Fim da história.

Pequeno resumo:
1.OI Velox 600K, internet lenta só no Linux (famoso "Faz download e não navega mais")
2. Todas as distribuições Mães, exceção do Slackware, e suas derivadas sem casos de redundância testadas em Um computador e em laptops meus e de outros laptops que aqui vieram nas formas: Instaladas no HD, em LiveCD e LiveUSB e em VirtualBox dentro do Windows e dentro do VirtualBox no Linux.
3. Troquei o DNS por um OpenDNS já... nada.
4.Cabos de Rede daqui não tem um padrão só de crimpagem, ex: 3 c/ tipo A e 2 c/ tipo B. Mas se for o caso, refaço a um tipo de padrão só.
Fiz o tópico aqui pois tenho Ubuntu 11.04, sai de outro Linux, pois estava muito "suja" a instalação, com muitas alterações e configurações velhas. Com um sistema novo vou refazer do início as configurações corretas.

Só mais um lembrete, Windows funciona normal a internet desde a hora que foi formatado, so plugar, sem problemas e o mesmo vem ativada a conexão IPV6, então por que no Linux fica lenta assim?


5. imagino

Diego Felipe de Araújo
tecnicodiegorato

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/06/2011 - 22:48h

que já tenha feito esse teste, mas caso não tenha tente ligar o modem direto no micro em questão, com um cabo padrão e veja se tem alguma mudança, sim pode haver algum problema com relação aos cabos, e no windows funcionar normal devido aos drivers "reconhecerem" o cabo invertido o que o linux também faz, porém alguns drivers e rede não reconhecem essa função (não lembro o nome agora) corretamente, pode ser esse o problema, você já testou assim ?

obs: se tiver o cabo do modem original ele é padrão.

fico no aguardo.


6. Re: U-R-G-E-N-T-E Internet Lenta só no LINUX (Qualquer distro), enquanto no Windows, continua 100%normal

Jack
.Jack

(usa Outra)

Enviado em 11/06/2011 - 23:07h

Vou refazer os testes, mas eu levo em conta que ninguém tenha passado pela mesma desgraça e só pra deixar mais claro porque não se entende o problema:

A internet não é lenta, é Banda Larga, no Windows ou no Linux.

Só que é Banda Larga no Linux PRA UMA COISA SÓ.
Por exemplo, se faz download ultra rápido, em pico de velocidade, mas enquanto faz o dowload, não dá pra fazer mais nada, nem abrir uma página no navegador nem entrar no MSN. Isso também acontece com qualquer vídeo carregando no navegador. Vai carregando normal, mas na Aba ao lado vai carregar... carregar... até aparecer "Limite de tempo excedido... Tentar de novo... e coisas do tipo"

Ficou claro agora do que se trata?
Internet ultra rápida, mas pra uma coisa só>>>"Faz download na velocidade máxima, mas não se consegue navegar mais".
Fazendo as atualizaçõs dos Sistema, não dá pra navegar, entrar no MSN e etc, de jeito nenhum mais, tem que esperar o download terminar, e isso rouba toda a Banda da Rede, ninguém navega mais, cai todo mundo. Testei em todos os navegadores do Linux, IE4Linux incluído.
(Ufa...)


7. rapaz

Diego Felipe de Araújo
tecnicodiegorato

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/06/2011 - 23:17h

ainda estava meio confuso sobre qual era o problema, mas agora entendi bem, e digo e que nunca vi nada igual, pois é como se a maquina com o linux estivesse roubando toda a conexão, observando o caso pelos sintomas de não conseguir navegar ao mesmo tempo que se faz um download, me parece que o micro com o linux além de estar baixando algo está upando também, digo isso pois download mesmo na velocidade máxima não prejudica tanto as outras máquinas, mas upload é capaz de travar tudo mesmo, digo isso com certeza pois tenho uma rede wifi para compartilhar internet com alguns vizinhos pois aqui no meu bairro tem poucas opções de provedor e é limitado a poucos, uso mikrotik para gerenciar, quando deixava a banda liberada para todos, bastava 1 usuario entrar com algum programa p2p que travava todos os outros, depois que limitei o upload em todos os clientes não tive mais esse problema, deixando de lado isso, ainda sim não entendo como o linux está fazendo isso, pois nenhuma distro que conheço faça upload automatico e digo mais, upload do que? faça o seguinte, tente testar com uma distro pequena como o slitax e teste se persiste o erro, teste os cabos como citei anteriormente, se caso ainda persistir,ative o QoS do seu roteador, como citou que é dlink todos os modelos desde 2004 tem essa opção, que vai dividir a banda por igual em todos os clientes mesmo que algum deles peça mais banda. é uma alternativa deve resolver se caso as outras opções não resolverem.


8. Re: U-R-G-E-N-T-E Internet Lenta só no LINUX (Qualquer distro), enquanto no Windows, continua 100%normal

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/06/2011 - 23:43h

Seu problema me parece de compatibilidade do roteador ou modem que você ta usando com o Linux. Experimente outro pq eu tenho 2 redes (empresa) e casa so com Linux, internet de 2Mega e tudo funciona perfeitamente.Uso o Linux Mint 10, Mandriva e Linux Mint 9 xfce em maquinas antigas.Todas tem acesso a internet rápido, com donwloads, msn, firefox com varias abas , chrome, virtualbox e não tenho problemas.

Há, verificar também as rotas, se estão corretas. Quanto ao dns eu recomendo os do google 8.8.8.8 e 8.8.4.4 , mas se o seu ip for dinamico e sua conexao pppoe, o dns ja virá definido por padrão como o do seu provedor, o que também pode ser o problema porque DNS windows sem definir domínio (search) fica lento. Experimente colocar apenas os dns sem search no resolv.conf que pode ser a causa. Eu tive este problema aqui em uma empresa que presto serviço.


Hélio.


9. Re: U-R-G-E-N-T-E Internet Lenta só no LINUX (Qualquer distro), enquanto no Windows, continua 100%normal

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/06/2011 - 23:45h

Verifique se nao tem ninguem usando torrents, eles roubam toda a banda larga pra eles


10. Re: U-R-G-E-N-T-E Internet Lenta só no LINUX (Qualquer distro), enquanto no Windows, continua 100%normal

Jack
.Jack

(usa Outra)

Enviado em 12/06/2011 - 00:03h

@hags, Fiz o teste com uma LiveUSB em um Modem que não era o mesmo D-link daqui, era de uma outra marca, e também o mesmo problema. O que faço? Geralmente quando instalo o Linux pra alguns camaradas, primeira coisa é desabilitar o IPV6 no Kernel do sistema e já mando com um OpenDNS pra que eles não tenham que passar pela mesma desgraça.

Bom saber sobre o DNS, em umas das respostas.

Mais uma vez pra ilustrar melhor, sobre o que eu disse antes de como acontece no Windows, abri de tudo ao mesmo tempo na Rede:
Um Download no Firefox, outra Aba com um vídeo de 9 minutos no Youtube, BitTorrent ligado fazendo download, Windows Update baixando o SP1 do 7, Msn conseguindo logar e dentro dele mandando mensagens sem dar erros de não ter conseguido enviar, e ainda consigo navegar no """""""""Internet Explorer"""""""""", por incrível que pareça.
Fiz esse teste no tempo do problema no inicio com o Vista na época e refiz há pouco quando saiu o SP1 do Seven.

Faz um tempo em um fórum sobre Linux, não lembro exatamente onde, um camarada disse que normalmente internet no Linux seria mais rápida, pois o Windows aloca 20% da conexão como uma "reserva" pras atualiações do Sistema da M$. Sei disso pois quando o Windows Update baixa as atualizações, quase nem se nota o download, enquanto você usa a internet normal, depois que vem a mensagem dos updates já baixados e instalados.

Em resumo, o Windows pela prática que tenho e no que quero dizer aqui, o que faz com a minha conexão Banda Larga? Ele balanceia. Tem um download só, fica com a velocidade só pra o download no máximo, eu abro uma nova Aba, ou começa a carregar um vídeo no Youtube, por exemplo, ele "empresta" um pouco da conexão dada ao download onde foi o início, pra que eu possa acessar o que vou fazendo no navegador, entrar no MSN e assim por diande.

Existe uma maneira de resolver esse problema no Linux com um aplicativo que possa balancear a conexão, como alocando uma certa porcentagem pras atualizações do Sistema e assim por diante?

Pelo que tenho visto também, a maioria no site tem mais acesso ao Speedy como Banda Larga. Então como mais uma alternativa eu teria que ligar pra operadora Oi e ver se pela Central lá resolveriam esse conflito. Enquanto digito isso, estou fazendo o download de uma firmware nova pra o Modem, mais uma instalação pra teste.

Espero que a comunidade possa dar mais essa importante contribuição e cortar esse mal pela raiz.


11. então

Diego Felipe de Araújo
tecnicodiegorato

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/06/2011 - 00:14h

sobre os 20% do windows reservar é meio lenda, pois conheço o procedimento pra desativar isso, se bem me lembro era no xp e sinceramente nunca vi diferença.

quanto a balancear a banda por igual faça o que disse no outro post, acesse o roteador e ative o QoS, como você citou que possui um d-link, tenho certeza que possui essa função.

outra coisa, você citou o bittorrent, como mencionei antes o que mais prejudica uma conexão é o upload, e programas de torrent, por padrão usam toda a banda disponivel pra enviar os arquivos que você compartilha, todos tem como limitar isso, mas o ideal mesmo é balançear direto no roteador.

mais uma pergunta, é muito improvavel, mas já vi casos assim, qual o tamanho do cabo de rede que vai do router ao micro com linux? ele passa por perto de redes eletricas ?



abraços.


12. Re: U-R-G-E-N-T-E Internet Lenta só no LINUX (Qualquer distro), enquanto no Windows, continua 100%normal

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 12/06/2011 - 10:07h

Bem, eu aqui já cheguei a usar Skype, fazer downloads e torrents ao mesmo tempo, e ainda compartilhava a conexão com mais dois computadores, um Linux e outro Windows XP, e por vezes com mais um notebook com o Windows Seven.
Já fiz isso exatamente para ver o quanto isso prejudicava a conexão.
Com um detalhe: Um dos computadores tem apenas 244MB RAM.
Porém nada aconteceu de tão sério que travasse as máquinas ou coisa assim.
Meu modem é o famoso D-Link 500-b (fornecido junto com o Velox) e meu switcher é o GTS Network
Sé dava esse tipo de problema quando eu ainda usava dual boot e iniciava pelo Windows.
Aí, quando passava para o Linux o modem estava com as mesmas configurações do Windows.
Mas se eu desse boot direto pelo Linux esse problema não acontecia.
Também deu problema quando mudei para um plano de "4 mega", por causa de umas tais de "portas Huawei" antigas que a operadora ainda usa, e que "não aguentam o rojão", ou seja, elas travam quando passa de "1 mega".

A propósito, nenhum 3G será MELHOR que uma conexão Velox.
E nenhuma conexão wireless será melhor que uma cabeada.
Se por algum milagre conseguir com que seja pelo menos IGUAL, já estará de bom tamanho.