Fedora ou kurumim ou Debian [RESOLVIDO]

1. Fedora ou kurumim ou Debian [RESOLVIDO]

Leandro Barros
LeoBS

(usa Mandriva)

Enviado em 01/04/2011 - 12:42h

Quero iniciar no Linux qual a melhor distribuição, estou em duvidas
FEDORA
KURUMIM
DEBIAN



  


2. Re: Fedora ou kurumim ou Debian [RESOLVIDO]

Mauricio Souza Klein
Hebang

(usa Arch Linux)

Enviado em 01/04/2011 - 12:45h

Acredito que a mais fácil seja Debian, principalmente pelo Ubuntu.

Porém, uma vez que tiver aprendido +- o sistema (principalmente o uso do terminal), instale e use o Gentoo... Você sofre muuuuuuito com ele, mas aprende muuuuuuuuuito tbem :)


3. Re: Fedora ou kurumim ou Debian [RESOLVIDO]

Andressa Moura
andressa.moura

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/04/2011 - 13:24h

Eu uso ubuntu e gosto bastante, mas isso é uma questão de opinião e também do que vc quer fazer (se gosta mais das frescuras visuais ou de um sistema mais estável, etc). Seria bom vc testar varias distros antes de escolher. Vc pode fazer isso por instalar várias maquinas virtuais, cada uma com uma versão linux diferente e aí ir testando no que vc precisa. Depois fica bem mais fácil escolher qual vc gostou mais e aí sim instalar de vez no seu PC.
Se tiver alguma dúvida sobre como usar e instalar máquinas virtuais deixa um post. ;)


4. Re: Fedora ou kurumim ou Debian [RESOLVIDO]

Diego Langer
dlanger

(usa Debian)

Enviado em 01/04/2011 - 14:13h

Aos iniciantes recomendo Ubuntu ou Mint. O Kurumin infelizmente foi descontinuado.


5. Re: Fedora ou kurumim ou Debian [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 01/04/2011 - 14:30h

Tanto o Fedora como o Debian são boas alternativas com bom nível de amigabilidade nas versões atuais, fator importante para quem pretende iniciar no uso do Linux. O Kurumin, embora tenha sido uma excelente distribuição (distro) no passado, está descontinuado e por esta razão sugiro descartar. Se você insistir em usar, até vai conseguir porém não tem mais suporte de desenvolvimento nem atualizações.

Antes de qualquer coisa, procure ler mais a respeito das distros Linux em:

http://www.vivaolinux.com.br/linux/

Depois de fazer uma leitura deste material, procure experimentar pelo menos mais de uma das distros disponíveis em modo LIVE, sem instalar no HD. Com isto você vai poder "tirar a febre" de cada uma das distros testadas, verificar o desempenho no seu pc, verificar o tipo de interface, os aplicativos (programas) disponíveis, enfim conhecer melhor cada uma delas. Depois de experimentar algumas, você poderá tomar uma decisão em muito melhor base, com conhecimento próprio e não dependendo da opinião de outros.


6. Re: Fedora ou kurumim ou Debian [RESOLVIDO]

Denilson Pereira
Denilson-Pereira

(usa Mageia)

Enviado em 01/04/2011 - 14:52h

Bom para iniciantes tem o Metamorphose ( http://www.vivaolinux.com.br/comunidade/Metamorphose ) que é uma distro brasileira, outra estrangeira, mas fácil de usar é o Ubuntu ( http://www.vivaolinux.com.br/comunidade/Ubuntu-e-Kubuntu ), outra que é boa para computadores menos potentes é o Slitaz ( http://www.vivaolinux.com.br/comunidade/SliTaz-1 ) e caso goste de ler a Distribuição Linux que mais tem documentação na internet ( http://www.vivaolinux.com.br/comunidade/Debian http://www.vivaolinux.com.br/comunidade/Debian-para-iniciantes ).

Caso pretenda usar sem internet seria mais fácil para você usar o Metamorphose, mas se quiser pode também tentar o Slitaz em versão packages, ou o Debian junto aos seus DVDs de pacotes.


7. Re: Fedora ou kurumim ou Debian [RESOLVIDO]

Eduardo
anonymous

(usa Debian)

Enviado em 01/04/2011 - 23:39h

Já que você está iniciando, recomendo a utilização do Ubuntu
http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/download



8. Re: Fedora ou kurumim ou Debian [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 02/04/2011 - 01:03h

Também recomendo o Ubuntu ou o Linux Mint.


9. Re: Fedora ou kurumim ou Debian [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 02/04/2011 - 09:59h

1-linux mint
2-ubuntu


10. Re: Fedora ou kurumim ou Debian [RESOLVIDO]

Rossano Huf
millemiglia

(usa Slackware)

Enviado em 02/04/2011 - 10:05h

Desde que comecei a usar Linux eu já passei por Conectiva, Mandrake, OpenSuse, Red Hat, Kurumin e atualmente estou com Ubuntu há mais de dois anos. Acho que seria mais interessante você começar pelo Ubuntu. O Kurumin só se justificaria se o micro for mais antigo (tipo um Pentium III 800 ou coisa parecida).


11. Re: Fedora ou kurumim ou Debian [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 03/04/2011 - 01:02h

Na verdade, com a excelência das distros atuais e com a amigabilidade das mesmas fica difícil fazer uma recomendação até porque cada uma das distros tem as suas particularidades, tanto em aparência e acabamento do ponto de vista gráfico, como na escolha dos aplicativos instalados por padrão.

Esta é a maior razão pela qual quase sempre faço a mesma sugestão, para os usuários iniciantes. Experimentem e tomem a decisão com base na sua preferencia própria, afinal gosto não se discute.


12. simples

arlindo ferreira
draggom

(usa Debian)

Enviado em 09/04/2011 - 15:15h

1- se você é um usuário iniciante e esta querendo dar os primeiros passos em gnu/linux, então eu recomendo: ubuntu, fedora e até o biglinux4 que é mamão com açucar e qualquer criança saberá mecher.
2- se você é um usuarios médio, não é iniciante e nem fera, use a distro debian 6, e se prepare para novos desafios.
3- então se você é fera, um verdadeiro bicho papão linux, então você pode usar: slakware, arch linux ou gentoo e muitas outras distribuições minimalistas de plantão que gostam de dificultar a vida destes suários, simples, porque os caras gostam de desafios, quanto mais difícil, melhor pra eles.