Criar atalho personalizado [RESOLVIDO]

1. Criar atalho personalizado [RESOLVIDO]

Carlos Miguel Iurk Batista
CMIB

(usa Fedora)

Enviado em 11/05/2015 - 16:40h

Olá, gostaria de saber como faço para criar um atalho personalizado para alterar entre teclado EUA/EUA, e teclado EUA/alternativo international? uso estes dois modos e preciso constantemente estar alternando entre eles...



  


2. Re: Criar atalho personalizado

Gildásio Júnior
gjuniioor

(usa Arch Linux)

Enviado em 11/05/2015 - 20:17h

Você provavelmente já sabe o comando para fazer isso... Então, crie um shell script e atribua a permissão de execução nele.

Depois, altere o arquivo referente à atalhos de teclado do sistema que está usando. No XFCE, por exemplo, o arquivo é o ~/.config/xfce4/xfconf/xfce-perchannel-xml/xfce4-keyboard-shortcuts.xml.

Mesmo se não for o XFCE, o arquivo vai estar na sintaxe XML. Caso não conheça, é bom dar uma pesquisada. Ou pode só dar uma lida no próprio arquivo que vai ver um padrão e pode implementar facilmente.

PS: Se sua dúvida/problema foi sanada/resolvido, marque o tópico como resolvido e escolha a melhor resposta. Isso ajuda na organização do site e incentiva o autor da resposta.

"A ignorância não se dá apenas pela falta de conhecimento, mas também pelo desgosto em obtê-lo" - @gjuniioor


3. Re: Criar atalho personalizado [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 11/05/2015 - 23:02h

A melhor maneira é fazer isso via Xorg. Crie um arquivo de configuração em /etc/X11/xorg.conf.d/ para o teclado (normalmente ele se chama 90-keyboard-layout.conf, mas o nome é opcional desde que ele termine em .conf). Valerá igualmente para qualquer ambiente de área de trabalho que você venha a usar.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta