Fdisk - Log de modo de compatibilidade DOS

1. Fdisk - Log de modo de compatibilidade DOS

Bruno Tonholo
raterista

(usa CentOS)

Enviado em 29/09/2020 - 16:33h

Olá a todos,

Estive estudando sobre expandir discos que não estejam em LVM usando o fdisk.
Fiz diversas simulações criando partições tanto com o modo de compatibilidade DOS ativo, ex: "fdisk \dev\sdb" quanto modo de compatibilidade DOS inativo, ex: "fdisk -c \dev\sdb".

Ocorre que caso o disco tenha sido criado sem a compatibilidade DOS (fdisk -c \dev\sdb) e na hora de expandir o disco eu usar o modo de compatibilidade DOS ativo (fdisk \dev\sdb), o sistema de arquivo EXT4 é perdido/corrompido.
A mesma situação acontece quando inversa, caso expanda um disco sem a compatibilidade ativa (fdisk -c \dev\sdb) em um disco que foi criado com a compatibilidade ativa (fdisk \dev\sdb).

Existe alguma forma de consultar como o disco foi criado, seja por algum registro ou log?


  


2. Re: Fdisk - Log de modo de compatibilidade DOS

leandro peçanha scardua
leandropscardua

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/09/2020 - 17:17h

Que eu me lembre o fdisk n registra log dele, mas há meios indiretos. Na inicializaçao do sistema o linux fala o sist arq q está montando e isso fica registrado em /var/log/messages podendo ser consultafo por dmesg, mas n garanto q será um relatório detalhado.
Em /var/log/auth.log fica registrado os comandos q o root executou, se o particionamento foi feito no menu interativo nao sei se registra as opções, mas o comando original fica registrado. Se não me engano.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts