Partições

1. Partições

giovanni prota
marinho01

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/09/2010 - 11:28h

Ola galera do Viva Linux.

Tenho tentado fazer funcionar no Ubuntu 10.04, uma placa de captura de vídeo ENCORE, mas, realmente não encontro meios para isso. Teve um software ai, acho que é o LMMS, que chegou a mostrar imagens numa tela, mas, a qualidade de captura é horrivel. Não pude executar o trabalho. Tenho procurado soft para isso, mas acredito que nessa área existam bem poucos e fracos, no meu modo de ver. Então, acabei desistindo de tentar e vou aplicar um SO proprietário, para esse fim. Pra isso, gostaria de dividir o meu HD (360 GB) em dois. Tentei usar o Gparted. Em princípio, ele não desmonta o SO, já que isso seria impossivel, mas, tentei usar o do Live CD do Ubuntu10.04, mas, não consegui. Parece que o Sistema reconhece que esta sendo atacado de algum modo e simplesmente não me dá acesso ao programa via CD. Existe alguma forma de particionar o HD, sem que eu tenha que alterar qualquer coisa, já que tudo esta funcionando certinho e ao mesmo tempo, preciso fazer isso, pois tenho necessidade de dar continuidade ao meu trabalho? Tentei com o CD do UBUNTU também com o CD de instalação do Windows XP (Tenho o CD original.)
Agradeço antecipadamente, qualquer tentativa de ajuda, mesmo que falhar, pois acredito que vale sempre a tentativa, o que acho melhor do que não fazer nada.
Abraços a todos da comunidade.


  


2. Re: Partições

andre
tatuiano

(usa Slackware)

Enviado em 25/09/2010 - 11:38h

amigo da uma lida neste artigo do amigo Fábio Farias.tem tudo o que você precisa.: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Particionamento-de-disco-%28HD%29/




3. Re: Partições

Andre Cardoso
andrebian

(usa Fedora)

Enviado em 25/09/2010 - 11:43h

Olha se vc vai instalar o Windows, eu aconselho a vc q use o cd do windows pra particionar. Na hora de escolher o Disco vc deleta a partiçao existente, cria uma pro WinXP e deixa a q vc pretende usar p Linux sem formatar. Nisto vc instala o WinXP normalmente... depois vc inicia pelo cd do ubuntu e instala-o na partiçao q vc deixou sem formato anteriormente.
Ou entao pelo proprio cd do Ubuntu, vc inicia somente para uso, nao para instalar, dae abre o particionador e desmonta o HD, nisto vc pode escolher se quer formatar ou redimensionar, entao eh soh salvar as alterações e pronto.


4. Partições.

giovanni prota
marinho01

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/09/2010 - 12:52h

Ola amigos do Vivalinux.
Antes de mais nada, quero agradecer aos colegas Andrébian e Tatuiano, pelo interesse e as dicas apresentadas.
Mas, infelizmente, não gostaria de usar qualquer uma delas, já que isso implica em eu perder a instalação que tenho no meu micro, que seja o ubuntu 10.04 e que esta muito bem configurada,(modéstia à parte, rsrsrsrsrsr). Na verdade o que estou tentando, é conseguir uma nova partição, já que quando eu fiz a instalação do UBUNTU, usei o HD inteiro e agora, gostaria de dividi-lo, sem que isso afetasse o meu sistema. O Sistema de particionamento que o colega Fábio Farias apresenta, conf. indicação, também sugere que se refaça a instalação, partindo do Zero. Então pude perceber o seguinte:
Quando temos o Windows instalado, podemos instalar uma distribuiçao Linux em dual boot, sem problemas, mas o contrário, parece que se mostra muito dificil. De qualquer forma agradeço as sugestões e vamos aguar mais um pouco, pois acredito que deverão aparecer outras e porque não, novas idéias.
Abraços a todos e muito obrigado.



5. Re: Partições

andre
tatuiano

(usa Slackware)

Enviado em 25/09/2010 - 13:33h

amigo você nao leu todo o artigo que te passei ne?
pois aqui nesta pagina: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Particionamento-de-disco-%28HD%29/?pagina=3 mostra como você fazer aumentar ou diminuir as partições sem perder nada,baixa o arquivo ISO do sistema parted magic da boot com ele e muda as suas partições como você achar melhor sem perder nada do que já esta feito.(grava a iso num cd)Leia novamente esta parte:( No Linux, o destaque fica para o GParted. Ele é baseado na interface Gnome, possuindo ambiente gráfico amigável e é gratuito. Está disponível para download em imagens de CD e USB no seguinte endereço:

* http://gparted.sourceforge.net/ )

tenta ai novamente.

(ps)ontem mesmo eu aumentei uma partição minha desse modo.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
desculpa amigo eu entendi errado,ainda bem que amanha eu vou começar a usar oculos ai leio melhor rsrsrsrsrsrs


6. Re: Partições

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 25/09/2010 - 13:38h

ok. seu HDD só tem ubuntu, é isso?
use Gparted LiveCD, ou o Parted Magic, ou o Gparted do system rescue CD. de boot com o CD.
todas as sua partições estarão desmontadas, se vc usou particionandor recente, versão recente..
as antigas são sem suporte a ext4 e brfs.

com todas as partições desmontadas, Diminua uma ou mais das partições do ubuntu, e se necessário, mova.
faça backup do que não quer perder, pq TEM ALGUM RISCO...PEQUENO MAS TEM.

faça uma operação por vez, tipo primeiro diminue,completou move etc.... não interrompa depois que começou, nem desligue o micro.

diminuindo, redimensionando, vai sobrar um espaço vazio, e nele vc coloca o XP, instala o XP.

como vai instalar Windows depois de Linux, vai precisar recolocar o Grub.
não é dificil, eu tenho multiplo boot, fiz isso varias vezes, umas 30. duas vezessó perdi, uma era NTFS (redimensionar partição windows é mais perigoso) e a outra era XFS

Nota: deve mover seu ubuntu para a direita, pq windows funciona melhor se estiver no começo do hdd e sempre em partição primária.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts