Supremacia dos ícones frívolos?

1. Supremacia dos ícones frívolos?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Red Hat)

Enviado em 04/10/2021 - 19:35h

Olá, pessoal. Tudo beleza?

Trago a seguinte questão: vocês notaram como todos os pacotes de ícones do ponto de vista estético se tornaram frívolos? Por frívolos digo, sem um tom de seriedade, sem trazer um sentimento de "escritório". Não que eu ache isso feio, e muitas casos acho até bonito, mas sinto falta de ícones com cores mais frias e menos "vibe de desenho animado".

Me pergunto se isso é uma tendência natural... se no fundo esses ícones super simples, coloridos e radiantes no fundo são mais bonitos que os antigos. Fato é que a moda pegou... as novas versões de GNOME já estão mais assim, o Windows 11 está mais assim e até a Apple com o Big Sur, os novos iMacs e os Macbooks que estão para ser lançados, caíram de vez no universo do colorido. Acho lindos esses novos visuais que estão surgindo, mas as vezes sento no computador, olho para a área de trabalho do sistema operacional e sinto falta de uma vibe mais séria.

E vocês, tem pensado sobre isso? O que acham?


  


2. Re: Supremacia dos ícones frívolos?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Red Hat)

Enviado em 04/10/2021 - 19:38h

Até ia esquecendo de dizer: essa tendência pode pegar mais os temas de maneira geral. O MacOS Big Sur está extremamente colorido e cheio de translucidez, e eu não sei se vocês repararam, mas ele está aplicando um filtro de cor ao sistema operacional concernente com a cor do papel de parede!



3. Re: Supremacia dos ícones frívolos?

Cézar Augusto
cizordj

(usa Debian)

Enviado em 04/10/2021 - 20:48h

Eu acho que isso tudo são questão de fases, em meados de 2000 a moda era desenhar botões 3D e todos os sistemas operacionais seguiam essa tendência, até mesmo o primeiro iPhone, depois disso surgiu o flat design onde os botões são todos em 2D e depois o material design introduzido pela Google em 2015. Agora que o material design tá meio enjoado o pessoal agora está migrando para um estilo ainda mais colorido, como você falou, tudo está mais "frívolo", "eye candy". O próprio termo eye-candy tá uma impressão de infantilidade porque doce "é coisa de criança".

Enfim, essa é a minha visão sobre a coisa. Existe sempre a opção de você instalar temas mais sombrios e sérios como os temas nórdicos e também temas Metro, mas se bem que o Metro também já está meio ultrapassado...


4. Re: Supremacia dos ícones frívolos?

Anderson Matias da Silva
4nderson

(usa Debian)

Enviado em 05/10/2021 - 10:30h

Salve, camaradas,

Isso parece ser uma tendência, porém toda tendência pode ser passageira.
Eu, particularmente, gosto de ícones menos sérios, principalmente nesses tempos sombrios em que vivemos, prefiro ver coisas mais "alegres". Por isso busco usar temas como "Papirus".
A vantagem do Linux é ser bem fácil de personalizar o Desktop, assim podemos voltar aos temas mais "sóbrios" sempre quando quiser.

O Brasil precisa ser governado por nerds.


5. Re: Supremacia dos ícones frívolos?

Pedro
pedraqronca

(usa Outra)

Enviado em 05/10/2021 - 11:14h

Acredito que estão cada vez mais piegas sim.

Uso o óculos e apesar que ele está meio fraco, nem quando está novinho minha visão eh 20/20 então eu gosto de bastante contraste e tal. Uso o tema Faenza-Ambience para icones. Essa dica eh de um programador que tem um canal no youtube chamado midfingr, e desde então só uso Faenza.. hehe

De qualquer forma, não gosto que tudo parece estar virando um ícone. Os ícones já não são os mesmos e eles mudam só por mudar. Acredito que tem temas de ícones que foram gerados por profissionais de design muito sérios, outros que nem tanto assim... Pq temos que lembrar que em todas as profissões há pelo menos 50% de gente que não eh séria no que faz, tipo está mais preocupado com eye candy ou tentar inovar uma ideia furada e , claro, faturar muito!

Tipo, o Luke Smith parece que quer substituir todas as palavras com emojis.. sinceramente, vai aprender chinês e escrever em hieróglifos de uma vez então!

O que eu mais acho sacanagem são essas interfaces modernas que substituem o menu por aquele ícone de sanduíche, em compensação usam um monte de espaço em branco para enfeites frivolos! Eu me perco nesses menus que só tem ícones... Pior que isso não tem como mudar manualmente!

Ja temas de ícones do sistema, inclusive acho que até no Mac Os, dá para mudar!




6. Re: Supremacia dos ícones frívolos?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 05/10/2021 - 11:42h

-se eu não gosto de um ícone/tema/sistema eu simplesmente uso outro for possível




7. Re: Supremacia dos ícones frívolos?

Cézar Augusto
cizordj

(usa Debian)

Enviado em 05/10/2021 - 12:56h


pedraqronca escreveu:
Tipo, o Luke Smith parece que quer substituir todas as palavras com emojis.. sinceramente, vai aprender chinês e escrever em hieróglifos de uma vez então!


Eu achei legal o fato de você citar o canal dele, mas acontece o pessoal que usa gestor de janelas dificilmente usam algum tema de ícones, isso porque a gente lança os programas pelo terminal (ou dmenu) e o ícone nem aparece.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts