Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) [RESOLVIDO]

1. Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) [RESOLVIDO]

Cristiano Verissimo
cristianokittie

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/09/2010 - 21:32h

Conheça um pouco sobre o PNBL

O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) visa oferecer uma definição de banda larga que não se baseie em um valor numérico, mas que reflita a constante necessidade da infra estrutura de telecomunicações ser capaz de suprir a cesta de serviços e aplicações que dela se utilizam, de forma a tornar possível à sociedade ter acesso a Internet do futuro.

Objetivo
Massificar o acesso à Internet em banda larga no Brasil para os cidadãos, instituições do governo, entidades da sociedade civil e empresas, de modo a promover oportunidades, desconcentrar renda e incorporar os cidadãos hoje excluídos desse serviço. O acesso em banda larga é caracterizado pela disponibilização de infraestrutura de telecomunicações que possibilite tráfego de informações contínuo, ininterrupto e com capacidade suficiente para as aplicações de dados, voz e vídeo mais comuns ou socialmente relevantes, conforme avaliação periódica a ser feita pelo Governo Federal.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Nacional_de_Banda_Larga


A escolha das cidades foi feita pelo Comitê Gestor dos Programas de Inclusão Digital (CGPID). Espera-se que 14 milhões de pessoas sejam beneficiadas ao fim de todo o processo. O plano será implantado em quase todos os municípios brasileiros até 2014. O valor cobrado pelo uso da Banda Larga será de R$ 35 ao mês, a velocidade mínima disponível será de 512 kbps.

As 100 primeiras cidades são:

Alagoas:
Arapiraca, Messias, Palmeira dos Índios, Joaquim Gomes, Pilar e Rio Largo.

Bahia:
Feira de Santana, Itabuna, Camaçari, Governador Mangabeira, Eunápolis, Governador Lomanto, Muritiba e Presidente Tancredo Neves.

Ceará:
Sobral, São Gonçalo do Amarante, Quixadá, Barreira, Maranguape e Russas.

Espírito Santo:
Cariacica, Domingos Martins, Conceição da Barra, Piúma, São Mateus, Vila Velha e Itapemirim.

Goiás:
Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Águas Lindas de Goiás, Alexânia e Itumbiara.

Maranhão:
Imperatriz, Paço do Lumiar, Presidente Dutra, Porto Franco, Grajaú e Barra do Corda.

Minas Gerais:
Barbacena, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Ibirité, Sabará, Uberaba, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.

Paraíba:
Campina Grande, Campo de Santana, Araruna, Riachão, Dona Inês, Bananeiras e Duas Estradas.

Pernambuco:
Carpina, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Paudalho, Limoeiro e Aliança.

Piauí:
Piripiri, Campo Maior, José de Freitas, Piracuruca, Batalha e São João da Fronteira.

Rio de Janeiro:
Angra dos Reis, Nova Iguaçú, São Gonçalo, Piraí, Mesquita, Rio das Flores, Duque de Caxias e Casimiro de Abreu.

Rio Grande do Norte:
Santa Cruz, Nova Cruz, Passa e Fica, Parnamirim, Lagoa d'Anta, Extremoz e Açu.

Sergipe:
Nossa Senhora da Glória, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Japaratuba, São Cristóvão e Carira.

São Paulo:
Campinas, Guarulhos, Pedreira, Serrana, Conchal, Embu e São Carlos.

Tocantins:
Gurupi, Araguaina, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Wanderlândia e Porto Nacional.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/home/-/journal_content/56/19523/1029007


Esperamos que chegue em todas as cidades a cima e também em todos os bairros das cidades, porque não irá adiantar muito chegar apenas nos centros das cidades divulgadas, isso seria um "serviço para inglês ver" e não para melhorar a cidadania do povo brasileiro. A cidade onde resido esta na lista, se em meu bairro não chegar o plano do governo estarei aqui de volta para postar a farsa ou não do plano.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/09/2010 - 08:12h

O Brasil, depois do primeiro (grande) impulso (ou "susto") nas telecomunicações dado exatamente pelo governo militarista (é, eles conseguiram fazer alguma coisa que prestasse, afinal de contas), parece que estagnou de alguma forma nesse assunto.

Agora volta-se à tona com a tal banda larga, mas não estamos acompanhando nenhum vigor (ou interesse verdadeiro) em fazer investimentos mais pesados (= "gastar dinheiro") para modernizar o parque tecnológico do país.

A coisa por enquanto segue como se fosse uma corrida de lesmas...

Eu jamais pude ter banda larga aqui na minha região, e nem internet via rádio, pois estou como em uma cratera de vulcão: Em lugar alto, porém inteiramente cercado de prédios mais altos que a minha casa. Depois de muitos anos, foi-me oferecido um plano de "2 mega" que não foi tecnicamente possível, e eles "me migraram" para "1 mega" no qual permaneci até pouco tempo atrás.

Há cerca de um mês ofereceram "4 mega" por um acréscimo razoável na conta. E em seguida estão oferecendo "8 mega" por mais outro acréscimo também razoável, ou até "14 mega", agora já a um preço bem salgado.

Por enquanto vou ficando nos teóricos "4 mega" mesmo, que me atendem bem.

Mas uma coisa me preocupa: Aqui no Brasil, mesmo que alguém tenha inimagináveis "512 giga" em banda larga, sempre vai haver alguém que desenvolva algo para consumir toda a banda e toda a capacidade de transferência possível e imaginável sem nenhum proveito verdadeiro.

Tem sites que demoram a carregar - não apenas por deficiência no "host" - mas principalmente por incompetência no design e na programação, por "excesso de ferramentas e efeitos especiais".

Pela milésima vez faço uma comparação aberta com o site da Hello Kitty, que tem todos os "bells and whistles",toda a "pirotecnia" que agrada aos jovens, é hospedado lá "onde o vento faz a curva", e apesar de imeeeeeeenso, é extremamente leve - inclusive para conexões discadas (até o princípio do ano passado eu usava exclusivamente um modem Sportster 33600).

Pois tem site por aqui que já demora demais para carregar, mesmo em banda larga. E a tendência é piorar, não a melhorar.

Tem-se a falsa impressão de que "internet não ocupa espaço", porém na prática existe muito "lixo virtual" transitando por aí. E dados em trânsito ocupam espaço SIM!...

Tanto que uma das piores zebras que poderiam acontecer em uma rede seriam as colisões (hoje em dia bem mais raras que há alguns anos atrás): Dois bytes querendo ocupar o mesmo espaço e deixando atrás de si duas enormes filas de bytes "em espera"...

Também algo que me desagrada extremamente (e acho que a maioria concordará comigo) é essa estória da obrigatoriedade dos pífios 10% na prestação dos serviços.
( Aquela comparação do açougue foi ótima ).
Também a do carro esporte que vai de 0 a 100km/h em 3 segundos, mas que não passa jamais dos 10km/h...

Sim, porque além de tudo essa limitação vem sendo usada como "teto", e não como "base" ("stalactos", e não "stalagmos").

E o preço das telecomunicações em nosso país ainda está muito alto, em contrapartida a uma certa falta de investimentos no setor. Digamos que tais investimentos existam, mas ainda são um tanto "tímidos"...

Mas não vou dar palpite quanto ao que o governo deveria ou não deveria investir. É bastante difícil gerir uma azienda desse tamanho. Existem outros setores bastante importantes como a saúde, a educação, a segurança, a empregabilidade, a logística (algo extremamente negligenciado por aqui), etc.

Haja dinheiro, e sobretudo boa vontade e competência!

Esperemos que o Brasil possa levar aos rincões mais distantes uma internet em banda larga por um preço justo, beneficiando a cada um dos brasileiros, das grandes cidades aos pequenos povoados.

Mas que cada um desses brasileiros possa também ter capacidade de usar um computador como verdadeira ferramenta de trabalho e estudos, e não apenas limitado cultural e filosoficamente a jogar "Solitaire" ou ficar plantado em frente a uma telinha em "orcutes" e "eme-esse-enes" da vida.


3. Re: Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 22/09/2010 - 22:11h

Já está provado que quanto mais gente na internet e quanto maior a velocidade média da conexão maior será o desenvolvimento do país.

Com 512 kb ao preço de 10 mb no exterior nosso Brasil vai mal.

E o pior é ler na Veja que o tal PNBL está servindo a interesses não muito sérios.


4. Re: Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/09/2010 - 10:50h

Num bairro periférico de S.Paulo (periférico mesmo), a Telefonica está implantando um sistema de banda Wireless. O equipamento se resume a modens transmissores de sinal protegidos por caixas plásticas com antena exposta no tamanho 7cm +ou-, colocados em locais estratégicos dentro de condomínios populares.
Quando o sistema estiver pronto, o morador que tem not/netbook ou um adaptador wireless para PC liga para a Telefonica e pede o serviço.
Sabemos que essas empresas só fornecem 10% da conexão, como vai ser isso?! Não sei....


5. Re: Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/09/2010 - 12:59h

Sim Antonio estou ciente, na verdade esse assunto já discutimos muito aqui, somente quis ser breve.
Tem mais, açougue não vende banda larga, como você faz confusão. :)

==================================
[ANTONIO CARLOS]

ANALOGIA, MEU FILHO, ANALOGIA....
;-))



6. Re: Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 24/09/2010 - 01:35h

Bom, se é para falar de governo... tinham é que tirar todo o imposto da banda-larga e deixar a iniciativa privada fazer o resto.

Aí sim ia ficar bom.

==================================
[ANTONIO CARLOS]

ISSO É VERDADE...




7. Re: Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/09/2010 - 11:03h

Como os valores mudam. E como nós nos sujeitamos aos valores de necessidade criados pela elite.
Atualmente a dupla computador e internet são tão importantes quanto nossas necessidades básicas. Como disse acima no tópico, o governo já está disponibilizando num bairro-dormitório na zona leste de S.Paulo uma 'Net Wireless Pop'. Já está implantado e alguns já estão usando gratuitamente em carater de teste.
Nesse mesmo bairro, falta o mais básico em estrutura social digno que qualquer ser humano deveria ter, a bestialização é tão grande que ninguém lá questiona. Ops! Esqueci, massa de manobra não pensa por si, eles querem é interneti!!!
__________________________________________________
Você viu né Teixeira?! O Sr. AC nos ofendeu.
AC, você é um clicador, empurrador de mouse.
Pronto, lavei minha Alma!


8. Re: Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 25/09/2010 - 12:10h

O pior é que eu além de ser mamífero, ainda sou um primata bípede e implume...

E realmente é mais fácil (e barato) "distribuir" internet para "o povo" que implementar saneamento básico, ferrovias, um sistema hospitalar decente, etc.
Esse conceito de "[*****] et circus" é famoso para muitos de nós.

Quanto as "stalagmos" e "stalactos", isso também tem a sua história teixeirística:
Eu nunca me lembrava qual a diferença entre "estalagmites" e "estalactites" (aquelas formações rochosas em forma de pontas, geralmente encontradas dentro de cavernas).
Sabia que uma delas tinha pontas para cima e que a outra tinha pontas para baixo.
MAS QUAL ERA UMA E QUAL ERA A OUTRA? - Oh, dúvida atroz!...
Então eu - depois de macaco velho (segundo Darwin) - criei um mnemônico simples (mentira: não existe mnemônico simples, até o nome já é complicado...):

EstalacTos (com T) é de cima para baixo, "porque a ponta do T é para baixo";

Por sua vez, EstalagMos é de baixo para cima, "porque o M tem duas pontas para cima".

Fácil, não?
Na verdade, o termo grego "stalagmos" significa "chão", enquanto "stalactos" significa "teto".
Donde podemos concluir que Assembly também é cultura!...

Para quem não entendeu direito, programadores Assembly usam muito dos tais de mnemônicos, que nada mais são que "truques para memorização de alguma coisa".
Então programadores assembly geralmente utilizam-se de nomes tais como IMPRIME para uma rotina de impressão, ou ZEBRA para uma rotina de tratamento de erros.
Quem faz manutenção de sistemas em Assembly se depara com CADA nome de rotina...


9. Re: Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) [RESOLVIDO]

fabricio erdmann
Fabricio.Er

(usa Debian)

Enviado em 25/09/2010 - 12:50h

alguém sabe dizer se pode haver interferência na conexão que diminua a velocidade da internet?

aqui tenho o contrato de "1mb" mas o máximo que chega é a 109k, nem o DTA do firefox nem o apt nem nada consegue passar disso, mesmo que só ele esteja ativo


10. Re: Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) [RESOLVIDO]

fabricio erdmann
Fabricio.Er

(usa Debian)

Enviado em 25/09/2010 - 13:54h

eu estava achando que era 10% do 1Mb. já sabia dessa pilantragem de dar nome de 1mb para 100kb, mas quando falaram da lei achei que ela considerava a velocidade nominal.


11. Re: Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/09/2010 - 14:05h

Fabricio, não acredite no AC!
Você não vai encontrar banda larga no açougue.
Já andei em tudo que é açougue aqui perto de casa e não achei. Vê aí perto da sua.


============================================
[ANTONO CARLOS]

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
;-))



12. Re: Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 25/09/2010 - 22:35h

Mas se o boi for gordo, cada uma de suas bandas será larga, ora pois! (Com dizem os austríacos)...
O boi gordo tem banda, larga, do lado direito e também do lado esquerdo.


O que interfere (sempre para menos) são as impurezas provenientes da qualidade da linha telefônica.
Qualquer pequeno mau contato desde a central telefônica até o seu filtro de linha gera instabilidade e muitos "retries" (novas tentativas de envio ou recepção de dados).
Embora uma excelente conexão não aumente sua taxa de transmissão, se ela for ruim pode tornar praticamente impossível transitar dados decentes...

Acho que é alguma associação entre a Anatel, a operadora e o Murphy...


============================================
[ANTONO CARLOS]

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
;-))




01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts