Custo Solução Linux

1. Custo Solução Linux

Ricardo Sampaio
ricksam

(usa Debian)

Enviado em 20/08/2007 - 09:39h

Digamos que eu sou dono de uma loja que tem várias franquias , quanto custaria um projeto em linux para as minhas lojas ?

Ou seja , quanto o mercado linux esta cobrando para os softwares ? ou pelo serviço de instalação configuração e treinamento ?


  


2. relativo

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 20/08/2007 - 10:08h

kara, isso é EXTREMAMENTE relativo. o custo do software, dependendo de quais escolhas são feitas, pode chegar a zero. claro que alguns não são custo zero, mas quase sempre podem ser feitas escolhas para tais. resta, portanto, o custo da administração ou suporte, que sempre é uma boa idéia contrarar alguém, ou alguma empresa, experiente.


3. Re: Custo Solução Linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 20/08/2007 - 10:13h

E varia muito também de acordo com o tipo de software à ser usado, complexidade de implementação, qual será a disponibilidade do suporte, quantos profissionais serão treinados, enfim, cada solução um preço diferente, a quantidade de um serviço ou de outro também influi e muito, a estrutura do cliente, etc etc etc...
Na verdade, é com o bom senso que se resolve essa questão...

Boa sorte...


4. .

Thiago Fernandes de Melo
m4tri_x

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/08/2007 - 10:20h

Acredito que a sua pergunta seja no sentido de custo para implementar as soluções linux, que sejam compativeis com as que o windows também possui mais que tem um custo, na realidade quanto a licensas e etc. no linux você pode ficar tranquilo, sempre tem alguma solução que é gratis, agora para implementação de servidores na sua empresa, você poderá contratar alguem para fazer isso, ou alguma empresa para cuidar dessa parte para você, se quiser falar melhor sobre isso entre em contato comigo atraves do e-mail: [email protected]

abraços.


5. Custo Linux

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/08/2007 - 10:21h

Quando se trata de custo é preciso ter em mente de onde se parte e aonde se quer chegar.
Já assisti informatização de um negócio médio onde não se tinha nada, e informatizaram com windows. O custo de treinamento foi tão grande quando seria com linux, o custo de instalação foi maior devido ao custo de licenças.
No caso de migração a coisa pode ser diferente, ou não.
Em geral isso depende do tipo de software que será utilizado.
Num caso de informatização inicial básico, digamos: Comunicação, apresentação, planilha, banco de dados, processador de texto e multimedia, o Linux seria bem mais em conta, porque esses software são open source.

Os custos de instalação de hardware são praticamente os mesmos. O custo de configuração, e instalação de programas idem, exceto o custo de licenças. Se tudo for muito padrão pode-se encontrar profissionais que trabalham por R$50,00 a hora. Caso se exija algo muito específico o custo do profissional pode chegar a R$200,00 a hora.

Pacotes bem definidos, e bem especificados ajudam a manter os custos sob controle. Pacotes mal definidos com uma seqüência de adaptações podem causar explosão de custos.

A grande dica (humildade a parte) é:
Antes de qualquer coisa pense bem, em tudo, o que você precisa.

Liste tudo o que quer.(Em termos gerenciais significa fazer psicoterapia para saber o que quer).
Liste tudo novamente e repasse verificando se precisa mesmo e se não esqueceu nada.

Depois de listar tente definir tecnicamente no melhor nível de detalhe possível.
Depois disso, você pode levantar os custos com precisão a partir dos detalhes.

Tudo o que for esquecido ou definido de maneira inadequada vai lhe arrombar o orçamento.

POr último, a sabedoria americana:
You will get what you pay for.
Você obtem o que voce paga.
É isso.



6. Re: Custo Solução Linux

Márcio de Souza Almeida
marcio68almeida

(usa Debian)

Enviado em 20/08/2007 - 10:42h

Depende muito do que você vai querer...
Vai desenvolver um pacote que atenda a sua rede de lojas ??? Dependendo do pacote, em que vai ser desenvolvido, banco de dados, web server, etc...
Vai integrar todas as lojas ??? Qual a opção escolhida, internet, rede privada, VPN ???
Vai configurar servidores ??? Quais ??? Servidor web, banco de dados, firewall, proxy, e-mail, ftp, etc...
Cada serviço mencionado tem um custo e uma necessidade, você tem que definir as suas necessidades para que se possa definir valores...
Eu costumo fazer primeiro um levantamento do que o cliente necessita e depois fazer um orçamento...


7. lugar

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 23/08/2007 - 17:29h

além de variar muito em cada lugar. há locais onde seria mais valorizado e outros nem tanto. normalmente, quanto mais longe dos grandes centros, menos valorizados.


8. Custo

Rodrigo Ferreira Valentim
engos

(usa openSUSE)

Enviado em 23/08/2007 - 17:43h

Tudo depende exatamente do que você precisa.

Tenho uma empresa que atua com sistemas, suporte etc e os valores para Windows e Linux são quase o mesmo, para você ter uma idéia as diferenças normalmente são:

Instalação e configuração de ambiente -> No Windows a mão de obra sai mais barato, todavia para cada computador com licensa vai sair muito mais caro, isso levando em conta apenas a licensa do Windows. Sendo isso para uma instalação e configuração padrão, para uma especializada no linux sai muito mais barato devido aos fatores de segurança, flexibilidade e documentação que existem para ele serem melhores.

Desenvolvimento de Software -> No Windows sai mais caro, pois é comum ter que refazer algo devido a limitação do Windows, ou por prevenção de falhas/segurança.

Suporte -> Vai depender do ambiente, mas normalmente a diferença está mais no tipo de suporte (24/7, NBD etc) do que no sistema operacional.

Treinamento -> É sempre o mesmo valor, pois a facilidade de se trabalhar com o sistema desenvolvido é indiferente ao sistema operacional. E treinamento para o sistema operacional em si demora o mesmo tempo para Linux, quanto para Windows.


Bem, ao menos é assim que atuo e tenho tido bons resultados até o momento e o que tenho visto da concorrência é basicamente a mesma coisa.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts