Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]

1. Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]

Évelim Gomes
eveliim

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/04/2012 - 21:55h

Geente, já havia feito um tópico antes querendo saber sobre essa questão de interferência e tals que o meu computador faz no rádio AM de meu pai.
http://www.vivaolinux.com.br/topico/PC-Configuration/Interferencia-em-radio-AM
Só q aí vi q o povo não pôde me ajudar, fiquei fuçando na net e descobri que se eu embrulhar a minha fonte em papel alumínio tem chances de amenizar essa interferência...Eu gostaria de saber a opnião de vocês, se vale a pena a tentativa, ou se é só conversa furada?

Agradeço desde já :]


  


2. Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]

Tiago de Souza Ribeiro
TiagoSouza

(usa Arch Linux)

Enviado em 22/04/2012 - 22:04h

Não entendi o que a fonte tem a ver com interferência AM, mas eu não recomendaria fazer isso, pois poderia super aquecer sua fonte a ponto de causar sérios problemas.


3. Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 22/04/2012 - 23:51h

Evelim, Ocorrem dois fenômenos aí: O primeiro é que sua fonte gera ruido adivindo do controlador PWM (oscilador que controla o chaveamento da fonte) e esse ruido sai pela rede elétrica da sua casa e chega ao rádio AM de seu pai. O Segundo fenomeno é que o oscilador da fonte gera harmonicas ( ondas em frequencia diferente da frequencia do oscilador da fonte) que bate com a frequencia de algumas estações AM. O oscilador PWM funciona entre 25KHz e 50KHz, normalmente esse valor fica em torno de 33KHz. De fato é relativamente longe da faixa de AM que vai de 500KHz até 1500KHz mas devido as harmonicas geradas (que poder chegar aos 700KHz) a sua fotne pode vir a interferir na recepção de AM.

Resumindo. a sua fonte está interferindo ou pela rede eletrica vazando ruidos ou por RF (Rádio Frequência), entretanto a segunda é mais improvável.
Para resolver a primeira hipotese seria necessário um filtro de linha ou um estabilizador ligado a fonte. o radio AM não poderá compartilhar o mesmo estabilizador ou filtro de linha. Quanto ao RF (Rádio Frequência) pouco se pode fazer além de afastar o rádio do PC e se possivel tentar fazer um bom aterramento na alimentação do PC.

O rádio fica próximo ao PC?
O ruido aumenta se aproximar o rádio do PC? quanto?
O ruido aparece em todas as estações?
O ruido é similar ao zumbido de uma abelha ou a um assovio agudo?
Qual a frequencia do seu processador?
Seu gabinete é todo em emtal?


OBs. o papel alumínio não fará muita diferênça a menos que haja algo isolante no meio que evite o contato com o gabinete e mesmo assim é pouco eficiente.


4. Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]

Évelim Gomes
eveliim

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/04/2012 - 21:32h

Oi PinkShark, agradeço pela sua resposta bem detalhada. Devo admitir q essa parte aí de eletrônica eu fiquei boiando - física, realmente me trava em todos os aspectos :P-
Eu uso um filtro de linha q é ligado a uma extensão que é ligada a uma tomada que diz meu tio tem aterramento, pois ele o fez. O rádio de meu pai não é de pilha. Há dois processos: Qndo ele ta usando esse digital q não ligado na energia, ele sintoniza essa AM, mostra alguns ruidos mas ainda é possível ouvir oq ta passando na faixa, mas qndo ele usa um micro system.. q é ligado a uma outra extensão em outra tomada ocorre essa intereferência terrível- que é um som agudo contínuo- Meu pai utiliza o micro system dele no quarto dele, sendo q meu computador fica em outro quarto, e tem consideravelmente uma boa distância.
Dentre essas perguntas q vc fez:
1- O rádio nao fica próximo do pc.
2- O ruido nao aumento ficando mais próximo do pc, pois basta o cp ser ligado - refiro o fato de acionar o botãozinho de inicialização,o barulho agudo começa e é constante até q o pc é desligado e ai volta ao normal-
3- O ruido só aparece na AM
4- Meu processador deve ter 2. 80GHZ.
5- Meu gabiente é todo de metal e devidamente fechado, só nao enparafusado pq eu abro ele praticamente todos os dias.. ¬¬'

POis é.. espero q essas informações possa te ajudar a me ajudar um pouco mais,
Agradeço sua ajuda!

Té mais


5. Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 24/04/2012 - 00:36h

Se alterando a distância entre o receptor de AM e o PC não altera o efeito então pode estar certa de que o ruido está caminhando pela REDEd e energia elerica. Agora ai vem a parte complicada que é justamente filtrar esse ruido. A Sra(rta). pode tentar os seguintes procedimentos para tentar mapear o perfil do ruído:
Adicionar um estabilizador ou filtro de linha no rádio AM;
Checar o aterramento do rádio AM;
Verificar se a fonte do PC não está cansada e portanto gerando mais rudio do que deveria - aproveitando ela é uma daquelas fontes baratas?

Sei que a Sra(rta). praticamente respondeu isso mas, checou se não é ruido advindo de alguma outra coisa como coolers ou até mesmo o monitor?

Mais perguntas:
O ruido está presente em todas as estações da AM? Sem variações ou atenuações?

O seu filtro de linha, é realmente um filtro de linha ou é somente uma régua de tomadas sem nenhum filtro?

Seu estabilizador está ligado a rede 110V ou 220V?

Colocando a mão na fonte e pressionando com certa força (não vá amassar o gabinete) o ruido muda?

A sua CPU dá choque?

Olha uma coisa que pode dar certo é a Sra(rta). deixar de usar o PC, é mais saudável e resolverá o problema om certeza.

Brincadeira!!! Exceto pela parte do saudável.


6. Não

André Canhadas
andrecanhadas

(usa Debian)

Enviado em 24/04/2012 - 00:41h

Se embrulhar a fonte pode causar super aquecimento, o problema pode ser realmente a fonte de baixa qualidade como também pode ser a falta de aterramento na sua rede eletrica.


7. Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]

Évelim Gomes
eveliim

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/04/2012 - 01:09h

Agradeço as colaboraçoes do SharkPInk,TiagoSousa e do Andre.
Referente a sua mensagem PinkShark... eu irei respondê-la amanhã qndo terei mais tempo,e a analisarei oq vc me disse e vou testar pra ver se há alguma mudança, e amanha posto como foi.

Agradeço desde já a pronta ajuda de vocês

Boa noite a todos :]


8. Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/04/2012 - 02:05h

Se o som tem a forma de um "apito" pode tratar-se de realimentação negativa, ou seja, o que se costuma chamar por aí indevidamente de "microfonia" (o termo "microfonia" significa exatamente o contrário, isto é, "som baixo", mas é geralmente associado ao "barulho que um microfone faz quando apita")...
Esse apito seria uma harmônica alta derivada dos 60 Hertz da própria rede elétrica, transmitida e captada simultaneamente por ambos os aparelhos (computador e receptor de radio).

Outros elementos que podem causar interferências são o teclado e até mesmo o mouse (que dizem cumprir com a parte 15 das normas do FCC), e em casos muito mais raros a placa de som e o modem (precisam estar "podres" para poder dar uma interferência dessas)...
Eu mesmo não acredito muito nesse "cumprimento" porque todos os meus teclados são sensíveis a sinais de celular (eles captam um sinal sonoro característico, imediatamente antes de receber uma ligação ou SMS)

Outra coisa que pode causar esse mesmo tipo de interferência são aqueles aparelhos para monitorar bebês (babá eletrônica) ou aquelas campainhas sem fio.

Acredito portanto que seja a própria fiação elétrica que esteja transmitindo ou ajudando a transmitir esse sinal. Você pode fazer testes carregando todo esse equipamento para outro local (outra casa, por exemplo).

A fonte em si, por pior que seja, já é suficientemente blindada e as frestas de ventilação não deixariam escapar sinal algum que possa interferir externamente (esse tipo de blindagem se comporta mais ou menos como uma Gaiola de Faraday). Porém resta verificar se ela, a placa-mãe e o gabinete estão com um bom aterramento. Já vi placas mal aterradas por falta de um simples parafuso metálico no lugar certo.

Aqui em casa tinha uns conduítes metálicos e uma instalação de péssima qualidade e que provocava esse fenômeno, e mais ainda, esquentava terrivelmente a parede em um lugar onde a tomada e a fiação haviam sido suprimidas (???). O próprio conduíte, mesmo dentro da parede, estava servindo de antena. Foi muito dificil resolver esse "mistério" de parede esquentando. Estava produzindo ROE (ondas estacionárias) dentro da parede, e aquecendo em um ponto a cerca de um metro de distância do local em curto.
Depois de descoberto o fenômeno, fiquei matutando como seria possível isso. Então em conversa com um radioamador aqui do bairro ele me assegurou que isso é possível ocorrer dentro dos tijolos secos e que se medisse com exatidão o ponto de aquecimento, poderia até determinar a frequência em que essa "antena" estava operando.



9. Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 24/04/2012 - 08:26h

Eu estava com saudades de ler algum post recente do Sr. Se o que lí noutro tópico é verdade (relativos a sua integridade física) desejo-lhe melhoras.

Sr. Teixeira o Sr. deve considerar uma outra coisa em fontes de PC; a estapa de filtragem de transientes que na maioria das fontes mais baratas simplesmente não existe. Essa etapa é responsável por eliminar o ruido da rede e o ruido PARA a rede. As poucas fontes baratas que possuem esse sistema normalmente faltam em filtros LC. China é uma joça!

Evelim mais uma coisa, seu gabiente tem alguma firulinha como aquelas lampadas de neon (não vá confundir com LED)? Aquilo é um fatídico gerador de ruido na faixa de AM.


10. Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/04/2012 - 10:37h

Meu prezado The Pink Shark ("D. Pinque Charque", segundo Joel Santana):
Realmente estou convalescendo de uma angioplastia coronariana e ainda estarei "de molho" oficialmente até meados do mês de maio (MMM). rsrs
Obrigado por suas palavras.

Back to the cold cow (de volta à vaca fria):

A nossa querida (e lindinha) Eveliim abriu outros posts a respeito de interferências, e em um deles ela diz que é um "chiado" e não um "apito".
Aí se encaixa melhor essa história de transientes, centelhamento e outros bichos, inclusive isso do neon.
Acho que você acertou na mosca.
Talvez você tenha descoberto enfim "o que é que a baiana tem" (a Eveliim é da Bahia).

@Eveliim
Já que "essa cambada de mal-educados" não lhe deu as boas-vindas, SEJA BENVINDA AO VOL.
O seu computador sempre foi assim ou foi "mostrando as unhas" recentemente (com voz de monstro, poltergeist e tudo o mais)?




11. Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]

Geraldo Albuquerque
AprendiNoLinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/04/2012 - 11:03h

Teixeira escreveu:

@Eveliim
Já que "essa cambada de mal-educados" não lhe deu as boas-vindas, SEJA BENVINDA AO VOL.
O seu computador sempre foi assim ou foi "mostrando as unhas" recentemente (com voz de monstro, poltergeist e tudo o mais)?



Psiu tiooooo eu dei as boas-vindas kkkk.





12. Re: Papel alumínio na fonte ameniza interferência? [RESOLVIDO]

Évelim Gomes
eveliim

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/04/2012 - 13:56h

ThePinkShark escreveu:

Se alterando a distância entre o receptor de AM e o PC não altera o efeito então pode estar certa de que o ruido está caminhando pela REDEd e energia elerica. Agora ai vem a parte complicada que é justamente filtrar esse ruido. A Sra(rta). pode tentar os seguintes procedimentos para tentar mapear o perfil do ruído:
Adicionar um estabilizador ou filtro de linha no rádio AM;
Checar o aterramento do rádio AM;
Verificar se a fonte do PC não está cansada e portanto gerando mais rudio do que deveria - aproveitando ela é uma daquelas fontes baratas?

Sei que a Sra(rta). praticamente respondeu isso mas, checou se não é ruido advindo de alguma outra coisa como coolers ou até mesmo o monitor?

Mais perguntas:
O ruido está presente em todas as estações da AM? Sem variações ou atenuações?

O seu filtro de linha, é realmente um filtro de linha ou é somente uma régua de tomadas sem nenhum filtro?

Seu estabilizador está ligado a rede 110V ou 220V?

Colocando a mão na fonte e pressionando com certa força (não vá amassar o gabinete) o ruido muda?

A sua CPU dá choque?

Olha uma coisa que pode dar certo é a Sra(rta). deixar de usar o PC, é mais saudável e resolverá o problema om certeza.

Brincadeira!!! Exceto pela parte do saudável.



Olá PinkShark,

Então, entra uma questão social aí... pessoal tbm.. eu e meu pai temos atritos a maior parte do tempo, por muitas razões, e principalmente por causa do meu computador x o rádio AM dele. Eu nao tenho paciência de ficar tentando explicar o q deve ser feito para ajudar ambos, mesmo pq ele nem me escuta...¬¬'
O rádio de meu pai não tem aterramento, ele liga na extensão q é ligada em uma tomada no quarto dele. Eu aquik não uso estabilizador, só me confio no tal 'aterramento' de meu tio, juntamente com o filtro de linha, q de fato é pebex, mas, q diz ser 'filtro de linha' - ligado em uma tomada diferente.
Meu pai ele também escuta a rádio Novo Tempo que também é na AM, mas, qndo ele tá escutando no radio a pilha, digital, não há interferência alguma, mas, se ele escuta no micro system, acontece isso... ele geralmente sintoniza umas 3 faixas AM e todas elas mostram interferência. Pelo o que eu to lembrando aqui, no digital, qndo meu pc ta ligado e ele ta na AM da pra ouvir a programação vai com esse som agudo ao fundo... e como ele geralmente fica na varanda, suponho q o som agudo deve amenizar mais...- ele é desconfiado, nem posso ficar curiando ele senão já viu hahaha
Meu CPU costumava da choque, mas na época q meu tio não tinha feito o atterramento xD, hj em dia não... :]

hahhahaha, q boa piada!:P
Eu uma viciada em pc, largar o computador...tá dificil... só em caso de queda de energia memso :x





01 02