Vocês estão acompanhando o desenvolvimento da Starship?

1. Vocês estão acompanhando o desenvolvimento da Starship?

97-3048-567-XS32
97-3048-567-XS32

(usa Outra)

Enviado em 09/07/2021 - 17:40h



Hello, my fellow Linux users! Vocês tem acompanhado o desenvolvimento do novo veículo de transporte pesado (super heavy-lift launch vehicle) da Spacex? Não? Bom, vou te explicar o que esse silo voador de 50 metros de aço inox: a Starship é basicamente um veículo espacial que está sendo desenvolvido pela Spacex por meio de iniciativa privada neste exato momento. Trata-se de um foguete de transporte pesado que tem como objetivo o transporte interplanetário de seres humanos e lançamento de cargas pesadas no o espaço. Foi anunciado por Elon Musk em 2017 e desde então vem sendo desenvolvido em Boca Chica, no sul do Texas.



A Starship é diferente de qualquer outra coisa projetada pelo seres humanos até então (diferente até do Falcon 9 e Falcon Heavy!), tanto no seu design como no seu funcionamento... Argh!... Gostaria de escrever um texto bem bonito por aqui sobre ela, mas estou com preguiça, então eu irei resumir as possíveis perguntas de você em ralação a esse silo voador:

...

P: Que motor essa coisa usa?
R: Um motor especial chamado Raptor que está sendo sendo deselvolvido pela própria SpaceX. Tem um vídeo interessante do Everyday Astronaut explicando o seu funcionamento:



* OBS: O vídeo possuí legendas em português.

P: Não assisti o vídeo. Quantos toneladas de empuxe essa coisa gera?
R: Cada Raptor gera em torno de 200 toneladas de empuxo.



P: Do que essa "nave" é feita?
R: A Starship usa usa chapas de aço inox 304L de 4mm.

P: Por que aço inox ao invés de alumínio ou fibra de carbono?
R: Fibra de caborno é cara, possuí um processo de fabricação complexo e não possuí uma boa resistência ao calor como o aço. Já o aluminío vocês já devem imaginar: também não é barato, é fragil e derrete fácil. Agora o aço, embora pesado, é barato, é resistente ao calor e se torna ainda mais resistente em temperaturas criogênicas.

P: Como ela vai sobreviver a reentrada na atmosfera da terra?
R: A Starship irá contar com um escudo de calor formado por várias e pequenas peças de proteção térmica.

P: Que combustível usa?
R: Metano e oxigêncio em estado líquido (CH4/LOX).

P: Por que metano e oxigênio líquido?
R: Metano porque pode ser produzido em Marte por meio de um processo químico chamado de Reação de Sabatier. Oxigênio porque também pode ser produzido em marte (não lmbro muito bem como!).

P: Marte? Essa coisa vai pousar em marte? Como?!
R: Sim, em Marte. De acordo acordo com Elon Musk o principal objetivo da Starship é auxiliar na colinização de Marte. A Starship vai pousar na superfície de Marte da mesma forma como o SN15 pousou no vídeo mais acima que coloquei (o primeiro vídeo da página).

P: Além de Marte, qual o segundo objetivo dessa lata de sardinha voadora?
R: Colocar grandes quantidades de satélides de Internet em órbita. A SpaceX tem planos para usar a Starship na construção da sua constelação de satélites Starlink. De acordo com Elon Musk essa constelação contará com 42 mil satelites e cobrirá quase todo o mundo com Internet de alta velocidade.

P: 42 mil satélites? Starlink? Salitélites de Internet já não existem há tempos? Qual a novidade desse tal de Starlink? Isso é um plano Illuminati?
R: Sim, satélites de Internet já existem há tempos, mas o grande diferêncial da constelação da Spacex é o seu funcionamento. Diferente dos satélites de empresas como ViaSat que operam em órbita geoestacionária (por volta dos 36 mil km), os starlinks operam em órbita baixa (abaixo dos 2000 km) e em grande quantidade, oferencendo assim um serviço de alta velocidade e baixa latência aos seus consumidores. Na verdade esse constelação já está em operação, porém com poucos satélites. No momento a Spacex vem usando o Falcon 9 para os lançamentos, mas infelizmente esse foguete possuí uma capacidade limitada de até 60 satélites Starlink por lançamento, porém isso vai mudar com a introdução da Starship que tem a capacidade de levar até 300 satélites em um único lançamento!

P: Tá, mas além de levar grandes quantidades de carga para o espaço, qual a grande novidade?
R: 100% reutilizavél! Diferente do Falcon 9, em que apenas o primeiro estágio é recuperado, a Starship é completamente reutilizáveis, ou seja, tanto o segundo quanto o primeiro estágio podem ser recuperados. Isso é uma econômia de dinheiro desgraçad4!

P: Dois estágios? Como assim?
R: A Starship por si só não consegue atingir a órbita terrestre, para isso ela precisa ser impulsionada por por algo mais potente, então é aí que entra o primeiro estágio: o Super Heavy.

P: Como funciona o Super Heavy?
R: O Super Heavy é como a Starship, porém mais alto, sem superfícies aerodinâmica e com mais motores (beeem mais motores!).

P: Como o Super Heavy vai pousar?
R: De acordo com o Elon Musk o Super Heavy não irá possuir "pernas" de puso como o Falcon 9. A nova é que agora a torre de lançamento "agarre" o primeiro estágio no seu retorno. Uma animação feita por um fã da SpaceX demonstra como isso vai funcionar mais ou menos:



P: Agarrar o foguete no pouso? Sério isso?
R: Ué! Por que não? Os caras conseguiram projetar e construir um foguete que pousa em uma balsa em no meio do aceano:



Detalhe: eles já estão constrindo a torre para agarrar o primeiro estágio na hora do puso. De acordo com Elon Musk o macanismo é basicamente um Mechazilla.

P: Por que agarrar o primeiro estágio durante o pouso? Não é mais fácil pousar igual o Falcon 9?
R: Sim, seria mais fácil pousar igual o Falcon 9, mas pernas de pouso adicionariam peso no veículo e também complicaria o seu manuseio e cuidados. Portanto, embora mais complicado, é mais econômico e viável agarrar o booster durante o pouso.

P: Resumidamente... quais são as especificações técnicas dessa lata de pessêgos voadora?
R:

Nome do veículo......................................................: Starship (Starship + Super Heavy)
Altura da Starship (segundo estágio).......................: 50 metros
Altura do Super Heavy (primeiro estágio)................: 70 metros
Altura completa do veículo.......................................: 120 metros
Tipo de motor equipado no primeiro estágio............: 29x sea-level Raptors (a ser atualizada no futuro para 32, de acordo com Elon Musk)
Tipos de motores equipados no segundo estágio....: 3x sea-level Raptors + 3x Raptor Vacuum engine (RVac)
Carga para órbita terrestre baixa..............................: 100 toneladas (completamente reutilizável)
Carga para Marte......................................................: 100 toneladas (com reabastecimento em órbita)
Carga para Lua.........................................................: 100 toneladas (com reabastecimento em órbita)
Classificação do veículo...........................................: Super heavy-lift launch vehicle

P: Reabastecimento em órbita?
R: Sim. O segundo estágio queima boa parte do seu combustível para entrar em órbita e portanto precisa ser realizado um novo processo de reabastecimento. Na verdade isso nunca foi testado antes, a Spacex provavelmente será a primeira a desenvolver algo do tipo. O sucesso da Starship depende do processo de reabastecimento em órbita. Se você quer saber como isso funciona eu tenho o seguinte vídeo para você:



* Resumindo: O processo de reabastecimento vai depender de uma segunda Starship.

P: Quanto custa por lançamento?
R: Bom... de acordo com o maluco do Elon Musk 2 milhões de dólares será o custa de cada lançamento da Starship (sim, isso mesmo: milhões e não bilhões). Mas vai saber... talvez realmente não passe dos 2 milhões de dólares.

P: Por onde eu posso acompanhar o desenvolvimento desse silo voador?
R: Existem uma tonelada de canais no YouTube que postam diariamente vídeo sobre o desenvolvimento da Starship, inclusive tem um que faz livestream direto das instalações da Spacex!
Abaixo, confira uma lista completa de canais que eu indico vocês acompanharem (incluíndo brasileiros):

LabPadre (livestream das intalações da SpaceX no Sul do Texas):



NasaSpaceFlight (posta vídeos todos os dias das instalações da Spacex) -> https://www.youtube.com/channel/UCSUu1lih2RifWkKtDOJdsBA

RGV Aerial Photography (vídeo semanais com imagens aéreas das instalções da Spacex)



What about it!? (atualizações semanais sobre a Starship) -> https://www.youtube.com/user/ZSSolomon

Marcus House (atualizações semanais sobre a Starship) -> https://www.youtube.com/channel/UCBNHHEoiSF8pcLgqLKVugOw

...

Canais brasileiros:

Entrando em órbita (atualizações semanais sobre a Starship):


Space Orbit (atualizações diárias sobre a Starship):


Expansão Astronauta (costuma postar atualizações sobre a Starship):


PLANOS PARA O PRIMEIRO VOO ORBITAL

Até o momento a SpaceX já possuí planos para o primeiro voo orbital arquivados com a FAA (Federal Aviation Administration), porém ainda não pode ser executado pela fato da empresa ainda não ter concluído as obras da infraestrutura que irá suportar o primeiro lançamento orbital. Ainda falta muito o que ser feito em Boca Chica/Starbase, mas provavelmente o teste ocorrerá ainda este ano. Os funcionários da SpaceX estão a todo vapor! Se você checar as lives do Labpadre durante a noite é possível notar que os caras praticamente não dormem!

Enquanto o voo orbital está longe, desfrute da seguinte animação do primeiro voo orbital da Starship feito por um entusiasta da área:



* OBS: Na animação é mostrado 28 motores no primeiro estágio, porém o Elon Musk já confirmou que o primeiro estágio do foguete do primeiro voo orbital irá contar com 29 motores!

...

P: Por que você está postando isso aqui? Isso aqui é um forúm de tecnologia!
R: E o que eu mostrei não é tecnologia? kkkkkk... Além do mais, já vi coisa pior no Off Code Café...















  


2. Re: Vocês estão acompanhando o desenvolvimento da Starship?

97-3048-567-XS32
97-3048-567-XS32

(usa Outra)

Enviado em 09/07/2021 - 17:42h





3. Re: Vocês estão acompanhando o desenvolvimento da Starship?

97-3048-567-XS32
97-3048-567-XS32

(usa Outra)

Enviado em 09/07/2021 - 17:43h





4. Re: Vocês estão acompanhando o desenvolvimento da Starship?

97-3048-567-XS32
97-3048-567-XS32

(usa Outra)

Enviado em 09/07/2021 - 17:49h





5. Re: Vocês estão acompanhando o desenvolvimento da Starship?

97-3048-567-XS32
97-3048-567-XS32

(usa Outra)

Enviado em 16/07/2021 - 16:35h

... esqueci de postar antes:

Teste de voo do protótipo SN5:


Teste de voo do protótipo SN6:


Teste de voo do protótipo SN8:


Teste de voo do protótipo SN9:


Teste de voo do protótipo SN11: