Usabilidade no VOL

1. Usabilidade no VOL

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 13/08/2021 - 03:52h

Olá, criei este tópico para acumular mais algumas ideias, dessa vez sobre o VOL.
Existem algums pequenos "problemas" na usabilidade do site que venho anotando há uns meses.
A mais frequente deleas que eu lembro de cabeça é quanto a marcação de melhor resposta e resolvido.

Exemplo:
Supondo que o fulaninho de tal entre no fórum do vol cadastrado hoje mesmo (coisa comum). Daí ele faz a pergunta dele, recebe ajuda e então acontece uma dessas coisas:
1-fulaninho vai embora e não dá nem adeus, abandonando o tópico
2-ele marca como resolvido, porém, não escolhe a melhor resposta

Isso acima é apenas as duas situações que mais vejo acontecer. Posso estar errado, ou não.
Eu tinha tido uma ideia pra diminuir tal comportamento, ou pelo menos, incentivar escolher as melhores respostas nos tópicos, segue:
-ao invés de ser dois botões separados, um para marcar como resolvido e outro que aparece depois pra marcar melhor resposta, por que não juntar os dois e ter um único botão?

Exemplo de comportamento que imaginei:
1-o botão resolvido fica livre pra ser clicado no primeiro post
2-será ativado por padrao o botão "Melhor resposta" em cada resposta recebdida e não mais estando escondido.
3-ao invés de o botão "Melhor resposta" escolhere somente a melhor resposta, ele vai: marcar como resolvido caso não tenha marcado e então, escolher a melhor resposta a qual foi clicado no botão.

Assim, creio eu, diminuiria a quantidade de posts sem melhor resposta.

Eu falo disso porque veja o seguinte, quando alguém (um user experiente do fórum) pede melhor resposta, ele faz isso não porque ganha dinheiro com isso, mas sim porque quer receber algo como um "obrigado, cara", "valeu", ou mesmo apenas deixar o fórum organizado, enfim, os motivos são muitos.

O que vcs acham disso?
Mais alguma ideia quanto a usabilidade?


  


2. Re: Usabilidade no VOL

caio
leo2323

(usa Outra)

Enviado em 13/08/2021 - 05:21h

Pontos bons aqui:
-quase ninguém é banido se não houver uma comoção, se não, o tempo dilui;
-todos podem opinar a vontade, o dono do site é de boas, de vez em quando até demais (!?)
-eu recomendei a migração do povo do Plus.DioLinux que quer Liberdade virem para cá.Os que ficaram lá, são um movimento de pessoas de "outros" sistemas operacionais, varas verdes. Diolinux está passando por um momento difícil, enquanto o intelecto brasileiro tenta avançar.

-fiz mtas outras recomendações nas duas casas, QUE ainda frequente, ambas

Sugiro retirar positivo/negativo. Isso é invenção recente, na Usenet não tem isso e mesmo assim, com algum cérebro frito, é possível discerenir quais as melhores respostas. Até nos Stacks da vida, muitas respostas melhores estão nos comentários das respostas votadas como "ditas" melhores em primeira passagem..

Acho legal manter o Botão de Melhor Resposta. No mínimo, iremos ter menos ruído e incentivo para marcação de uma eventual melhor resposta.


3. Re: Usabilidade no VOL

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/08/2021 - 06:38h

dependendo do que fizer podem para até de marcar como resolvido
poderia simplesmente colocar a melhor resposta pelo numero de likes

o "melhor resposta" é bom para achar respostas em perguntas muito respondidas


4. Re: Usabilidade no VOL

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 13/08/2021 - 10:00h

Escolher melhor resposta ou falar como resolveu é o mínimo para ajudar o próximo com mesmo problema.
Acho que poderia também bloquear tópicos resolvidos, assim evitar que outros que não o autor ressuscitar esses tópicos



5. Re: Usabilidade no VOL

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 13/08/2021 - 16:27h

@leo2323
É, aqui o Fábio é bem gente boa. Umas duas vezes eu cheguei perder a cabeça aqui no fórum e xingar mesmo, mas não fui banido. Com o tempo, eu aprendi controlar mais meus ânimos aqui mesmo e ai evito comentar em posts polêmicos ou que eu discorde.

Quanto ao positivo/negativo eu só sou contra o botão negativo, deveria ser removido, apesar de precisar estar logado pra clicar nele. O positivo justamente serve pra causar um efeito psicológico em quem recebeu tal positivo, é o mesmo caso com diversas redes sociais com o tal like. Na minha opnião, isso afeta diretamente a motivação para contribuir no fórum. É o que vejo alguns users e outros não reagindo a cada like/deslike dos seus posts. Já vi alguns users experientes dizendo que voltam aos tópicos pra ver se receberam like. Talvez isso indique certo "gosto" por receber feedback, o que não é ruim na minha opinião e poderiamos até pensar em usar isso como meio de mottivação.

@frrescd
É uma boa ideia essa de melhor resposta pelos likes, acontece que precisa acontecer um evento pra disparar qual seria a melhor resposta, mesmo tendo muittos likes. Então, de certa forma, sempre precisa de um user qualquer pra marcar como resolvido e então eleger a melhor resposta. Como disse ali o clodoaldo, marcar melhor resposta e dizer como resolveu é o mínimo, e por que não o mínimo de educação e agradecimento?

@clodoaldops
Concordo com esse teu mínimo ai. Eu já não ligo se alguém volta e marca o tópico como resolvido, eu apenas ajudo sem exigir nada. Mas, receber um agradecimento ou mesmo dizer que minha ajuda serviu pra pessoa é também importante. Quanto a ressuscitar tópicos, depois daquele tempo do user meianoite, o Fábio criou um mecanismo para encerrar tópicos depois de uns dias. Não sei quantos dias mas creio ser mais de um mês, pelo menos isso evita que vejamos tópicos do ano passado no futuro.


6. Re: Usabilidade no VOL

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 13/08/2021 - 18:05h

Questão de escolher melhor resposta não nem pela questão do agradecimento/reconhecimento... Serve para ajudar outros com mesmo problema, melhorar conhecimento de quem tentou ajudar , além é claro de matar a curiosidade... Kkkk


7. Re: Usabilidade no VOL

Marcelo Oliver
msoliver

(usa Debian)

Enviado em 13/08/2021 - 20:41h

Boa noite.
Situações desagradáveis:
01 - O tópico é respondido é o criador apaga, isso ocorre muito "em trabalhos de faculdade".
02 - Tópico abandonado, você responde e o criador do mesmo, desaparece.
Nenhum retorno é dado....Nem mesmo para "indicar" se a resposta resolveu o problema.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Por esses e muitos outros motivos, criei a "Lista dos excluídos" ......
Antes de responder, consulto.....
______________________________________________________________________
Att.: Marcelo Oliver
______________________________________________________________________




8. Re: Usabilidade no VOL

Lucky
LckLinux

(usa Slackware)

Enviado em 13/08/2021 - 21:03h


SamL escreveu:

Olá, criei este tópico para acumular mais algumas ideias, dessa vez sobre o VOL.
Existem algums pequenos "problemas" na usabilidade do site que venho anotando há uns meses.
A mais frequente deleas que eu lembro de cabeça é quanto a marcação de melhor resposta e resolvido.

Exemplo:
Supondo que o fulaninho de tal entre no fórum do vol cadastrado hoje mesmo (coisa comum). Daí ele faz a pergunta dele, recebe ajuda e então acontece uma dessas coisas:
1-fulaninho vai embora e não dá nem adeus, abandonando o tópico
2-ele marca como resolvido, porém, não escolhe a melhor resposta

Isso acima é apenas as duas situações que mais vejo acontecer. Posso estar errado, ou não.
Eu tinha tido uma ideia pra diminuir tal comportamento, ou pelo menos, incentivar escolher as melhores respostas nos tópicos, segue:
-ao invés de ser dois botões separados, um para marcar como resolvido e outro que aparece depois pra marcar melhor resposta, por que não juntar os dois e ter um único botão?

Exemplo de comportamento que imaginei:
1-o botão resolvido fica livre pra ser clicado no primeiro post
2-será ativado por padrao o botão "Melhor resposta" em cada resposta recebdida e não mais estando escondido.
3-ao invés de o botão "Melhor resposta" escolhere somente a melhor resposta, ele vai: marcar como resolvido caso não tenha marcado e então, escolher a melhor resposta a qual foi clicado no botão.

Assim, creio eu, diminuiria a quantidade de posts sem melhor resposta.

Eu falo disso porque veja o seguinte, quando alguém (um user experiente do fórum) pede melhor resposta, ele faz isso não porque ganha dinheiro com isso, mas sim porque quer receber algo como um "obrigado, cara", "valeu", ou mesmo apenas deixar o fórum organizado, enfim, os motivos são muitos.

O que vcs acham disso?
Mais alguma ideia quanto a usabilidade?


Você levantou uma questão [tópico] importante. Pensarei, antes de sugerir algo. Já aconteceu algumas vezes comigo e creio que fica no vazio, tanto para os que buscam ler tópicos (resolvidos) parecidos com os seus respectivos problemas como para quem dispensou algum tempo para dar uma mão. E olha que não são poucos os que recebem verdadeiros presentes em forma de solução/ajuda de usuários/membros do Fórum.


9. Re: Usabilidade no VOL

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 13/08/2021 - 21:54h

Polegar para cima ou para baixo não fede nem cheira.
Existe vários casos em que esse assinalamento, claramente, é feito por motivos meramente pessoais, não representando se a resposta foi considerada produtiva ou não.

Assinalar "melhor resposta" é opcional, eu mesmo já assinalei mais de uma resposta como "melhor resposta".
Muitas vezes não existe uma "melhor resposta" e sim respostas que se complementam.


10. Re: Usabilidade no VOL

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 14/08/2021 - 01:56h

@msoliver
Acredite ou não, foi justamente por ter observado como vc é tratado aqui que eu tive ideia de criar esse tópico rsrs
Já vi muitos users recebrem ajuda tua e então vc pedir pra marcar como resolvio e melhor resposta e não ter nenhum retorno.
Eu também tinha uma dessas listas de excluidos, usava isso pra evitar responder onde o autor do tópico não me respondeu antes.
Mas acabei deixando isso de lado e agora só ignoro o retorno. É como aquela frase: de onde menos se espera sair algo, é de onde nada sai.

@LckLinux
Enão, tá ok. Qualquer ideia pode servir pra adicionar mais algum conteúdo.

@ricardogroetaers
Mesmo que seja feito por motivos pessoais, ainda tem seu valor, já que serve como interação entre os users. É como se fosse um meio de "conhecer" o outro e nesse vínculo pode ser que surja dicas e artigos de alguns users, e ai, ganhamos de forma indireta.


11. Re: Usabilidade no VOL

Marcelo Oliver
msoliver

(usa Debian)

Enviado em 15/08/2021 - 01:11h


[quote]SamL escreveu:

@msoliver
Acredite ou não, foi justamente por ter observado como vc é tratado aqui que eu tive ideia de criar esse tópico rsrs
Já vi muitos users recebrem ajuda tua e então vc pedir pra marcar como resolvio e melhor resposta e não ter nenhum retorno.
Eu também tinha uma dessas listas de excluidos, usava isso pra evitar responder onde o autor do tópico não me respondeu antes.
Mas acabei deixando isso de lado e agora só ignoro o retorno. É como aquela frase: de onde menos se espera sair algo, é de onde nada sai.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Acredito sim!

Normalmente, nem agradecem.....
A 'coisa' tá feia......
Tenho a lista, pq a memória é fraca . . . rsrsrsrsrs
______________________________________________________________________
Att.: Marcelo Oliver
______________________________________________________________________



12. Re: Usabilidade no VOL

leandro peçanha scardua
leandropscardua

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/08/2021 - 14:22h


Marcar automaticamente o melhor tópico pela quantidade de "joinhas" tem o problema que ficaria suscetível a um "ataque". Uma pessoa mal intencionada poderia sair criando perfis e votando em respostas erradas p forçar o site a marcar uma resposta(ou uma mensagem) como correta, mesmo sem ser. Enfim, o ser humano não é nada fácil.



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts