Mundo Linux Brasileiro.

1. Mundo Linux Brasileiro.

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 04/04/2012 - 16:16h

Estive fora por algum tempo e pelo que vejo o mundo linux aqui no Brasil anda pra baixo. A única boa que tenho visto é que a aceitação do Windows 7 não foi tão boa quanto a microfofa esperava e agora os usuários estão com medo do 8 pecado da microfofa.
Como anda o mundo Linux nesse país? Gostaria de ver distribuições brasileiras, desenvolvimento de programas de código aberto brasileiros. Sinto que está faltando presença do Brasil por aqui.
Sabem né? Meu sonho é ver o pinguin virar frango assado no fogo do Bill Gates nos Quintos da Microsoft e não quero cantar vitoria antes do tempo.


  


2. Re: Mundo Linux Brasileiro.

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/04/2012 - 16:55h

http://www.uniaolivre.com/


3. Re: Mundo Linux Brasileiro.

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 04/04/2012 - 18:12h

Diga isso ao Sr. Patrick Volkerding, creio que a opinião será um pouco diferente...

Mas e quanto a projetos brasileiros funcionando temos algum que o valha? Pelo amor de Deus, isso é vergonhoso.


4. Re: Mundo Linux Brasileiro.

5. Re: Mundo Linux Brasileiro.

Victocha
victocha

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/04/2012 - 18:43h

Nem concordo nem discordo de você. Quando diz que o linux "anda meio para baixo" sou obrigado a dizer que é verdade, pois 97% da população brasileira usa windows ou outras baboseiras proprietárias equivalentes.
Com tão poucos usuários aptos ao linux o desenvolvimento obviamente cai e muito! Mas não podemos desanimar, porque apesar de poucos os nossos desenvolvedores são de ótima qualidade e estão com tudo.

Quem sabe uma distro brasileira para integrar as tão famosas Debian,Ubuntu,SuSe ?

Quem sabe?




6. Re: Mundo Linux Brasileiro.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/04/2012 - 18:51h

Pelo que ouço falar , pois não tive o prazer de utilizá-la em sua vida útil, 'O' Kurumin foi 'A' disto brasileira.


7. Re: Mundo Linux Brasileiro.

Levi Gomes
levi linux

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/04/2012 - 19:05h

ThePinkShark escreveu:

Diga isso ao Sr. Patrick Volkerding, creio que a opinião será um pouco diferente...


Risos, é verdade!



8. Re: Mundo Linux Brasileiro.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/04/2012 - 19:19h

O kerumin e o Big são as melhores distros brasileiras,tiram a vergonha que as outras trazem ,fora isso nenhuma ,Quanto ao windows 8 ,Estive fazerndo uns testes ,e gostei muito


9. Re: Mundo Linux Brasileiro.

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 04/04/2012 - 21:27h

Não ficando somente preso ao Linux em sí, mas também programas de código aberto que sejam construidos por brasileiros. existe algum que se destaque?


10. Sobre Softwares Brasileiros

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/04/2012 - 00:16h

De cara eu diria Window Maker.
Mas como ninguém lembra... :)

Tem esses daqui que o responsável do site abaixo colheu informações:

"Softwares Livres Brasileiros:

Eu dedico esta página a abrigar uma lista de ferramentas livres desenvolvidas por brasileiros e em plena atividade, para mostrar que não somos só carnaval como dizem por aí. Algumas são utilizadas no mundo todo e todas elas têm um papel importante no incentivo ao desenvolvimento livre. As pessoas envolvidas nos projetos listados aqui dedicaram tempo, saúde e possivelmente dinheiro por um ideal: escolheram que você pode (e deve) ver e aprender com o código deles. Então, merecem ou não um prêmio?"

Retirado de http://www.mentebinaria.com.br/foss

*** ADD ***

Como pode ser que esta postagem fique uns vinte anos aqui no VOL e o cara do site disse que já trocou um monte de vez, corre-se o risco de que em algum tempo ele não esteja lá.
Então prá que usar link quebrado?

Portanto, "128yy". E a seguir "p". :P
Fica o link acima.

*** TEXTO ***
Administração e servidores

CACIC - Dataprev
O Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais é um sistema feito em php, Perl, Python e Delphi para inventário de computadores, mas não é só isso. Você pode cadastrar várias informações sobre o parque computacional e monitorar até mesmo a segurança.

EMEXIS-Webmail - BRconnection
Webmail moderno com interface amigável, que lembra uma aplicação desktop (das mais bonitas) em AJAX. O EMEXIS-Webmail tem todos os recursos que uma aplicação de webmail precisa ter, além de extras como teclado virtual e drag'n drop.

Expresso Livre - CELEPAR, Dataprev, SERPRO, Prodeb e Prognus
Solução para comuniação unificada, baseada na ferramenta alemã E-GropupWare, que conta com e-mail, agenda, fluxo de processos, catálogo de endereços, mensageria instantânea, dentre outros.

KyaPanel - por Anahuac de Paula Gil
Sistema web de gerenciamento de servidores de e-mail, LDAP e Samba. Tem seu núcleo em bash, interface em php e pode utilizar como base de dados LDAP, MySQL ou PostgreSQL. Com este último, integra-se também ao Egroupware. A instalação e o uso são muito fáceis, mas o poder é imenso.

Nimbus Open Source Backup - por Pablo Fernandes
Solução completa de backup integrado ao Bacula. Oferece criptografia, checagem de integridade, recuperação automatizada, alertas e muito mais. A instalação é fácil e há muita documentação na wiki.

SARG - por Pedro Lineu Orso
O Squid Analysis Report Generator é um gerador de relatórios mais usado para o webproxy mais usado no mundo do software livre, o Squid. Com ele é possível gerar inúmeros relatórios e gráficos de acesso baseado nos logs do Squid e suporta também logs do ISA Server e até do Novel Border Manager.

...
Desenvolvimento

Cactoo - por Antonio aka "Cooler_"
CMS (Content Management System) feito em php com uma curva de aprendizado extremamente curta, que suporta templates, plugins e a maioria dos recursos existentes nos CMS mais conhecidos.

Demoiselle - SERPRO
Framework para desenvolvimento de aplicações Java, escrito em Java EE 6 com foco em agilidade e testes. O Demoiselle conta com uma grande comunidade de desenvolvimento, incluindo órgãos públicos e empresas privadas, que são responsáveis pelo excelente trabalho feito ao longo dos
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /var/www/mentebinaria/foss.php on line 106
4 anos de idade do projeto.

Fluidity - por Rodrigo Manhães
Implementa máquinas de estados para objetos Python, com suporte a transições, estados de entrada e saída e guardas. As máquinas são definidas através de templates de fácil compreensão e que podem ser reutilizadas. Foi desenvolvido no IFF (Instituto Federal Fluminense), que por sinal, tem uma lista de softwares livres desenvolvidos por alunos aqui com muitos projetos interessantes. Parabéns!

funcoeszz - por Aurélio Marinho Jargas e Thobias Salazar Trevisan
Conjunto de funções *muito* úteis, feitas em bash, para uso terminal. O projeto já completou 10 anos e já salvou o pescoço de muita gente no shell. Existe função pra tudo: converter e calcular datas, validar CPF/CNPJ, ver a cotação da bolsa, buscar sessões de cinema, buscar o significado de palavras, exibir texto colorido... São mais de 100! Como se não bastasse, ainda tem um wrapper para Python.

Lua - por Roberto Ierusalimschy, Waldemar Celes e Luiz Henrique de Figueiredo
Segundo o índice TIOBE, a linguagem de programação Lua está entre as 15 mais populares do mundo, além de ser a que mais ganha espaço. É também a linguagem interpretada mais utilizada no desenvolvimento de jogos e tem grande importância em multimídia em geral. Foi desenvolvida na PUC-Rio. Quem disse que só de praia vive o carioca?

OmniObjects - por Rodrigo Strauss
Implementação livre do Microsoft DCOM com várias melhorias, incluindo flexibilidade de configuração e facilidade de uso. Apesar de só rodar no Windows por enquanto, há planos para suportar sistemas Unix-Like.

OrionSocket - por Tiago Natel de Moura aka "i4k"
Biblioteca para criação de clientes HTTP em C. É simples de usar e conta com exemplos no site. Além da OrionSocket, o grupo BugSec, que também desenvolveu o BlueRed (citado abaixo), tem outros softwares e códigos impressionantes. Tudo nosso. :)
PyUSB - por Wander Lairson Costa
Biblioteca para facilitar o controle do barramento USB, escrita em Python, com suporte inclusive ao Python 3. Pode usar a libusb ou a OpenUSB para fazer o trabalho e fornece uma API de fácil uso para comunicação com dispositvos.

shortim - por Arthur Furlan
Engine genérica para geração de links encurtados, que é o motor do encurtador de URLs va.mu. Dentre os diferenciais deste encurtador, o mais legal é que ele obtém URLs canônicas.
splinter - pelo grupo Cobra Team
Este time de vencedores desenvolveu um framework de testes para aplicações web em Python muito eficiente, o splinter. Com ele você cria scripts em Python para automatizar ações em websites e interagir com os elementos da página. Está muito bem documentado e é somente um dos vários projetos do grupo. tio - por Rodrigo Strauss
Servidor de estruturas de dados escrito em C++, multiplataforma, com API's para C, C++ e Python. Enquanto um SGBD serve tabelas, o tio serve listas, mapas, vetores e outras estruturas, mas a diferença entre outros servidores de containers é o foco em publish/subscribe.

...
Dispositivos móveis

ORC - por Gabriel Duarte
Controle remoto para Android de sistemas Linux feito em Java. O ORC é perfeito, por exemplo, para apresentações. O cliente no Android se conecta via rede wireless no PC rodando Linux (que roda um daemon feito também em Java) e então você tem um ótimo controle remoto.

...
Gráficos

F2IBuilder - por David de Almeida Ferreira
Ferramenta multiplataforma para geração de imagens contendo os caracteres des fontes, escrita em Java. É possível salvar a imagem em BMP ou PNG com vários recursos como anti-aliasing e texturas. David também é o desenvolvedor do KeyLEDs e do AutUBLaVe.

SIP - por Ricardo Fabbri
O Scilab Image Processing toolbox é uma poderosa ferramenta para processamento de imagens, com suporte a vários formatos, para a uso com a ferramenta matemática Scilab. Além do SIP, o Labmacabira, grupo de desenvolvimento do qual Ricardo participa, conta com uma lista de softwares pra lá de invejáveis, usados no mundo inteiro.

...
Saúde

InVesalius - por CTI
Software para reconstrução tridimensional de estruturas anatômicas, escrito em Python. Baseado em um conjunto de imagens bidimensionais, obtidas através de equipamentos de Tomografia Computadorizada ou Ressonância magnética, o programa permite que sejam gerados modelos tridimensionais da regiões de interesse do corpo humano.

...
SO e ferramentas

Plasma NM - por Lamarque Souza
Belo widget (plasmoid) do NetworkManager escrito em C++/Qt, que é mantido pela comunidade do KDE pois já está incorporado ao projeto. Vale conferir o blog do Lamarque e ver o vídeo da última versão. Se você usa o KDE, provavelmente está usando o Plasma NM.

Synaptic - por Alfredo Kojima
Gerenciador gráfico de pacotes para o apt. Escrito em C (GTK+), o Synaptic é hoje padrão em praticamente todas as distribuições baseadas em Debian, além do próprio, claro. Oferce uma interface amigável para instalação de pacotes, incrivelmente útil. Kojima também é autor do Window Maker, gerenciador de janelas que reuniu muitos fãs.

...
Segurança

BlueRed - por Victor N. Ramos Mello aka "m0nad"
Fuzzer para aplicações web escrito em Perl, que detecta brechas de segurança como LFI (Local File Inclusion), RFI (Remote File Inclusion), XSS (cross-site scripting), SQL injections, eval injections e execução arbitrária de comandos. Com direito a interface gráfica e de texto, seu uso é muito simples e os resultados podem ser muito surpreendentes. Experimente rodá-la contra a sua aplicação web. :)

DNS-Discovery - por Victor N. Ramos Mello aka "m0nad" Ferramenta escrita em C, útil para estágios iniciais de pentest e outros, que serve para descobrir subdomínios de um domínio por força bruta. O DNS-Discovery usa uma wordlist (lista de palavras) já inclusa no pacote, mas também pode trabalhar com uma wordlist do usuário. Graças ao código otimizado e ao uso de threads, em 5 minutos foi possível descobrir mais de 10 subdomínios de um grande domínio nacional em meus testes.

F13-CN - por Erlon Pinheiro e Anahuac de Paula Gil
Proxy SSH feito em bash com suporte a ACL's que implementa uma série de recursos úteis para administração remota de servidores Unix-like como monitoração em tempo real, persistência de sessões e logs de acesso. Usando o F13-CN, os administradores dos servidores não precisam conhecer as senhas de root. A gestão das senhas fica a cargo do software.

FDTK - por Paulo Neukamp
O nome vem de Forense Digital ToolKit e trata-se de uma distribuição baseada no Ubuntu com mais de 100 ferramentas para todas as etapas de uma investigação em forense computacional, que roda em LiveCD mas também pode ser instalada na máquina.

HLBR - por Eriberto Mota Filho
Sistema detector de intrusão (IPS) motorizado em C que age na camada 2 - rede - do modelo OSI, ou seja, não utiliza endereço IP. Essa característica o torna praticamente invivísel a atacantes que tentarem reconhecer ou burlar a proteção da ferramenta. Mas não é só isso: ele é multithreaded e suporta expressões regulares baseadas na sintaxe Perl para a criação das regras. Tenso!

hntool - por Hugo Doria
Ferramenta para hardening (fortalecimento de segurança) em servidores GNU/Linux, escrita em Python, com suporte a várias distribuições, incluindo Debian, Slackware, Ubuntu e CentOS. O hntoll busca por brechas de segurança em arquivos de configuração de serviços e do sistema. É rápido e perfeito para uma fase de pós-configuração.

ModSecurity - por Breno Silva
WAF (Web Application Firewall) feito em C com log de tráfego, detecção de ataques, monitoração em tempo real e muito mais. É muito usado em conjunto com o Apache (mod_security) mas tem ports pra Java, .NET e até SunOS. Além disso, está em desenvolvimento uma versão para uso com o Nginx.

MUFFIN - por Tony Rodrigues
Uma caixa de ferramentas muito bem planejada de aplicativos para resposta a incidentes, na área da forense computacional. O líder do projeto escolheu o Object Pascal como linguagem, em prol do uso do MUFFIN em plataformas Windows e GNU/Linux, com Lazarus. A receita é de causar indigestões aos malwares!

OSSEC - por Daniel B. Cid
Sistema de proteção de intrusão (IPS) baseado em host que monitora, analisa logs, checa integriadade dos arquivos do sistema, detecta rootkits, entre vários outros recursos. Com o OSSEC dá pra se sentir um pouquinho mais informado em relação ao seu servidor, seja este GNU/Linux, Windows, OSX ou Unix.

pev - pelo grupo Coding 40° (Eduardo Fernandes, Fernando Mercês, Francivan Bezerra e Thiago Moraes)
Analisador de executáveis PE (do Windows) multiplataforma, escrito em C, que não depende da API do Windows para interpretar binários PE, por isso pode ser utilizado em qualquer sistema que compile ANSI C (já há testes com Android, GNU/Linux, Solaris e Windows).

T50 - por Nelson Brito
Injetor de pacotes multiprotocolo de alto desempenho, com suporte a 14 protocolos, marcamento de IP e flood. O T50 é uma ferramenta impressionante no que diz respeito ao stress de redes ethernet. Chega a consumir metade da capacitade de uma placa de rede gigabit! Ideal para simular um ataque DoS e testar proteções.

uniscan - por Douglas Poerschke Rocha novo
Scanner de vulnerabilidades web feito em Perl com suporte a multithreading, SSL, proxy e um web crawler de fazer inveja. É GPLv3!

USBForce - por Fernando Mercês
Detector genérico de vírus em pen drives e outras mídias USB, feito em VBScript (!) que detecta e remove os indícios de vírus da mídia. Imuniza o Windows contra vírus de pen drive ao ser rodado pela primeira vez.

...

Sem sombra de dúvida, esta lista não está completa. Existem muitos outros códigos livres brasileiros espalhados pela internet, além de sistemas de informação (cadastro de clientes, gerência de estabelecimentos etc) completos, que não citei aqui, já que foquei em ferramentas. Vai dizer que não deu pra sentir orgulho (ou sentiu orgulho sem dar)? O importante é que você pode fazer parte desse time. Só depende de você. Então, por que não começar a colaborar hoje? \o/
*** /TEXTO ***

*** /ADD ***


11. Re: Mundo Linux Brasileiro.

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 06/04/2012 - 09:39h

Acho que nessa lista falta o nome do Sr. Fábio e do Viva o Linux, que afinal fazem parte de um projeto voltado ao mundo linux que deu certo, não?

Nem todos são tão úteis quanto parecem, e nem todos são tão bem mantidos assim. Uma coisa que até hoje é para mim motivo de indignação é a falta de suporte a pessoas deficientes visuais no Linux no que tange o público brasileiro. Não temos um leitor de tela decente em portugues para o Linux.
Onde foram parar os nossos programadores? Venderam pros EUA para fabricarem Usinas Nucleares e eletrodomesticos com java?


12. Re: Mundo Linux Brasileiro.

Lucas Feijó
feijojunior

(usa Sabayon)

Enviado em 06/04/2012 - 12:28h

Regata?????? aff






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts