Existe um programa assim?

1. Existe um programa assim?

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 07/03/2010 - 12:37h

Será que alguém conhece ou ouviu falar em software que ajude a identificar corrupção?
Por exemplo, um software capaz de identificar traços de possiveis super faturamentos em obras municipais/estaduais/federais.
Isso existe mesmo?
Ou é algo do tipo que, por enquanto, só existe nos contos da carochinha?


  


2. Camarada

Israel Miranda
israel_miranda

(usa FreeBSD)

Enviado em 07/03/2010 - 12:51h

Interessante a sua pergunta.
Mas outra pergunta precede a sua:
Aonde estao esses dados ?
Voce tem acesso a eles ?

Acredito que nem o governo federal tem um programa assim, se tem ele nao está rodando!

Só com uma base de dados com todos faturamentos e obras executadas seria possivel desenvolver um sistema assim.

Até aonde eu sei existe um programa assim usado por portos e terminais alfandegados, mas nao com esse objetivo de pegar safados corruptos. É um programa nos padroes da receita federal que serve para auditoria de sonegaçao fiscal e busca de fugitivos da justiça nesses lugares aonde trafegam muitas pessoas.


3. Re: Existe um programa assim?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/03/2010 - 17:25h

Caro amigo Sam L. A detecção de casos como o que descreveu vai muito além da análise de dados. Uma obra pública de grande vulto envolve tantas variáveis, que seria muito difícil dizer que é ou não superfaturada, analisando apenas o item "custos", por exemplo. Neste caso, mesmo o menor preço pode ser o da empresa que corrompeu alguém para obter informações sobre preço dos demais concorrentes. Sacou?

E outra coisa que ocorre muito são as concorrências direcionadas. É assim: um determinado órgão público requer dos interessados uma série de requisitos para concorrerem em determinada obra. O caso é que, algumas vezes, só um determinado grupo empresarial pode atender esses requisitos, pois podem envolver recursos materiais que pequenas e médias empreiteiras não têm. Aí sobra só aquele que os corruptos querem, e eles vencem. Fácil essa, não?

Do outro lado há também os corruptores. Sou funcionário público e vejo esse tipo de gente diariamente. Eles são pessoas iguais a nós, donas de casa, profissionais liberais, trabalhadores comuns... Em troca de uma aceleração na liberação de um "habite-se" ou de um "alvará", oferecem dinheiro, tentando nos corromper. Há os piores que, se dizendo pobres, sem recursos, nos pedem, por exemplo, que façamos alterações no banco de dados para que eles não paguem IPTU. E pedem isso na faixa. Tipo, acreditam que se não oferecerem dinheiro, não terão culpa alguma por sonegar impostos.

Estes são apenas alguns exemplos de como é difícil acabar com a corrupção. Mais que softwares, o Brasil precisa é de leis mais duras e de mais educação. Esta última, visando conscientizar todo mundo, de que os prejuízos advindos desse crime são infinitamente maiores que qualquer benefício pessoal que se possa ter da sua prática.

Por fim, se eventualmente você vier a ser funcionário público um dia, que venha a juntar-se a nós, um pequeno grupo, que vê as coisas sob uma ótica mais moderna e correta.

Abraço!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts