Exclusão do Google Play Services no Celular..

1. Exclusão do Google Play Services no Celular..

chuletinha quatro
chuletinha4

(usa Slax)

Enviado em 02/05/2019 - 18:07h

Bem, gostaria de uma opinião...
Eu tenho um celular LG L20 parecido com este... (vejam a beldade https://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwjAudDs1v3hAhWCAmMBHdtuBz... )
Mas o meu é um pouco pior já que tem apenas 500mb de ram e 1,3gb de armazenamento nativo...
tentando me livrar dos travamentos e super-aquecimentos, comecei a desinstalar e desabilitar programas para liberar mais armazenamento e dar uma aliáviada na RAM, até que cheguei em um aplicativo que para meu celularzinho era um colosso... o google play services, pesquisando sobre ele eu vi que várias coisas parariam de funcionar com a desabilitação dele como o youtube e a play store, baixei um "similar" do youtube e fiz a desabilitação desses serviços... resultado, uma liberação de 30% do meu gasto de ram e uns 10 de armazenamento... Não tenho mais vontade de jogar meu celular na parede por estar travando ao abrir o navegador ou qualquer outra coisa... mas fora isso, quais problemas a exclusão desse app que é tão critico e crucial nas analises do tecmundo pode me causar?




  


2. Re: Exclusão do Google Play Services no Celular..

linuxlts
linuxlts

(usa Debian)

Enviado em 02/05/2019 - 22:14h

Esses sites falam qual é a função do Google Play Services:

https://www.androidpit.com.br/google-play-services-atualizacao-android

https://olhardigital.com.br/noticia/saiba-o-que-e-para-que-serve-e-como-desativar-o-google-play-serv...

Sobre melhorar o desempenho do Android, o aplicativo Greenify permite hiberna um aplicativo quando ele não está sendo utilizado para que ele não consuma recursos e nem bateria, o Greenify funciona com e sem root.
E sobre liberar espaço no armazenamento, se você tiver root você pode desinstalar aplicativos pré-instalados e liberar o espaço ocupado por eles, e com root também é possível mover aplicativos para o cartão de memória usando um aplicativo como o Link2SD.


3. Re: Exclusão do Google Play Services no Celular..

Каша
Kacha

(usa Outra)

Enviado em 02/05/2019 - 23:25h

O ideal é utilizar um substituto que tenha a mesma função do Google Play Services, que no caso é o MicroG.

Tente descobri qual o codename e o modelo do seu dispositivo na área 'sobre o dispositivo', pode ser luv20ds, luv20ss ou luv20ts.

O ideal é instalar uma custom rom que use MicroG ao invés do Google Play Services, assim vai poupar memória (que é escassa) e armazenamento interno.

Procure no fórum do xda-developers por ajuda.


4. Re: Exclusão do Google Play Services no Celular..

linuxlts
linuxlts

(usa Debian)

Enviado em 03/05/2019 - 02:00h

Na loja de aplicativos de código aberto F-Droid, estão disponíveis o NewPipe, SkyTube e o Yalp Store que não dependem do Play Services e são alternativas mais leves ao cliente do Youtube e Play Store.


5. Re: Exclusão do Google Play Services no Celular..

linuxlts
linuxlts

(usa Debian)

Enviado em 03/05/2019 - 02:33h

E também é possível melhorar o desempenho do Android ao desativar as animações do sistema, é só ir nas opções do desenvolvedor em configuração e nas opções relacionadas a animação escolher desativar.
E dependendo de qual for o seu launcher padrão, talvez haja um melhor desempenho no Nova Launcher, e no Nova Launcher escolher as opções de animação como desativado ou rápido.



6. A googleless phone

Cézar Augusto
Cizordj

(usa Debian)

Enviado em 03/05/2019 - 11:33h

Bom, como o seu caso é extremo eu iria sugerir que você instalasse uma custom ROM sem o google services, tal como CyanogenMod. A não ser que você dependa muito dos serviços do google esse é o jeito de extrair o máximo de desempenho do celular. Daí os aplicativos necessários você vai baixando os APKs conforme precisa, eu já fiz o teste uma vez e fiquei dois meses usando uma ROM no meu celular sem o google play services instalado, vou te dizer que não é impossível viver sem o Google, mas é difícil.

Aplicativos tais como o WhatsApp por exemplo é possível baixar o Apk direto do site deles, o YouTube eu sugiro veemente o YouTube [Ad]Vanced, uma versão livre de ads e independente do playservices e assim vai se virando... Boa sorte.


<---------------------------------------------------------------->
O seu tempo é o único bem que você não recupera


7. Re: Exclusão do Google Play Services no Celular..

&#1050;&#1072;&#1096;&#1072;
Kacha

(usa Outra)

Enviado em 12/05/2019 - 19:37h

Sugestão:
https://lineage.microg.org/

ROM eficiente sem Gapps (mas funcional), pois traz consigo uma alternativa ao Google Play Services. Assim você pode acessar jogos e aplicações do Google que requerem ele instalado sem nenhum grande problema.
Instalar uma ROM qualquer sem Gapps não é nada funcional.


8. custom rom qualquer+microg = sucesso

matheus jooj de caprino
mathho

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/05/2019 - 19:59h

caso o seu celular tenha suporte a alguma custom rom e so instalar o microg no lugar do gapps
uso ele junto com a rom /e/ 0.1


9. Re: Exclusão do Google Play Services no Celular..

André Gonçalo
SnwMds

(usa Debian)

Enviado em 15/05/2019 - 01:08h

Vi várias respostas aqui, mas nenhuma suficientemente relevante pra quem não tem root ou que possui pouco conhecimento sobre o assunto.

Eu mantenho apenas o necessário ativo em meu sistema. Serviços como o Google Play Services, Google Services Framework, Google Play Store e entre outros, basicamente não uso.

Abaixo eu irei citar algumas alternativas que utilizo e que podem vir a lhe ajudar.

* Loja de aplicativos

Como loja de aplicativos, eu utilizo a Aurora Store. Um aplicativo de código aberto, mais intuitivo e que possui diversas características que não estão disponíveis na Google Play Store padrão. Além do mais, funciona sem o Google Play Services e você não precisa ter necessariamente uma conta do Google para poder utiliza-lo.

* YouTube

Para substituir o aplicativo oficial do YouTube, eu utilizo o YouTube Vanced. O YouTube Vanced também possui diversas características que não estão presentes no YouTube oficial, tais como: bloqueio nativo de anúncios, modo PiP nativo (Android 8.0+) e reprodução de áudio em background. Além do mais, o YouTube Vanced não necessita da Google Play Services para funcionar.

* E-mail

Para substituir o Gmail (Email do Google), eu migrei para o ProtonMail. ProtonMail é um serviço de e-mail de código aberto, sem anúncios e que é principalmente voltado a privacidade e segurança.

* Resumindo

E enqunto ao resto dos serviços oferecidos pelo Google, eu simplesmente não utilizo. Após encontrar alternativas melhores e mais viáveis, eu não vejo motivos para voltar a utilizar estes serviços. Hoje em dia eu raramente faço login em minha conta do Google.

Você citou apenas a Google Play Services, mais eu fui um pouco mais além. Tente se desfazer do que não usa, busque alternativas melhores.

A respeito do que você falou sobre a análise do TecMundo, a Google Play Services não é algo totalmente crucial e insubstituível no Android, a mesma pode ser substituída ou totalmente removida. Ela é necessária apenas para alguns serviços específicos do Google que são utilizados em aplicativos de terceiros, mas é como eu citei, sempre irá haver uma alternativa melhor e mais viável, basta procurar.

- Aurora Store

Tópico: http://forum.xda-developers.com/android/apps-games/galaxy-playstore-alternative-t3739733
Download: http://www.androidfilehost.com/?w=files&flid=275476

- YouTube Vanced

Tópico: http://forum.xda-developers.com/android/apps-games/app-youtube-vanced-edition-t3758757
Download: http://vanced.app

- ProtonMail

Sobre: http://protonmail.com/about
Download: http://protonmail.com/support/knowledge-base/android






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts