De onde vem a inteligência? [RESOLVIDO]

1. De onde vem a inteligência? [RESOLVIDO]

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 10/04/2015 - 19:31h

Hoje eu tava pensando que a inteligência humana é algo que não se encaixa em “padrões” naturais. Veja bem, humanos criam coisas altamente arbitrárias ao natural, como um reles smartphone, ou mesmo uma pintura rupestre numa caverna, ou mesmo o teletransporte quântico de informação, que já é uma realidade mesmo que ainda limitado, esse nem foi comprovado se existe naturalmente. De certo modo, vejo a humanidade como geradora de elementos novos para o universo.

Se o código genético é determinístico, então como surge algo indeterminístico feito a inteligência? Não era pra simplesmente gerar comportamento determinístico, já que sua base inteira é determinística? Seria feito um robô, um mero programa de computador, ainda que “complexo” em construção não conteria um gerador de “caos”/indeterminismo.

Eu leio sobre pensamento sistêmico há alguns anos e lá fala mais ou menos assim: todo sistema está dentro de outro sistema. Se encararmos inteligência humana como um subsistema do ser humano, a pessoa como um todo seria um sistema, que está mergulhado e faz parte de um sistema ainda maior chamado terra, que faz parte do sistema solar, que faz parte de uma galáxia (sistema de sistemas)... e assim até chegar no maior sistema: o Universo. Isso é uma visão geral da composição do sistema Universo.

Creio que inteligência seja uma característica não só humana mas universal. O que estou querendo dizer é que, pra mim, o universo está vivo, não como um ser vivo da terra mas como a fonte de inteligência. Não estou afirmando que exista um deus ou algo do tipo, mas que não faz sentido nenhum seres tão pequenos, ou subsistemas do universo, serem “maior” que o próprio universo em relação ao que é feito com matéria-prima como átomos e energia. O que digo é que é preciso uma referência de sistema mais complexo para o sistema humano se espelhar para ser tão complexo quanto, e assim criar coisas ainda mais complexas numa escala muito menor.


  


2. Re: De onde vem a inteligência? [RESOLVIDO]

Leonardo J. Oliveira
leojuoli

(usa Debian)

Enviado em 10/04/2015 - 20:10h

É natural do ser humano colocar coisas complexas na mão de um ser superior, detentor de um conhecimento avançado ou algo do tipo. É tão difícil para nós, mortais, acreditar que o mundo é complexo por uma gigante coincidência de fatos. Por algum motivo a maioria das pessoas prefere acreditar que isso pode ser uma criação de uma divindade, seja ela qual for.

Nós somos inteligentes o suficiente para nos perguntarmos sobre a nossa própria existência. Não estou aqui dizendo que um Deus não existe ou coisa do tipo, afinal de contas é tudo tão complexo e conhecemos muito pouco. Mas prefiro acreditar que assim como nos algorítimos tudo funciona de uma maneira lógica, cada algorítimo, cada ação do universo é determinada de uma maneira lógica e insubstancial.

Um abraço.
--
Leonardo Juoli
[email protected]


3. Re: De onde vem a inteligência?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 10/04/2015 - 20:55h

Não estou afirmando que exista um deus ou algo do tipo, mas que não faz sentido nenhum seres tão pequenos, ou subsistemas do universo, serem “maior” que o próprio universo em relação ao que é feito com matéria-prima como átomos e energia. O que digo é que é preciso uma referência de sistema mais complexo para o sistema humano se espelhar para ser tão complexo quanto, e assim criar coisas ainda mais complexas numa escala muito menor.


Pegando a Física Quântica, em palavras diferentes das suas, Diz que o Universo se expande, está em continua "Desorganização"... Entrópico! a Entropia aumenta contínuamente, diferente do Humano, o Universo se "desorganiza"... não fica cada vez mais organizado.


nesse ponto que vc diz que o ser humano é maior? Compara ao quê? porque tudo é comparativo, relativo, não é absoluto...
Lembre da mecânica clássica... para doiscarros correndo lado a lado, na exata mesma velocidade... ambos estão parados! o mesmo em Zenon de Eléia (Filósofo Grego) e seu conceito de movimento.

Tartarugas são lentas, mas comparada ao Caracol, a tartaruga é rápida.... e também duas tartarugas e duas lebres, num dados instante, as lebres ultrapassam as tartarugas, mas... no exato instante em que as 4 estão "emparelhadas" elas estão paradas.

o ser humano é um Microcosmo, o Universo é um Macrocosmo, mas a Vida e a Gravitação dos Corpos Celestes (um exemplo de evento espacial) são o que se chama em matemática Conjuntos Diferentes, em Estatística são "Eventos Independentes", não sei se são tão comparáveis.

Há uma corrente evolucionista, a Hipótese Gaia, que afirma que a Natureza é autocontrolável... Diverge do neoDarwinismo, pois diz que a velocidade de mutação é muito rápida, as espécies seriam extintas antes de evoluirem o suficiente
se não houvesse esse controle.

A natureza "deixaria sobreviver" o que ela precisa para uma evolução universal...o Ser Humano, além de Inteligente (pq tem sistema nervoso avançado), tem MÂOS muito hábeis (e não PATAS). Macacos tem Mãos, mas a Inteligência deles é como uma criança de 3 anos....

Nós temos Inteligência. Até pouco tempo, não se achava que Gatos, Cães, Cavalos (que são razoávelmente Inteligentes) tivessem Consciência de sua própria existência... Experimentos feitos em 2013, provaram que sim, eles tem. Isto é um Gato sabe que ele é um, o outro Gato é outro e Gatos tem inteligência suficientes para pularem em maçanetas, abrirem portas (as gatas da minha irmã o fazem!).Além disso, são suficientemente Inteligentes para terem ciúmes, raiva etc (sentimentos. Nunca notaram que Gatos tem Ciúmes?)

Porque os Gatos não cozinham, não fazem ciência, não inventam tecnologia? Resposta simples: não são tão Inteligentes e além disso, não tem MÂOS, não tem o nível necessário de habilidade manual... e não tem... linguagem (só comunicação), não tem fala elaborada como a nossa....

O Ser Humano é diferenciado, ele tem alto nível organizacional, e essa organização, aumenta... ele não é Entrópico, se equlibra cada vez mais, é Sintrópico.

veja

http://forma-pensamento.blogspot.com.br/2008/06/o-processo-da-vida-anti-entrpico.html

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux,Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


4. Re: De onde vem a inteligência? [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 10/04/2015 - 21:16h

Vamos por partes e com o pé no freio aqui.

O código genético não é determinístico, mas probabilístico: não adianta apenas ter o gene, ele tem que se manifestar para que a condição (ou condições, como se descobriu recentemente) esteja presente. Uma pessoa pode ter o gene da anemia falciforme e ser perfeitamente saudável porque devido a um conjunto de condições quaisquer o gene não se manifestou. A maioria dos médicos ainda não sabe lidar com isso (eles estão presos ao método cartesiano ainda, coitados), mas os que adentram em estudos sobre sistemas complexos, redes neurais, teoria dos jogos e coisas assim concordam que o conceito de motor imóvel, ou causa primeira imanente, não existe na biologia humana.

Se aos poucos percebemos que não temos esse critério determinístico em nossa "constituição" (por falta de palavra melhor), podemos compreender a inteligência humana apelando, mais uma vez, para os conceitos de sistema complexo e rede neural. Nossa mente trabalha muito além do padrão lógico bivaluado (verdadeiro x falso), mas com uma lógica de, pelo menos, quarta ordem polivaluada com infinitas possibilidades. No decurso dos estudos de inteligência artificial, o melhor que se faz em nossos dias é aproximar essa complexidade toda a um conjunto complexo de variáveis bivaluávels discretas (tradução: a variável ou é 0 ou é 1) e criar toda uma modelagem bayesiana para simular a complexidade da mente humana. Como isso atualmente tem valor de significância inferior a 0,05, os resultados são bem aceitos - a despeito de seu caráter aproximatório - e geram extrapolações interessantes.

Em resumo, para compreender a inteligência humana seria necessário pensar fora da inteligência humana.

Agora, quanto a pergunta sobre o que ela é... Para isso é preciso retornar aos gregos, cuja resposta até hoje fascina pela simplicidade. Basicamente, nossos amiguinhos pederastas dos séculos VII a.C. - V d.C. afirmaram que a inteligência é a porção não material, não visível do homem responsável por animar a porção material e visível. Animar é uma tradução ruim, posto que baseada no latim, mas idealizar (que corresponderia melhor ao grego) seria estranho para o leitor de língua portuguesa.

Na minha humilde opinião, entretanto, enquanto não pudermos nos por para além da inteligência humana nunca saberemos o que ela é. Então eu fecho a minha conta e passo a régua aqui :-)
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Licenciado Pleno em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mestrando em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro


5. Re: De onde vem a inteligência? [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 10/04/2015 - 21:48h

Ainda bem que o código genético é probabilístico, Cavalheiro...
senão as mutações letais causadas por UV, Radiação, Toxinas, fumo etc... nos matariam...
apesar dos mecanismos de reparo de DNA, se todos os genes mutados se traduzissem nas novas células, que se renovam, na pele, rgãos internos etc... Coitadinhos de nós....
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux,Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


6. Inteligencia Humana

heslon faustino cordeiro
MAPOGOS

(usa Ubuntu)

Enviado em 10/04/2015 - 23:36h

A muito para descobrir sobre a mente humana, cada pensamento uma janela dentro de outra onde o cérebro parece ser o espaço cideral de tantos infinitos e complexos caminhos ...


7. Re: De onde vem a inteligência? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/04/2015 - 18:13h


Na minha opinião não são humanos que criam... apenas uma pequena elite (illuminati) de alguns milhares de humanos tem compreensão do mundo e dos processos criativos e evolutivos.

O resto (me incluindo) tem a inteligência média de uma ameba. Apenas luta para sobreviver.

O ser humano é tão animal quanto os demais.

A maioria das pessoas é incapaz de ser inteligente no sentido clássico porque a realidade é insuportável a ilusão da Matrix mantém o rebanho no lugar. Aí o cara assiste a Globo com a reportagem que diz que quem vive na favela é mais feliz... ah... tá bom...

Se favela fosse bom a Regina Case morava lá...


8. Inteligencia

heslon faustino cordeiro
MAPOGOS

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/06/2016 - 03:24h

Esta na forma de buscar respostas as suas perguntas as sua dificuldades, assim so o tempo vai lhe ensinando e se encontrando as teias do conhecimento.Uma busca aqui ouyra ali.Mas isso aqui vc nao vai encontrar porque as respostas para todas tuas perguntas ja tem.E isto só tem nun livro a Biblia.


9. Re: De onde vem a inteligência? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/06/2016 - 04:20h

Fiquei interessado em lógica.
Pena que o material em português na internet não vai tão longe até a quarta ordem.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts