Botnet em Linux obtém grande poder de ataque.

1. Botnet em Linux obtém grande poder de ataque.

Lauro Alves de Carvalho
Lauro1710

(usa openSUSE)

Enviado em 06/10/2015 - 11:19h

http://www.computerworld.com.pt/2015/09/30/botnet-em-linux-obteve-grande-poder-de-ataque/





---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://i.imgur.com/Vczk3t5.png?1

Lauro Alves de Carvalho
$ GNU/Linux > *


  


2. Re: Botnet em Linux obtém grande poder de ataque.

Eris Ribeiro Junior
erisrjr

(usa Arch Linux)

Enviado em 06/10/2015 - 12:06h

Postaram sobre este caso em um tópico sobre o systemd (Talvez acreditando ter alguma relação com ele ou padronização de ambiente, o que não é o caso), então vou postar essencialmente o que respondi la:

Isso é baseado em ataque de força bruta, apenas um usuário/administrador mais avançado ou experiente conseguiria mitigá-lo se for bem feito, e o usuário médio teria que ao menos usar senhas fortes em seus equipamentos, com senhas fracas, praticamente qualquer ambiente domestico seria alvo fácil para isso.

Muitos modelos de modens, access points e roteadores, mesmo domésticos tem seus firmwares baseados em Linux, mas em geral temos dois problemas aí:

1 - Fabricantes não disponibilizam atualizações ou demoram para fazê-lo.

2 - Usuários não se preocupam em atualizar os firmwares dos equipamentos e em alterar as configurações padrão, muitas vezes inseguras, com vários serviços ativos e mesmo senhas amplamente conhecidas (tipo admin admin etc).

Nas estações, alem de senhas fortes é sempre interessante manter o ambiente atualizado, com as correções de segurança disponibilizadas pela distribuição e usar um firewall pessoal. Além de sempre que possível, manter ativos apenas os serviços que realmente utiliza.

Este caso (Entre outros), ajudam a derrubar o mito no qual muitos ainda acreditam, que basta usar Linux para estar seguro, que não são necessários cuidados adicionais com segurança.


------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts