AlmaLinux ou Rocky Linux, quem será o sucessor do CentOS?

1. AlmaLinux ou Rocky Linux, quem será o sucessor do CentOS?

Vanderlei Ventura
vander200

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/07/2021 - 19:27h

AlmaLinux ou Rocky Linux? O que deve ser levado em consideração nesse processo de migração? Qual são as diferenças entre o Rocky Linux e o Almalinux?Quem está por traz desses dois projetos?
https://youtu.be/o9E8XpF-Wec



  


2. Re: AlmaLinux ou Rocky Linux, quem será o sucessor do CentOS?

Bilufe
bilufe

(usa KDE Neon)

Enviado em 08/07/2021 - 19:10h

O CentOS não morreu, apenas ele foi transformado em uma distribuição rolling release que vai receber atualizações de forma contínua e que servirá de base para o Red Hat Enterprise Linux. O CentOS agora é um intermediário entre o Fedora e o RHEL.
Portanto, é um erro afirmar que haverá um sucessor do CentOS, quando na verdade o AlmaLinux e o Rocky Linux são distribuições construídas a partir do código fonte do RHEL.
Qual é o problema em usar essas distribuições? As atualizações e correções só vão chegar ao AlmaLinux e ao Rocky Linux após já terem sido implementadas no RHEL, e a disponibilidade dessas atualizações e correções depende de uma equipe pequena e que geralmente tem um emprego e atuam de forma voluntária para essas distribuições, o que pode acarretar em atrasos na entrega das atualizações e correções. Nesse tempo que as atualizações do RHEL demoram para chegar ao AlmaLinux e Rocky Linux, os sistemas ficam vulneráveis (o hacker já conhece o problema, pois o problema foi divulgado, e sabe também se os sistemas derivados do RHEL já foram atualizados ou não).

O CentOS tende a receber novos recursos antes do RHEL, mas depois do Fedora. Por isso, acredito que o CentOS possa ser uma opção confiável para quem não pode pagar uma licença do RHEL.


3. Re: AlmaLinux ou Rocky Linux, quem será o sucessor do CentOS?

Bilufe
bilufe

(usa KDE Neon)

Enviado em 13/07/2021 - 18:52h

Descobri que o AlmaLinux tem opção de contratar suporte comercial, então neste caso pode não ser tão dependente do trabalho da Red Hat.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts