A Ratoeira

1. A Ratoeira

Bruno Morais Pinheiro
BrunoMorais

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/06/2011 - 11:03h

Lendo a obra Software Livre Potencialidades e Modelos de Negócios de Cezar Taurion, me deparei com uma história interessante que compartilharei com todos Vocês, a história chama-se “A Ratoeira”.

Um certo dia, o rato olha pelo seu buraco na parede e vê o fazendeiro desembrulhando uma ratoeira reluzente de nova. Sai correndo pela fazenda alertando os demais animais: “cuidado, há uma ratoeira na casa...”.

A galinha ignorou o alerta e com desdém comentou “ratoeiras só dizem respeito aos ratos”. O porco, por sua vez, manifestou solidariedade ao rato e disse “cuide-se, mas se o pior acontecer, prometo rezar por sua alma”. O boi continuou calmamente ruminando, indiferente ao desespero do rato. Para o pobre rato só restou encarar a ratoeira. Na mesma noite a ratoeira funcionou. Só que não pegou o rato, mas prendeu o rabo de uma cobra muito venenosa. Algum tempo depois, a mulher do fazendeiro, distraída, pisou na cobra que a picou. Ela foi levada de imediato ao pronto socorro. Devidamente medicada, a mulher passou duas semanas de cama, com febre, mas acabou sobrevivendo. Só que, para atenuar a febre, nada melhor que uma canja – e lá se foi a galinha. Para alimentar os parentes e amigos que vieram visitar a mulher, o fazendeiro preparou o porco assado. E quando a mulher se recuperou, ele fez uma comemoração com um belo churrasco. Lá se foi o boi.

Moral da história: quando um novo produto ou conceito chegar no mercado (o software livre se encaixa neste contexto), ignorá-lo pode ser um caminho bem curto para a empresa sair do negócio.


  


2. Re: A Ratoeira

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/06/2011 - 11:08h

Interessante!...


3. Re: A Ratoeira

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 14/06/2011 - 21:08h

Odeio concordar com estes virginianos!
Realmente interessante.


4. Re: A Ratoeira

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 14/06/2011 - 21:54h

Eu li essa história recentemente, mas não me lembro onde. Ela ilustra bem o fato de que o problema de uma única pessoa normalmente atinge os demais membros do grupo onde ela se insere, ainda que esses não se sintam, em princípio, incomodados.


5. Re: A Ratoeira

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/06/2011 - 22:00h

Alguém por favor, conte essa estória ao Bill!


6. Re: A Ratoeira

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 15/06/2011 - 05:55h

Eu também li isso recentemente e não me lembro onde.
É igual àquela propaganda da cerveja onde tinha um baixinho que fazia tudo ao contrário.
A propaganda em si era bastante engraçada e interessante, porém por algum milagre as pessoas jamais se lembravam do nome da tal cerveja...







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts