Diversas entradas no Grub (Ubuntu 9.10) [RESOLVIDO]

1. Diversas entradas no Grub (Ubuntu 9.10) [RESOLVIDO]

Zuanny Silva Jucá
cyberlevita

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/02/2010 - 00:59h

Percebi que toda vez que o kernel é atualizado o grub cria mais uma entrada (me corrijam se eu estiver errado!?), gostaria de saber como fazer para que o grub só exiba a última atualização?


  


2. MELHOR RESPOSTA

Marcelo
mark2rodrigues

(usa Outra)

Enviado em 18/03/2010 - 11:03h

Editando o Menu do GRUB 2 no Ubuntu 9.10

No post anterior sobre o GRUB o leitor Arthur Camargo levantou nos comentários a questão de como alterar as entradas do menu. Não é tão difícil quanto parece...
O arquivo base de configuração do GRUB2 é o /boot/grub/grub.cfg que é gerado automaticamente pelo script update-grub. Esse arquivo não pode ser modificado diretamente, ao invés disso, você deve modificar alguns arquivos base que o update-grub usa para criar o grub.cfg.
Os arquivos mais importantes são o /etc/default/grub e os scripts em /etc/grub.d.
No caso citado pelo Arthur, o número de entradas no menu é muito grande, o que poderia confundir um usuário novato. Uma solução inicial seria a retirada das opções de recuperação (recovery), o que já diminui tantas entradas quanto kernels Linux estejam instalados. Para cada imagem de kernel o GRUB2 gera uma entrada de recuperação. Para isso abra o arquivo /etc/default/grub como root e descomente a linha:

#GRUB_DISABLE_LINUX_RECOVERY="true"

retirando o # do início, e execute o comando:

sudo update-grub

para atualizar o arquivo /boot/grub/grub.cfg.
Outra maneira de diminuir o menu, é retirar as entradas referentes ao teste de memória (memtest86+), para isso basta executar:

sudo chmod -x /etc/grub.d/20_memtest86+

para tornar o arquivo não-executável, e não esqueça de atualizar o /boot/grub/grub.cfg.
Um terceiro ponto a ser notado é que uma atualização de kernel não remove automaticamente o anterior, mas isso não é ruim. O novo kernel pode não funcionar corretamente com a sua configuração, e para a segurança do seu sistema, deve ser possível iniciar com o anterior.
Se o seu sistema está funcionando perfeitamente após uma atualização de kernel, você pode remover a versão anterior manualmente através do comando:

sudo apt-get autoremove linux-image-2.6.XX-XX-generic

onde 2.6.XX-XX é a versão do kernel a ser desinstalado.
Bom, acho que com essas poucas alterações já é possível diminuir bastante o menu do GRUB2. Qualquer outra dúvida, é só comentar. Até mais.

3. Re: Diversas entradas no Grub (Ubuntu 9.10) [RESOLVIDO]

Leonardo Damasceno
leodamasceno

(usa Debian)

Enviado em 24/02/2010 - 09:13h

Depende de como você atualizou o kernel. :)

Bem, você pode editar o arquivo de configuração! Se não me engano o GRUB do Ubuntu, é o 1.97~,
então abra o arquivo /boot/grub/grub.cfg, e procure as linhas dos "sistemas", por exemplo:

menuentry "Ubuntu, Linux 2.6.31-14-generic (recovery mode)" {
recordfail=1
if [ -n ${have_grubenv} ]; then save_env recordfail; fi
insmod ext2
set root=(hd0,1)
search --no-floppy --fs-uuid --set afa069d4-6fb4-4276-9b90-938ac7f8cba4
linux /boot/vmlinuz-2.6.31-14-generic root=UUID=afa069d4-6fb4-4276-9b90-938ac7f8cba4 ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.31-14-generic
}


Agora, comente tudo, para que não apareça no GRUB.


OBS.: Realmente é chato ligar o computador, e quando o grub for carregar, mostrar lá 10 linhas do mesmo S.O. mas, veja a maneira que você está atualizando o kernel.

Um abraço.



4. comente tudo?

Zuanny Silva Jucá
cyberlevita

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/02/2010 - 10:17h

O que significa comente tudo, você poderia explicar passo-a-passo? De antemão, já agradeço.


5. Re: Diversas entradas no Grub (Ubuntu 9.10) [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 18/03/2010 - 12:45h

Deixe para fazer este tipo de modificação, eliminando a versão anterior do kernel apenas depois de você confirmar que tudo está funcionando perfeitamente com a versão mais nova.

Ésta é sem dúvida uma das grandes vantagens do Linux que permite a você depois de fazer uma atualização do sistema, voltar a re-inicializar a sua distro na versão anterior ou em alguma outra das versões anteriores que você não tenha eliminado. Isto sem dúvida é critico quando ocorre alguma zica na atualização. Quando tudo corre bem, ninguém da bola e deseja eliminar a versão antiga. Com Notebooks (NoBo's) que tem bateria é menos comum ocorrer interrupção por falta de energia durante o processo. Já em Desktops isto pode perfeitamente ocorrer e sua atualização ou vai pro vinagre ou eventualmente não fica 100%.

Como uso o Linux para trabalho, deixo sempre uma alternativa com versão de kernel mais antigo como copia de segurança a partir da qual tenho a certeza de que poderei fazer meu sistema funcionar.


6. GRUB

Laudo Silva Costa Junior
laudoj

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/04/2011 - 22:31h

Pessoal, sou novato no linux mas sou esforçado, e tenho muito a agradecer a todos que sempre fazem tutoriais pra iniciantes. Pois hoje descobri acidentalmente uma maneira muito fácil para o iniciante de corrigir o problema citado. Basta ir na pasta /boot e deletar os arquivos dos kérneis antigos, que aparecem como "vmcoreinfo-n.n.nn-nn-generic, onde cada n é correspondente ao kernel (maverick por exemplo aparece como 2.6.35.27 e 2.6.35-28). Deletando-se os arquivos (eu executo o nautilus como root - abro um terminal, digito sudo -i, dou a senha e depois digito nautilus - mas muito cuidado pra não fazer besteira usando nautilus como root) depois executa-se o update-grub e ele irá aparecer sem as entradas anteriores. Nota: em Sistema/Administração/Monitor do sistema a primeira aba (Sistema) mostrará a você qual é o seu kernel (Lançamento 10.10 (maverick) e a linha abaixo Kernel Linux 2.6.35-28). Reiniciei e funcionou perfeitamente. Espero estar ajudando.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts