dual-boot como?

1. dual-boot como?

Rogerio Yassk
iassk_japan

(usa Debian)

Enviado em 23/07/2008 - 00:14h

Sera que daria para eu estar usando o Windows Vista e ainda instalar o Linux nao entendo muito se puder me explicar passo a passo de como fazer a instalacao pois como eu entraria no Windos e depois no Linux?O note e um Dell 1520.E tipo assim no Eeepc ele vem com o Xandros instalado no Dell eu poderia instalar qual Linux ouvi dizer que tem varios tipo Ubunto e assim por diante...Grato


  


2. dual-boot

Leonidas Romualdo
OSiriX

(usa CentOS)

Enviado em 23/07/2008 - 00:26h

olha primeiro vamus falar do gerenciador de boot do linux .
que sao 2 os grub e o lilo .ele sao programa minusculos que fika gravados na mbr do hd .
e que gerenciam o boot da sua maquina no caso gerencia a inicializaçao do seus S.O.
no basicao ele chama o LInux.e como e é muito bem configurado e da suporte de gerenciar a inicializaçao do windows tbm . se bem que no caso ele naun gerencia mais sim chama o gerenciador de boot do windows. entaun se configurarmos ele pra reconhecer o windows .
toda hora que vc reiniciasse a maquina iria vm duas opçoes o win ou o linux .
entendeu mais ou menos ? ^^ acho que naun sou tao bom explicando .^^
mais voltando ao assunto aqui no meu caso usei o slackware com dual boot com o vista .
o gerenciador de boot do slackware e o lilo .que naun é muito usado hj em dia .
mais no caso do ubuntu e o grub se naun me engano .


3. Artigo

Slipkd
slipkd

(usa Debian)

Enviado em 23/07/2008 - 01:42h

Veja o link abaixo q tem um artigo explicando dual-boot, vai te ajudar ...


http://www.satux.org.br/modules.php?name=somente_download#


4. Já particionou?

celio ishikawa
celioishikawa

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/07/2008 - 06:31h

Particionar é criar um espaço em hd para linux (não confundir com espaço em disco vazio dentro da partição windows).
Se ainda não particionou, use o live-cd do Parted Magic (procure na net, só uns 30mb), que é recomendado até por blogs de Windows.
Depois de usar o desfragmentador do windows, que vai agrupar os dados da partição windows, o Parted Magic vai tirar um pouco do espaço vazio dentro da partição win e nesse espaço vazio criado dentro do HD você poderá instalar o linux. Use o cd de instalação do linux para usar o espaço vazio, ou deixe já criado partições linux.

O cd de instalação do linux vai perguntar dar 2 ou 3 opções:
- instalar o linux no HD todo (não escolha este)
- automático (ele detecta o vazio no HD e instala)
- ou manual (quando é 2 opções, o automático pode estar dentro do modo manual). Não se assuste com o modo manual, que é bem fácil também. (procure tutoriais de instalação correspondentes ao seu linux, muitos vêm com imagens da instalação para te tranquilizar).

OBS: recomendei o Parted Magic, pois apesar de também ser um live-cd com tecnologia linux, ele é diferente da maioria dos particionadores que já vêm com as distros linux: enquanto que Parted Magic consegue diminuir (ou aumentar, se fosse o caso) partições windows, os outros particionadores teriam de apagar a partição, criar uma partição menor, e formatar essa nova partição criada, de forma que acabaria tendo de perder os dados da partição windows.

Para o dual-boot:

O normal é o instalador já detecta que você tem Win e vai criar um menu dual-boot, seja do tipo grub ou lilo (em muitas distros, tem as 2 opções, tipo você recusar o grub e a inatalação oferecer lilo ou vice-versa).

Alternativa (não é dual-boot)
Se você estiver inseguro, pode optar por instalar o grub/lilo num disquete.
Isso não é dual-boot, é um boot pelo HD e outro boot pelo disquete (enfiar o disquete quando você quiser iniciar seu computador com linux).

Acho que você não vai precisar usar essa alternativa, pois as distros recentes realmente detectam o windows/outros sistemas/outros linux e já criam o dual-boot para ser confortavelmente usado quando você ligar o seu computador (sem ter que ficar procurando pelo disquete de boot)

Foi mais por curiosidade, mas use essa alternativa quando:

- vai instalar no trabalho ou numa casa de fãs de windows (pois como o boot do linux é pelo disquete, o pessoal nem suspeitará que tem um linux instalado)

- quando pretende ficar testando vários linux/unix-like, mas pode haver interrupções. Se você tiver tempo de fazer instalação completa dos vários linux, beleza. Uns demoram mais que outros mas sempre no fim reinstalam o dual boot mantendo o windows e criando a entrada para o linux mais novo. Mas de repente, você, por estar no final do expediente ou algo assim, só teve tempo de redimensionar as partições para nova instalação. Aí chega outra pessoa, que liga o computador e não consegue usar o windows e reclama um monte.


5. tranquilo

leandro de jesus fachola
leandrojf

(usa Big Linux)

Enviado em 23/07/2008 - 08:12h

da tranquilo amigo...os mestres ja falaram tudo ai...só sequir o que eles falaram, caso tenha duvidas escreve ai que nos ajuda., mais coloca só linux ai, depois que tu aprender bem nao vai mais precisar de win...win é apenas um vicio que temos, quando tu largar dele nunca mais vc vai querer voltar pra ele hehehehehe, abraços e boa sorte.


6. mandriva e ubuntu

leandro de jesus fachola
leandrojf

(usa Big Linux)

Enviado em 23/07/2008 - 08:26h

haaaaa amigo eu ja ia me esquecendo...o mandriva e o ubuntu quando vc vai instalar da pra vc manter o vista, na instalaçao ele fala: formatar todo o hd ou criar partiçoes,ai vc cria uma outra partiçao, formata ela e inslata a distribuiçao, isso tudo sem perder o win..., isso tudo é grafico, e bem simples, se eu nao me engano o slakware tambem da pra fazer isso,com a diferença q é tudo em ingles, as outras distribuiçoes eu nao sei porque foram as unicas que fiz isso aqui, mais é bem simples, melhor do que vc ficar baixando programas pra repartir hd e tal, bom acho q éra isso, agora tenho que trabalhar hehehehe. abraços.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts