Lenovo Ideapad S145 Ryzen 3500U - Quais distros funcionam nele? [RESOLVIDO]

1. Lenovo Ideapad S145 Ryzen 3500U - Quais distros funcionam nele? [RESOLVIDO]

Red Oliveria
b00b5

(usa XUbuntu)

Enviado em 14/11/2020 - 20:10h

Oi pessoal,
comprei esse laptop Lenovo Ideapad S145, olha pra ser bem sincero eu achei que a qualidade de fabricação do meu notebook de 2009 era melhor hein, mas infelizmente nao estava dando conta do recado. Esse aqui com Ryzen 5 está dando conta de todas as tarefas que eu preciso e ainda não passou de 60 graus jogando Cities Skylines, jogo mais pesado que já vi.
Testei Linux Mint 2020 nele (a ultima versao agora de outubro) e nao rolou, a tela ficou bugada. Além disso, o Linux nao está conseguindo reconhecer os sensores de temperatura, algo que na minha visão é essencial.
Testei uma ISO de Xubuntu que eu tinha de 2016, iniciou legal mas não reconheceu o touchpad, fiquei sem mouse.
Então pergunto a vocês: alguém sabe de Linux distros que funcionam nesse modelo?
...
Além disso, no Windows 10 tem um problema que não consigo acessar as opções avançadas do touchpad, pra desabilitar o Toque Para Clicar (muitos cliques acidentais)
No Linux, tem a opção de desligar o Tap To Click? Alguém conseguiu achar um driver que funciona?
...
Lenovo me decepcionou nessa compra, o touchpad talvez seja a parte mais importante de um notebook. Mas infelizmente eu estava precisando com urgência para o trabalho. Além disso, colocam os drivers errados no site. Não recomendo que comprem, a não ser que achem em promoção bem barato.


  


2. Re: Lenovo Ideapad S145 Ryzen 3500U - Quais distros funcionam nele? [RESOLVIDO]

Fernando T. Da Silva
nandosilva

(usa Lubuntu)

Enviado em 14/11/2020 - 20:47h

No meu caso em particular o touchpad fica sempre desligado, odeio ele, sempre esbarro nele em qualquer coisa que vou digitar, sou mil vezes mais a favor do mouse externo seja com fio ou wireless, viva o ratinho ;-)


3. Re: Lenovo Ideapad S145 Ryzen 3500U - Quais distros funcionam nele? [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/11/2020 - 21:07h

-eu usaria um linux de 2020 como ubuntu, fedora
-linux novo c/ kernel novo para hardware novo



4. Re: Lenovo Ideapad S145 Ryzen 3500U - Quais distros funcionam nele? [RESOLVIDO]

josinaldo
-josinaldo-

(usa Fedora)

Enviado em 14/11/2020 - 21:40h

Vi no seu outro post que seu modelo é com AMD, tente a versão 33 do Fedora ou Kubuntu/Xubuntu 20.10


5. Re: Lenovo Ideapad S145 Ryzen 3500U - Quais distros funcionam nele? [RESOLVIDO]

Red Oliveria
b00b5

(usa XUbuntu)

Enviado em 15/11/2020 - 13:28h

Bom, eu acabei de baixar mais 3 distros para colocar num pendrive e testar novamente.
Mas aqui está o meu update da minha tentativa anterior, vou registrando aqui.
Eu já tinha um USB com distros ISO para caso de emergência, apenas acrescentei o Mint 20.10 a esse pendrive.
Relatos:
- Mint 20.10 (2020/Outubro... de 1 mês atrás... kernel mais atualizado impossível... acho que é 5.8...)
Não funcionou a tela, ficou toda bugada, tive que dar reboot com comandos de teclado pois a tecla Windows não funcionava pra abrir o terminal. Touchpad funcionou. Pelo que vi no terminal, ele nao conseguiu detectar meus sensores de temperatura. Isso é péssimo. É uma coisa essencial em qualquer computador.
- Segunda tentativa Mint 20.10 com a chave acpi=no ( ou algo parecido) selecionada... Mesma coisa, não rola.
- Xubuntu 16.04.3 ... esse é uma ISO personalizada que eu venho usando pelos últimos 4 anos com meus programas que uso no dia-a-dia (tipo Wine, Chromium, etc) A tela funcionou certinho, mas não detectou touchpad, e também os sensores de temperatura não foram detectados. Reboot pelo terminal.
- Puppy Linux XenialPup... nem chegou a dar boot, "Kernel Panic", desliguei pelo botão físico.
...
Vou fazer mais testes e vou relatando aqui. Baixei Manjaro, Xubuntu atualizado e Fedora 33 XFCE.
Eu quero encontrar uma distro que funcione de primeira, nao depender de instalar drivers ou nada disso.
No máximo instalar o touchpad, nada além disso.
Na minha visão o kernel 5.8 já era pra ter tudo isso, não era?


6. RESOLVIDO - SOLUCIONADO

Red Oliveria
b00b5

(usa XUbuntu)

Enviado em 15/11/2020 - 19:58h

OK, problema resolvido. Tanto Manjaro, Xubuntu ("nomodeset") e Fedora 33 funcionaram perfeitamente.
Relato completo abaixo.
ME DÁ IBAGENS CORONEL DAPENA https://imgur.com/gallery/yoEeHWN
...
Manjaro 20.04 Xfce funcionou de primeira.
- só consegui conectar a Wifi configurando conexões manualmente... talvez seja simplesmente o caso de ele dar boot com dispositivos Wifi e Bluetooth desligados (deve ser coisa da Bios Lenovo...) Quando aperto F7 no teclado, eu consigo desativar e ativar as conexões normalmente, e aí as conexões de Wifi aparecem.
- detectou meus sensores de temperatura normalmente (digitar Sensors no terminal) Inclusive já veio com o maior número de Plugins de painel-Xfce4 já instalados de fábrica, incluindo os sensores. Bem útil pra ficar de olho na hora de jogar, pra evitar alguma sobrecarga.
- um diferencial que o Manjaro teve em relação aos outros é o fato de mostrar até as voltagens do CPU no comando "Sensors", isso pode ser bem útil se você estiver monitorando em jogos ou overclock.
- mais um diferencial do Manjaro em relação aos outros: o touchpad já veio com a opção Tap To Click desativada. Embora eu ache que o Xubuntu esteja com um driver melhor pois quando eu vou clicar o cursor não se mexe, como acontece no Manjaro. De qualquer forma, o touchpad nesses Lenovo é bem vagabundo, decepcionante mesmo. É a única coisa que mata nesse laptop, o touchpad vagabundo. Imagina jogar jogos no Windows 10 tipo shooters sem conseguir desativar o Tap To Click, deve ser um inferno, impraticável. Até no Cities Skylines que é um jogo devagar estava causando problemas.
- outro detalhe que achei legal no Manjaro é que ele me deixa GRAVAR dados na mídia de Boot USB enquanto está Live, ele não marca o USB como somente leitura como o Xubuntu faz, eu achava que toda distro era assim
- único ponto negativo do Manjaro é que não consegui achar como desativar as transparências de fundo de janelas, não gosto. E aí vem um detalhe que só a experiência ensinou: eu até poderia desativar o Compositing, OK, mas isso faz com que jogos de tela cheia parem de funcionar corretamente, e o Wine fica com problemas com Compositing desligado, então por enquanto é uma necessidade.
...
Fedora 33 também funcionou de primeira, tudo certo.
- Detectou wifi, sensores, tudo certo.
Nem cheguei a usar, apenas testei o browser por alguns minutos, esperei um tempo pra ver se não sobreaquecia. Tudo parece estar OK. Não sou familiarizado com essa distro. Vem com uma porrada de temas pra escolher mas eles configuram justo o mais feio todo cinza claro por padrão.
...
Xubuntu 20.04 inicialmente não funcionou (infelizmente a Screenshot que fiz da tela não mostra o problema, na foto a tela aparece como se estivesse tudo bem...) mas eu fiz uma segunda tentativa desta vez apertando B para editar as configurações de Boot e acrescentei a palavra "nomodeset", fazendo isso funcionou 100%.
- detectou Wifi OK, apesar de ser necessário eu apertar F7 para que os dispositivos de rede fossem ligados
- sensores OK, touchpad OK, teclado, tudo certo...
- Uma curiosidade sobre sensores no Xubuntu é que depois de um tempo que eu estava usando ele passou a mostrar menos opções de sensores, tipo um deles foi "perdido". Fico pensando porque isso pode ter acontecido. No Manjaro isso não aconteceu.
- um diferencial que o Xubuntu tem à frente dos outros é já vir com atalhos configurados como por exemplo aperte Windows+E para abrir Editor de Texto, Win+T para terminal, Win+F para File Manager, Win+1 para Parole Media Player, é bem útil... Nesse quesito, o Ubuntu pra mim é o número 1 quando se trata de pensar nos mínimos detalhes pra garantir uma experiência de uso acima da média para os usuários. Houve ocasiões no passado em que eu testei outras distros antes de decidir ficar no Xubuntu (2016) e isso foi uma coisa que me impressionou com o passar do tempo, a maioria dos pacotes essenciais que você precisa para usar outras aplicações já vem instalados de fábrica. Isso tudo demonstra que o Xubuntu parece ser desenvolvido por pessoas que se importam e que realmente usam sua própria distro no dia-a-dia. Sem frescuras, sem barreiras. Essa é a minha impressão do Xubuntu após usar por 4 anos em Live Session, sem qualquer tipo de lentidão ou engasgo.
...
Por enquanto, vou ficar com o Manjaro pois essa opção de poder gravar dados na mídia USB de Boot pode se mostrar útil no futuro. Vou usar por alguns meses pra poder ter uma opinião mais bem definida sobre a distro. (ops, acabei de me lembrar que sou mais acostumado a usar o Apt-Get para instalar coisas... vamos ver como vai ser...)
Também foi interessante perceber que todas as 3 distros me mostraram tamanhos de disco diferentes para o RAMdisk usado na Live Session. Xubuntu foi o menor, com 2,8 GB (tenho 8 GB físicos). Manjaro me deu 3,9 GB de disco pra usar (de 8 GB físico) e o Fedora não lembro quanto foi, acho que 3,0 GB ou algo assim.
Fui instalar o Wine pra testar no Xubuntu e percebi que o RAMdisk da Live Session já não dá mais conta, aumentou muito de tamanho em relação à versão 2.21-staging que eu venho utilizando desde 2018. Vou ver se consigo instalar uma versão do Wine mais antiga, a 4.0.4 pra ver se consome menos tamanho.
Todas as distros fizeram boot usando cerca de 550 MB de RAM, não mais que 600MB (Manjaro usou mais, esqueci de fazer print antes de abrir Firefox)
...
Sobre o Ryzen 5 3500U no Linux, em nenhum momento ele ultrapassou 45 de temperatura. Essas CPU Ryzen me parecem ser muito mais inteligentes na hora de saber quanto abaixar clock quando não estão em uso. No core2duo que eu tinha, esse era um problema constante, usava no máximo clock pra qualquer tarefa, até mesmo pra navegar arquivos de texto por exemplo, scroll em sites, etc. Sobreaquecia muito.


7. Re: Lenovo Ideapad S145 Ryzen 3500U - Quais distros funcionam nele? [RESOLVIDO]

Red Oliveria
b00b5

(usa XUbuntu)

Enviado em 17/11/2020 - 15:00h

Nem tudo são flores, não estou conseguindo suspender o laptop usando Manjaro. Ele trava e sou forçado a desligar no botão.
Vou buscar soluções.
Fui testar se acontecia o mesmo problema no Xubuntu, usei por uns 20 minutos e o desktop todo travou enquanto eu usava Firefox. O mouse só aparecia na parte de baixo da tela, onde fica o painel. Tentei finalizar processos no Ctrl+Alt+F1 mas nada resolveu. Nunca tinha visto esse tipo de problema acontecer. Nesses minutos de uso percebi que o Xubuntu mantinha o laptop 10 C graus mais frio que o Manjaro (que fica constante 45 graus mesmo sem fazer nada) e percebi que no Xubuntu ele me dá mais opções de CPU-Governors: ondemand, powersave, performance e userspace... No Manjaro ele apenas me mostra as opções: schedutil e performance. Vou continuar fazendo mais testes.
Alguém conhece algum comando útil pra finalizar o servidor X quando a tela trava desse jeito? Ou algum comando pra forçar logoff de volta pra tela de escolha de usuário?
Tentei o comando xfdesktop --reload mas nada aconteceu. (isso no Xubuntu...)


8. Re: Lenovo Ideapad S145 Ryzen 3500U - Quais distros funcionam nele? [RESOLVIDO]

Red Oliveria
b00b5

(usa XUbuntu)

Enviado em 02/12/2020 - 17:34h

mais um update: MX Linux (baseado no Debian) também funciona com Ryzen
Como diferencial do MX Linux percebi que ele vem com o driver Synaptics instalado para o touchpad (se não me engano atualizado pela última vez em 2018, mas apresenta muito mais opções de configuração no terminal, você consegue deixar ele mais suave como no Windows) ao invés do driver libinput Elan que é usado por exemplo no Manjaro (mais atualizado porém menos opções, mais básico)
Outro diferencial é que o MX já vem com vários menus de personalização e configurações avançadas, incluindo 4 diferentes ferramentas para você criar sua própria ISO ou "respin", ferramenta de Snapshot para disco (cópia de backup do sistema) e também Chroot Rescue.
Não consegui encontrar uma maneira fácil de criar ISO's personalizadas no Manjaro.
A própria comunidade do MX disponibiliza "respins" ISO's customizadas com versões mais atualizadas do kernel, entre outros extras. A versão que estou utilizando é MX 19.3 AHS Nov-2020, a ISO tem 1.60 GB e vem com kernel 5.8 para compatibilidade com máquinas mais novas.
Dito isso, nos pontos negativos, percebi que nas duas distros, tanto Manjaro quanto MX, tem um bug no Xfce que impede que as configurações de desktop e painel se mantenham salvas depois de reiniciar ou até mesmo depois de fazer logoff, algumas configurações básicas como mouse e teclado por exemplo se perdem. Isso não era um problema no Xubuntu 16.04, alguma atualização deve ter quebrado algo.


9. Re: Lenovo Ideapad S145 Ryzen 3500U - Quais distros funcionam nele? [RESOLVIDO]

Luiz Cantarino
Cantarino

(usa Debian)

Enviado em 02/12/2020 - 19:37h

Ola,
se o Fedora 33 reconheceu todo o seu hardware, e funcionou bem... Qual a sua dúvida ainda?

Seja realista... Eu, por exemplo, gostaria muito de colocar o openSUSE no meu Lenovo Ideapad 330, só que a minha placa iwlwifi fica fritando, chega a 65º celsus... Então eu uso o Debian nele, que funciona super bem.

Além disso, o Fedora é uma distribuição MUITO boa.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts