Leitura errada de temperatura

1. Leitura errada de temperatura

Matheus
pylm

(usa Gentoo)

Enviado em 30/12/2017 - 15:36h

Caras, estou com um problema de temperatura no notebook, ele estava rodando a ~70 C em idle, abri o bicho, troquei pasta térmica e limpei a sujeira interna, passou a rodar em ~50 C idle, problema é que qualquer coisa "grande" que o portage vá compilar (um libreoffice da vida) a temperatura batia 99 C e ele desligava, fui fuçar no acpi e vi que a temperatura crítica era de 120 C, mais uma fuçada por aí e vi como desligar o controle de temperatura do kernel e deixar o controle no userspace, dito e feito

echo disabled > /sys/class/thermal/thermal_zone0/mode 


Temperatura bateu 120 C, note não desligou e ela travou lá, estou escrevendo isso com uma leitura de 120 C feita pelo ACPI mas com o note gelado, cooler está inclusive inaudível nesse momento.

pylm-pc /home/pylm # acpi -t
Thermal 0: critical, 120.0 degrees C
pylm-pc /home/pylm #


Já tentei desligar núcleos (inclusive tentei rodar em 1 núcleo só mas fica impraticavel usar o portage e mesmo assim a temperatura é lida nos ~85 C) e também desativar o turbo boost, que derruba o clock de 3,4 pra 2,7 GHz (muito mais sano eu diria, nem meu desktop roda em 3,4 GHz)
Tudo me leva a crer que o acpi está errando a leitura e desligando em antes de bater sequer os 100 graus, alguém já passou por isso? Conseguiu resolver?

A bomba é um positivo master
Core i7 2620m
Placa mãe MB40II5
6 GB RAM


  


2. Re: Leitura errada de temperatura

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 30/12/2017 - 17:14h

pylm escreveu:

Caras, estou com um problema de temperatura no notebook, ele estava rodando a ~70 C em idle, abri o bicho, troquei pasta térmica e limpei a sujeira interna, passou a rodar em ~50 C idle, problema é que qualquer coisa "grande" que o portage vá compilar (um libreoffice da vida) a temperatura batia 99 C e ele desligava, fui fuçar no acpi e vi que a temperatura crítica era de 120 C, mais uma fuçada por aí e vi como desligar o controle de temperatura do kernel e deixar o controle no userspace, dito e feito...
...A bomba é um positivo master
Core i7 2620m
Placa mãe MB40II5
6 GB RAM


velho .. existe um certo mito quanto a trocar pasta térmica ... essas fitas termicas são feitas para durar de boa 10 a 15 anos, não tem necessidade de trocar ...

Voltando ao seu problema ... é quase certo q vc falhou em algum ponto desta manutenção .. de repente vc pode ter colocado pasta termica d+, ou de má qualidade, pode o cooler ter ficado desencaixado ou frouxo ... enfim ... refaz a parada aí pq eu acho que teu menor problema é o linux !!!

Abçs.

------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------

" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"

------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------



3. Re: Leitura errada de temperatura

Matheus
pylm

(usa Gentoo)

Enviado em 30/12/2017 - 17:35h

A pasta termica tava seca como uma pedra quando foi trocada, inclusive a leitura de temperatura diminuiu, o cooler também está funcionando a todo vapor, problema é os sensores ali me dizendo que o notebook ta a 100 ~ 120 C (e desligando por isso, ferrando com qualquer coisa que eu esteja fazendo) mas a parada nem sequer esquentando direito ta, já tive outro notebook que ao bater essas temperaturas até o teclado ficava desconfortável de usar (mas era um AMD qualquer coisa, esquentadinho por default).
Also, a pasta termica usada foi da implastec, vagabunda admito, mas foi o que deu pra encontrar por aqui, vale dizer que uso ela no desktop também.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts