Dual Boot - Windows/Linux - SSD

1. Dual Boot - Windows/Linux - SSD

Deiziane Buganti
Buganti

(usa CentOS)

Enviado em 30/07/2019 - 15:12h

Boa tarde,

Sempre utilizei Windows e comecei usar o Linux apenas por curiosidade e estudo até algum tempo atrás, mexi em várias distribuições, mas a uns 7 anos utilizo o CentOS no trabalho e gosto muito, uso o mesmo para desenvolver em java e web no trabalho e agora gostaria de montar a mesma "estação" usando também o CentOS no meu notebook pessoal.

Tenho um Notebook Dell, com aproximadamente 1 ano de uso, com as seguintes configurações básicas:

Sistema Operacional: Windows 10 Home (64 bits)
Memória: DDR4 16GB
SSD: 128GB
HD: 1TB
Processador: Intel Core i7-8550U (8ª geração)
Placa de Vídeo: NVIDIA MX150 4GB - GDDR5

Gostaria de manter o Windows 10 existente e instalar o CentOS também e usar em Dual Boot, o uso da máquina virtual para desenvolver não me apetece muito (haha), acontece que não tenho muito conhecimento nesta parte de realizar o Dual Boot, mas queria eu mesmo fazer, até mesmo para aprender. Li diversos tutoriais, mas nenhum que seja claro e conciso. Então o que gostaria é saber se alguém tem como me passar essas orientações específicas para o Dual Boot envolvendo estes dois sistemas operacionais ou algum tutorial já existente que seja bem efetivo para que eu possa seguir. Outras dúvidas que eu tenho são, por exemplo:

- O ideal é particionar o SSD e colocar os dois sistemas nele, deixando o HD apenas para arquivos (tanto do Windows como do CentOS), tem como fazer isso? Ou deixar o Windows 10 no SSD, que já está, instalando o CentOS no HD?

- Sendo que eu já tenho o Windows 10 instalado no SSD e queira então fazer o Dual Boot colocando o CentOS no SSD também, devo apenas particionar o SSD e aí instalar o CentOS ou tem outro processo que preciso fazer para o Dual Boot funcionar?

- Para deixar o HD apenas para armazenamento de arquivos ou instalação de softwares específicos/utilitários, para que os arquivos em questão fiquem acessíveis para os dois sistemas operacionais, devo fazer como?

Bom, acredito que a princípio seria isso, de qualquer forma é a primeira vez que pergunto aqui, se caso fiz algo errado me informem, por gentileza.

Desde já agradeço a atenção.

Att.

Deiziane


  


2. Re: Dual Boot - Windows/Linux - SSD

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 30/07/2019 - 15:20h


eu deixaria 50GB para o / no ssd e o /home deixaria no outro disco ai tu define melhor o espaço para o seu /home






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts