leiam este artigo

1. leiam este artigo

Ricardo Jose Bastos
bastos

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/09/2006 - 09:32h

Londres - Em defesa da privacidade, grupo Hactivismo cria o Topark, um browser que modifica o endereço IP do internauta em poucos minutos.

Em defesa da privacidade na internet, um grupo de gurus de segurança criou o Topark, um browser que não deixa rastros de navegação do internauta.

O browser adaptado do Firefox é capaz de modificar o endereço IP (Internet Protocol) da máquina do internauta com uma frequência de poucos minutos, informam os criadores do software.

O endereço IP é uma informação potencial para rastrear internautas na rede, tendo em vista que muitos sites coletam estes dados de seus visitantes.

O grupo de criadores do Topark, que se apresenta como Hactivismo, argumenta que tem trabalhado em novas tecnologias para garantir o direito dos internautas à privacidade na internet.

O browser gratuito, que está disponível para download, é uma versão do Portable Firefox, um sistema otimizado do browser da Fundação Mozilla capaz de rodar por meio de um memory stick conectado à porta USB (Universal Serial Bus) do desktop.

O Torpark ainda usa um sistema de criptografia para enviar dados ao The Onion Router, uma rede mundial de servidores apelidados de "Tor", que trocam dados de forma randômica, e tem o apoio da Electronic Frontier Foundation.

Já que apenas a conexão do usuário é anônima, o Torpark recomenda que dados como nome de usuário e senha sejam usados somente quando o browser exibir um cadeado dourado, sinalizado que o site visitado usa criptografia.

A interface do browser é muito semelhante à do Firefox. Ela mostra o endereço IP usado que será capturado pelos web sites na parte inferior direita da tela, apresentando um botão chamado "Flush Tor" que é acionado para buscar uma nova conexão com outro servidor - e endereço IP - da rede Tor.

Em um teste feito de um computador em Londres, o Topark usou endereços IP de servidores registrados na Alemanha e nos Estados Unidos.


  


2. Re: leiam este artigo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/10/2006 - 14:46h

E aí, Bastos. Boa dica, mas cadê o link pra download?

Abraço!


3. viva!

Rafael Vaz
souvaz

(usa Kurumin)

Enviado em 25/07/2007 - 00:33h

Em busca da privacidade!

Mas olha a responsa, hein pessoal!!!

Manda o link ae Bastos!!!

VIVA O LINUX!


4. Re: leiam este artigo

Ieso Nagata
Ieso Nagata

(usa Debian)

Enviado em 25/07/2007 - 06:35h

"Tor é um conjunto de ferramentas para um amplo grupo de organizações e particulares que desejam aumentar a sua segurança na Internet. Usar Tor pode ajudar a tornar anónima a navegação e publicação na Web, instant messaging, IRC, SSH, e outras aplicações que usem o protocolo TCP. Tor também disponibiliza uma plataforma para os programadores de software, criarem novas aplicações com funções de anonimato, segurança e privacidade já incorporadas."
###############################################
isso pode ser feito com seu browser atual
Tor (http://tor.eff.org/index.html.pt)
no caso do Firefox pode-se adicionar um botão para ativar/desativar de fácil acesso >> https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/2275

utilizei o torK, empacotado p/ debian encontrado em http://www.kde-apps.org/content/show.php/TorK+for+Debian+Sid++%28i386+%26+amd64%29?content=43544

a página do Topark é http://xerobank.com/ e seu nome é xB Browser

os desenvolvedores do sistema (tor) citam por exemplo, a segurança pelo sigilo de jornalistas em áreas proibidas; e o uso mal intensionado para conexão a redes p2p. etc

use, mas não abuse!


5. Re: leiam este artigo

Adriano S. Machado
linuxasousa

(usa Debian)

Enviado em 19/09/2007 - 09:21h

Pessoal a responsabilidade em utilizar esses tipos de softwares, vamos lembrar que todas essas funções devem ser utilizadas para boas causas.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts