Buscador Personalizado

1. Buscador Personalizado

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/01/2006 - 15:48h

Essa dica aí abaixo foi rejeitada pela moderação. Então vou colocá-la aqui.

_____________________________________________________

O Firefox é genial. Além de ser um dos melhores navegadores, toda vez que dou uma pesquisada, me supreendo com suas facilidades.

Encontrei, nas páginas de ajuda, um jeito fácil de criar um mecanismo de busca personalizado para qualquer site que você queira.

Você pode, por exemplo, criar um mecanismo de busca para o seu blog, para o seu site de notícias predileto, enfim, qualquer endereço que queira. Bastará fazer pequenas alterações num arquivo e pronto. Abaixo, o passo-a-passo resumido. Para ver tudo, visite o link no fim dessa dica:


1 - instale o mecanismo de buca clicando nesse link: http://br.mozdev.org/firefox/pesquisa/pesquisa-firefox.src
e
http://br.mozdev.org/firefox/pesquisa/pesquisa-firefox.gif (Este poderá ser personalizado à vontade, ou poderá fazê-lo você mesmo com 16x16 pixels);

2 - # Localize a pasta onde o Firefox está instalado, e procure pela subpasta chamada searchplugins. Copie ou cole os dois arquivos baixados anteriormente para essa pasta;

3 - Edite o arquivo .src com um editor de textos comum. Nesse arquivo você fará algumas mudanças simples. Veja como é e como deverá ficar:

1 <search method="GET"
2 name="Pesquisa no meu site"
3 action="http://www.google.com/search"
4 queryCharset="utf-8">
5 <input name="sitesearch" value="br.mozdev.org">
6 <input name="domains" value="br.mozdev.org">
7 <input name="ie" value="utf-8">
8 <input name="oe" value="utf-8">
9 <input name="q" user>
10 </search>


Na linha 1, mude para o nome mais apropriado, exemplo, VOL. Nas linhas 5 e 6, substitua o endereço por aquele a que deseja usar para futuras buscas. Exemplo "vivaolinux.com.br", sem áspas ou www.

4 - Feche tudo e abra novamente o Firefox e faça uma busca. Se tudo deu certo, você terá uma buca via Google no site especificado. Divirtam-se!

Fonte: http://br.mozdev.org/firefox/pesquisa/sitesearch.html