instalação

1. instalação

Luis Henrique
lhfs

(usa Outra)

Enviado em 05/05/2010 - 12:49h

Olá, sei que este é um espaço linux, mas to tendo muitas pessoas com o mesmo problema:
Tenho um noteBook que está com o Linux.
É possivel instalar o XP e continuar com o linux ...pois quero aprender sobre linux, porem sou bitolado no XP e preciso dele para trabalhar, sendo a afirmação positiva, fica um ótimo caminho para eu ir aprendendo o Linux(sendo também que tem o lance da garantia do note).


  


2. Re: instalação

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/05/2010 - 12:54h

É possível:

Você pode primeiro instalar o Windows, depois o Linux, nesse caso é muito fácil de fazer essa operação.

Caso você deseje instalar primeiro o Linux depois o Windows, é um pouquinho mais complicado, mas é possível.
Nesse caso, você deve usar o gparted para abrir uma partição no seu HD, instalar o windows nela, e depois recuperar o grub ou lilo do seu linux.

Acho que básicamente é isso.

Mas existem alguns tutoriais muito bons que explicam esse processo.


3. Re: instalação

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 05/05/2010 - 13:11h

Com absoluta certeza você pode instalar os dois sistemas e conviver com os dois ao mesmo tempo aproveitando para ir aprendendo sobre o Linux com o uso.

As distribuições (distros) Linux usam um programa gerenciador de boot que permite a você escolher qual dos dois sistemas vai usar a cada boot.

Primeiro você vai precisar re-particionar o seu HD para dar espaço para a instalação do XP.

Para isto, de dentro do Linux que você tem instalado, use algum dos aplicativos de particionamento como por exemplo o Gparted ou o Qparted. Crie uma partição primária com algo em torno de 20Gb para o seu XP. Crie outra partição que poderá ser tanto primária como estendida para salvar os dados do XP em separado.

Depois disto é instalar o XP na partição primária criada. Você vai precisar re-instalar o Gerenciador de boot do Linux no MBR (Master Boot Record) do seu HD, depois que fizer a instalação do XP porque os windows sobre-escrevem o MBR para ficar com o comando do sistema. Uma vez re-instalado o Gerenciador você terá acesso aos dois sistema, na partida do seu computador.

Procure ler mais a respeito destas operações, antes de partir para a instalação do XP.

http://www.vivaolinux.com.br/linux/

Outro ponto importante será pesquisar pelos drivers do XP que você vai precisar para ativar todo os itens do seu hardware. Se não tiver nenhuma mídia de recuperação fornecida pelo fabricante do seu Notebook (NoBo), onde deveriam estar estes drivers, você vai precisar pesquisar e baixar os mesmos. Já adianto que provavelmente você vai encontrar dificuldades pois os drivers fornecidos ultimamente são apenas para as versões mais novas como Vista e 7.

Outra Dica muito importante:

Não desinstale a versão original do Linux que veio com o seu NoBo, pois deve estar personalizada para ativar todos os itens do seu hardware.

Procure mante-la a todo o custo.

Ao instalar de zero alguma outra distro você vai precisar algum conhecimento e prática com o Linux pra botar tudo pra rodar direitinho novamente, da mesma forma que a distro que veio instalada de fábrica.


4. É disso que todos nós estamos falando!!!

FHCS (P1R4T3)
L!N5X

(usa Debian)

Enviado em 05/05/2010 - 13:26h

O problema não é ajudar, o problema é que muitos usuários não busca informações antes e abre tópicos que já forma resolvido a muito tempo.

Existem aqui no VOL, "trocentas" dicas sobre isto. Inclusive no www.vivaolinux.com.br/linux.

O próprio google ensina isso, alias, depois que inventaram sites de busca, tem até gente consultando pessoas sem ser médico.
Hoje em dia, temos tudo em nossas mãos, basta ter um pouco de paciência e vontade de aprender para obter êxitos.

Fica ai a dica.


Guia foca linux
VOL
br-linux
Entre milhões de sites disponível na net.


5. Re: instalação

ilmar machado barcellos
panzzer

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/05/2010 - 14:39h

isso aí!


6. Re: instalação

Cristiano
sempreslack

(usa Slackware)

Enviado em 05/05/2010 - 16:44h

Amigo, que tipo de uso vc precisa fazer pelo windows? Bem, você não precisa de fazer nenhum tipo de formatação ou nada parecido se usar o método de máquina virtual. É só intalar o programa de máquina virtual, pode ser Virtual Box que é bem facil de mexer e instalar o ruindows dentro do linux. O unico trabalho que você terá será ligar seu computador e rodar a máquina virtual.
Se você não usar o ruindows pra jogos pesados, a máquina virtual pode ser excelente solução pra você.
abraço


7. Re: instalação

Alax Ricard
alaxricard

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/05/2010 - 17:53h

Pode sim amigo assim vai começar a ser considerado o Dual Boot.


Agora é o seguinte vc primeiro vai ter que instalar o seu Windows XP no seu HD todo e depois instalar o Ubuntu que ele evai dar um espaço pra instalar ele tranquilo amigo.


8. Faça assim...

Raul Lopes S. Grangeiro
raulgrangeiro

(usa Fedora)

Enviado em 10/05/2010 - 21:33h

Opa amigão, você deve fazer dual boot. Primeiro instale o windows, depois o linux, isso facilitará seu trabalho. Lembre-se de quando for instalar o windows deixar espaço no disco para o linux.

Espero ter ajudado!


9. Re: instalação

Jeferson
dunga_jods

(usa Debian)

Enviado em 10/12/2010 - 23:35h

Você pode fazer um backup de seu sistema linux primeiramente ou usar Remastersys dê uma olhada nesse tutorial -> http://www.guiadohardware.net/dicas/remasterizando-ubuntu.html. E legal usar o remastersys (pois ele de dá a oportunidade de ter sua distro pronta, com o que você quer. Mas dá muito trabalho :-p). Caso você não queira fazer um backup dele, instale o Windows Xp normalmente (tem que ser ele primeiro, pois ele sobre-escreve as primeiras trilhas do HD, que são referentes ao boot). Baixe o iso da da distribuição que vc quer usar (de preferência aquela que já veio por padrão) e a instale normalmente (Se for o debian que você optar, evite baixar a versão live-cd, pois ela não tem o instalador gráfico e dificulta um pouco as coisas). Após instalar entre no Linux abra o gerenciador de pacotes e instale o StartUPmanager (Ele edita algumas configurações do boot, dando a oportunidade de você escolher o linux ou o windows como padrão, alem de poder alterar o tempo da configuração padrão do boot)