Partições NTFS [RESOLVIDO]

1. Partições NTFS [RESOLVIDO]

Hunz
hunz

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/06/2009 - 08:40h

Olá amigos, tenho uma pequena duvida bem simples de responder porém não achei resposta no Google.

Gostaria de saber se o tipo de sistema de arquivos NTFS é livre ou não. Para usar uma partição NTFS devo ter uma licença Microsoft?

Obrigado,
Thiago.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Genesco Sousa
gesousa

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/06/2009 - 10:05h

Não o NTFS é copyright da microsoft, é pode ser usada comercialmente, pagando a microsoft royalts, mas a questão é um pouco complexa. Pois comercialmente a utilização do ntfs em outros sistema é interessante para a microsoft, já que vc só usará o sistema se tiver que utilizar ou manter a intemporalidade com o sistema windows. o que uma vantagem competitiva.

Podemos ver isso através dos anos que a Microsoft não processou os desenvolvedores do módulos NTFS no linux.

Bom mas ainda é passível de processo? sim, mas aí tenho que voltar a outra história do sistema de arquivos fat32 da Microsoft, que também possui copyright, e depois da explosão das unidades flash que utilizavam o sistema, a microsoft queria cobrar 0,25 por unidadade de flash ou outros equipamentos que o utiliza-se do fat32.

A Microsoft perdeu, devido a sua própria definição da licença de uso, que não há uma definição do que pode ou não fazer com o fat32... pois se vc pode formatar um hd em ntfs, pelo windows, não há nada na licença de usuário que pode este só pode ser usado no windows...

Bom como disse é um assunto espinhoso, e se formos mais longe, veremos que a microsoft processou a tomtom, por utuilizar no seus sistemas linux o fat32. O processo não foi para a frente. Há mais sobre este assunto no link abaixo.

http://arstechnica.com/microsoft/news/2009/02/microsoft-sues-tomtom-over-fat-patents-in-linux-based-...



3. Re: Partições NTFS [RESOLVIDO]

Jefferson Diego
Diede

(usa Debian)

Enviado em 15/06/2009 - 09:33h

Seguindo a lógica da engenharia reversa, não é necessário não, pois assim como o Samba e o Wine, o suporte à NTFS vem de engenharia reversa. Só seria necessário, se ele fosse um plugin ou algo assim feito pela própria Microsoft.


4. Re: Partições NTFS [RESOLVIDO]

Hunz
hunz

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/06/2009 - 09:42h

Quero me referir a ser o "proprietário" de uma partição NTFS (gerenciar meus arquivos utilizando este sistema).


5. Re: Partições NTFS [RESOLVIDO]

Hunz
hunz

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/06/2009 - 10:21h

Bom, independentemente da Microsoft se beneficiar com o uso de partições NTFS em sistemas Linux (como você disse), ela expressou que não tem interesse nisto ao processar a TomTom (por exemplo).

Creio que a Microsoft se beneficia mais deixando o NTFS copyright do que deixar ele copyleft.

A Microsoft bem sabe da dependecia que quase todas as empresas possuem com alguma tecnologia relacionada ao Windows. Trancar estas licenças faz com que mais Windows sejam vendidos.

Bom, mas deixando o fato de ser benéfico ou não para a Microsoft o gerenciamento de partições NTFS sem possuir licença, é um crime.

Tópico resolvido.

Obrigado,
Thiago.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts