Ajuda para implantação [RESOLVIDO]

1. Ajuda para implantação [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 12/12/2008 - 11:06h

Prezados colegas:

Tenho em mente a migração de um escritório de associados (no ramo de assessoria empresarial) para a utilização de software livre. Entretanto, tenho algumas restrições, e gostaria das opiniões dos colegas, já que eu não domino o assunto:

1- Dispomos de 4 máquinas, sendo uma delas um Celeron de 2GHz, um K6 500, e dois Pentium II 400.
Todos têm apenas 128MB RAM e leitores de CD ainda 8x, e drive de disquetes.
Apenas o Celeron roda XP Home, e os demais, Windows 98 (não se os 98 são autênticos, embora o XP tenha vindo instalado de fábrica, pela Semp Toshiba).
Duas delas funcionavam muito bem na forma "peer-to-peer" (com cabo crossover).

2- Pretendemos "fazer uma vaquinha" e adquirir um PC contemporâneo com pelo menos 1GB RAM.
Possivelmente uma das outras máquinas fique como "reserva" (tradução: "jogada em um canto"). Mas eu pensei em colocar o micro novo como um servidor de arquivos e também de recursos, ou seja, um Pc mais poderoso onde ninguém precisasse ficar mexendo (desenvolvendo trabalhos).

3- Já temos um switch de 8 portas (Grande coisa, não?).

3- Seria ótimo se tudo funcionasse com Linux. No entanto, acontecem alguns fatos para atrapalhar:

3.1 - O sistema administrativo foi desenvolvido para Windows até a versão XP. De forma alguma roda no Vista, nem no Linux.

3.1.1 - O sistema administrativo TEM de rodar em rede.

3.2 - As pessoas tem necessidade de - eventualmente - trocar arquivos nos formatos proprietários da Microsoft.
Seja dentro do escritório, seja para clientes via internet.

3.3 - Ocorre nas pessoas o medo de modificar a rotina de trabalho e repentinamente não saber fazer as coisas a que já estão acostumadas, tendo de reaprendê-las.

4- Minha intenção é meramente de evangelismo do software livre, e de demonstrar que se pode baixar os custos de forma radical.
Terei um PC na minha mesa para realizar meus trabalhos e cada um dos associados terá o seu para realizar outras tarefas diferentes.
O que é comum entre todos é o sistema administrativo que foi adquirido há muitos anos (enquadra-se perfeitamente nas ncessidades do escritorio) e que atualmente é o principal impecilho para a migração total para o ambiente GNU/Linux.
Não sei se ele rodaria ou não com o auxílio do Wine ou de qualquer outra ferramenta.

5- O que acham de transformar os micros mais velhos em "thin clients"? Haveria vantagens?

Agradeço desde já por suas opiniões e informações.



  


2. Re: Ajuda para implantação [RESOLVIDO]

Roberdson
roberdson

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/12/2008 - 11:15h

Cara um conselho, se você vai comprar um pc com pelo menos 1 gb de ram, monta um multi terminal, já pensou nisso? acho que fica melhor para vocês trabalharem, poderia colocar 100 reais a mais no orçamento da maquina e colocar 2 gb de ram, e fazer 4 estações cada uma rodando com 512 de ram.
os programas windows, normalmente os proprios programas Linux conseguem rodar o formato e salvar no formato windows, que é o caso do BRoffice, que pode salvar os arquivos em formatos do office, já testei e sempre rodou bem, acho que o problema seriam arquivos do Office 2007, mas deve ter alguma maneira de resolver isso já.
Quanto ao sistema rodar em windows, bom acho que a unica ideia realmente é o wine, ou então, tentar entrar em contato com a desenvolvedora do software, e pedir ou o codigo fonte ou que eles convertessem em ambiente GNU/Linux, isso não deve ser tão trabalhoso para eles.


3. Re: Ajuda para implantação [RESOLVIDO]

Vinicus S Moraes
vsmoraes

(usa Arch Linux)

Enviado em 12/12/2008 - 11:21h

Olá Teixeira, gostei muito da iniciativa.
No meu ponto de vista, sua ideia de ter um servidor é muito boa. Porém, para 4 (ou 5 máquinas) uma dessas mais fracas cuida do recado tranquilamente, só não sei se enquadraria como servidor de arquivos pelo tamanho do HD. Uma máquina dessas com o Slackware (generalizando, claro) rodando DHCP, DNS, Firewall, Proxy e Samba seria mais do que o suficiente para os padrões citados por você.

Já em relação ao Sistema usado na empresa, sugiro que sejam feitos testes com Wine. Dependendo do tipo de conexão (leia-se de rede) utilizada pelo Sistema pode dar um pouco de trabalho (ou até não funcionar) mas só testes lhe dirão. Uma outra alternativa, esta muito drástica, seria a utilização de um sistema nativo para os mesmos fins. Aqui eu posso citar um ponto muito negativo que é a migração dos dados de um sistema para o outro.

Antes de qualquer coisa, faça os testes necessários. E, se precisar, estamos aqui para qualquer tipo de apoio.


4. Re: Ajuda para implantação [RESOLVIDO]

Vinicus S Moraes
vsmoraes

(usa Arch Linux)

Enviado em 12/12/2008 - 11:22h

O OpenOffice 3, além de muito leve, já trabalha com formatos do Office 2007 (docx, pptx, xlsx, etcx).


5. Implantação

William Forti Bueno
ventrue.w

(usa Debian)

Enviado em 12/12/2008 - 11:42h

Kr.. To fazendo a migração aqui na empresa para Software livre com sitema interno atual de Delphi para PHP.... E so de licença Microsoft eu economizei em torno de 80 mil reais so com alternativas Open Sources... Basta ter vontade e Persistência.

É o seguinte, se vai comprar um comp novo... Nao compre em magazine.. De preferencia compre da DELL "não é propaganda, é so compensatorio, nao trabalho la e nao tenho nada com eles somente analiso as cituações" ja revelando ao vendedor que vai utilizar Linux.. nao importa a distribução... Esse é um ponto... E acredite a diferença é absurda e o preço é igual ou menor que encontrado por ai.. E nao da problema.. E se por ventura der, eles resolvem na hora sem burocracias idioatas... O mesmo digo com relação a equipamentos da 3Com... Se der problemas eles te encaminham um novo e so depois vc devolve o defeituoso... Sem pestanejar...

Com relação a software... Se for software proprio para seu negocio, vc pode Emula-lo com WINE...da um trabalhinho.. Mas funciona... Tera de trabalhar com comunicação referente ao Banco de dados utilizado por ele... O ideal é que vc migre aos poucos para uma plataforma WEB... PHP (FREE).. ASP.NET(PAGO)... ou algo do tipo... Depende de quanto pode gastar e do tamanho e da complexibilidade do seu software.. O melhor era um orçamento.... Se migrar, nao tera mais esse problema, pois em qualquer plataforma vc o rodará.... E tera vantagens para crescimento futuro como por exemplo em um visão Grande... Acessar seu sitema de sua casa ou de qualquer lugar que esteja sem problemas, batsnado ter uma internet..Ate mesmo do seu celular. tente encontrar um programador que analise o seu software atual e o transcreva para WEB.. O que nao é muito dificil nao...

ISSO É O FUTURO.. e não tem como fugir dele...
Como escrito pela Info do mes,,, " O WINDOWS ESTA INSTALADO NA CABEÇA DAS PESSOAS E NAO NOS PCs"...

Quanto a arquivos de word excel power point e etc... Vc tem google Docs, e Open Office que resolvem esses problemas com as maos nas costas e são gratuitos e são otimos...

Quanto a ideia dos "thin clients" na minha opnião ainda nao esta compensando tal aquisição pois no valor de 600 reais vc compra uma VOSTRO 200 da DELL... E os thin Clients acabam ficando para tras...

O que seria interessante talvez, é vc montar terminais Burros, com um servidor um pouco melhor e as estações trabalharem a partir dos recursos dele...

Ok... espero ter ajudado...

Boa sorte no projeto







6. Re: Ajuda para implantação [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 12/12/2008 - 11:47h

O grande detalhe é que a obra é realmente de evangelismo.

As outras pessoas não são clientes meus, mas colegas de trabalho a quem pretendo apresentar o Linux como a "solução ideal" e não como uma "possível alternativa para quebrar um galho".

Nesse caso, eu tenho de fazer o mínimo de experimentação em público, pois isso seria um tanto negativo.

Esqueci de informar que todos os HDs são de apenas 10GB mas que têm bastante espaço disponível (de 80 a 90%).
E que temos de acessar constantemente os sites governamentais, que descaradamente interpretam que a Capital do Brasil é Redmond e não Brasília (Ow Brazil eh nossow!).

Os desenvolvedores do software creio que não concordarão em revelar seus fontes, mas creio que poderão dar melhores informações e fazer pesquisas.
Afinal de contas, recebem por uma manutenção mensal que embora não seja cara, é bastante significativa e justa, diga-se de passagem.

Quanto a colocar 512MB em cada máquina, será que isso é realmente viável com memórias DIMM (compensa financeiramente)?

Intimamente já havia pensado em um conjunto da Dell, incluindo um servidor. Concordo com tudo que foi dito a respeito.




7. olha!! podem falar mau! mas...

José Ricardo Machado
ricardo_lda

(usa Slackware)

Enviado em 12/12/2008 - 14:35h

Teixeira! estive olhando o post! e me lembrei de um fato parecido que passei!, parecido pq o software do cliente éra em PHP e ele queria só cortar custos! então foi bem fácil migrar as estações para linux! apesar de ter tido problemas sérios com modelos de impressoras que o mesmo possuia e na época não tinha tantos driver's de impressora funcionando no linux!.

Eu fico muito feliz de saber que não só vc, mas muitas pessoas e corporações estão migrando para o software livre, mas, infelizmente algumas vezes, pelo menos por enquanto(espero), nós teremos que dar o braço a torcer!. trabalho em uma empresa que desenvolve software! nosso software roda nativo no linux! porém tenho metade do meu parque roda com windows! isso pq é mais facil e até mesmo barato para nós funcionar-mos desse jeito! digo barato pelo tempo que perderia com treinamento e cursos para todos os que não conhecem! sem contar que tem muita gente que nem quer conhecer! infelizmente é a realidade!. Espero que vc não tenha que ceder como eu tenho cedido! mas, se for caso! recomendo uma ferramenta da $$Microsoft que é o Terminal Sevice! vc concentra o serviço no micro novo! e as estações que não são muito boas vão funcionar normalmente!.
Quero lembrar que não estou aqui como advogado do diabo (microsoft), não estou fazendo propaganda deles, muito pelo contrário! sou totalmente a favor e fanático por software livre! mas infelizmente vc tem um software que não é livre e como vc mesmo mencionou só roda no rwindows!
O melhor é vc ponderar entre custos operacionais(licenças), de implantação(tempo gasto explicando e montando os terminais com linux) e os custos pessoais!! porque com certeza isso vai te gerar um stress por parte dos usuários que desconhecem o sistema e que geralmente não fazem o menor esforço para aprender ou conhecer o mesmo!.


Sinto que sua guerra está apenas começando!! bem vindo ao time!!....rs


8. Re: Ajuda para implantação [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 15/12/2008 - 20:28h

Quanto ao software administrativo, já tive uma resposta bastante satisfatória de seus desenvolvedores, no tocante à sua utilização em conjunto com o Samba, inclusive com os cuidados que se deve tomar na configuração, no compartilhamento, etc.

Já é um bom começo.

Isso é importante, porque alguns desenvolvedores de software, bem como alguns fabricantes de hardware, já estão manifestando seu interesse em colaborar com o universo Linux.
Seu número infelizmente ainda é bem pequeno, tavez porque não tenha caído a ficha de que se um produto roda TAMBÉM no Linux, fatalmente terá a possibilidade de vender um pouco mais.

Estamos em uma época em que não podemos simplesmente ignorar novos nichos de mercado, nem que tenhamos que fazer algum investimento para isso.
Se não o fizermos logo, estaremos deixando esses nichos para os nossos concorrentes.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts