Por que o particionador do Mandriva é tao esquesito?

1. Por que o particionador do Mandriva é tao esquesito?

Daniel Oliveira da Paixão
danielpaixao

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/12/2011 - 23:19h

Hoje, como já relatei aqui, criei 3 partições primários no meu HD de um Terabyte e ums Estendida. Depois, nao sei por qual razão, na hora de instalar o Linux Mint, deu erro de instalação. Deu zica a minha maneira de particionar. Depois, instalei o Lubuntu, mas deixando que o instalador escolhesse todo o espaço de que necessitasse. Finalmente, entrei e mandei instalar o mandriva, lado a lado, mas ele removeu o Lubuntu e instalou o sistema só para ele, inclusive formatando todo o conteudo. O estranho é que já formatei essa partição várias vezes e há muito tempo não uso mais Windows nesse HD, mas agora, ao clicar no particionador do Mandriva só para ver como ficou o meu HD, vejo que mostra, estranhamente, partições que eu não criei, uma inclusive em linux.


Vejam, só, como mostra:


http://www.portalrondonia.com.br/site/wp-content/uploads/2011/12/imagem1.png


  


2. Re: Por que o particionador do Mandriva é tao esquesito?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 15/12/2011 - 23:27h

vc está usando o particionador mandriva automatico, ele está apagando suas partições...sobraram tres das 4 só.

vc quer colocar uma distro ou várias? em quais partições?

quando particiona, está marcando a partição, como /, como swap, como /home etc?

Particionadores de distros grandes como mandriva e openSUSE precisam de bastante atenção, porque são completos e tem muitas opções, com apagar win, apagar tudo, apagar o linux maior etc...

quando cv escolheu que o lubuntu usasse todo o espaço ele usou tudo... quando o instalador mandriva foi procurar, achou o lubuntu como linux principal e sem espaço suficiente (Mandriva precisa bastante espaço) e optou por apagar a principal partição linux.


3. Re: Por que o particionador do Mandriva é tao esquesito?

Daniel Oliveira da Paixão
danielpaixao

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/12/2011 - 00:06h

Na verdade eu tenho dois hds. Um outro, de 500GB, eu deixo o Windows, pois a minha esposa tem preferência por esse sistema ruim do Bill Gates. Eu praticamente não uso Windows para nada. Mas no outro HD, de um terabyte, eu queria instalar cinco ou seis distros diferentes para aproveitar esse mes que estou de férias e ficar treinando e conhecendo as diferenças entre um e outro. Na verdade, uso computadores desde 1991 e deveria saber tudo sob linux. Mas me acomodei um pouco e só agora realmente decidi pelo Linux depois que meu computador ficou todo bagunçado por pegar virus e malwares no Windows. Agora, até isolei um disco do outro. Instalo as distros Linux em um HD e o sistema do Bill Gates no outro·
Outra coisa que não entendo. Quando eu crio uma partição e marco como raíz, o Linux já instala o sistema. Como é que posso criar HOME, BOOT, etc? Se eu criar primeiro uma partição e marcar como raiz, e depois outra partição como HOME, ele não vai instalar o linux em Home em vez de em Raíz? E como faço para uma pasta /Home seja compartilhada igualmente com todas as minhas distros? Qual a diferença entre a pasta /home que o próprio sistema cria e a /home que eu eventualmente venha a criar? Não seria a mesma coisa?

Em tempo: Vi que o mandriva também criou uma partição estendida, que na verdade é praticamente do mesmo tamanho da unidade real, o que, se somado, faria com que o disco de 1 tb passaria a ser de dois. Eu ainda não havia percido isso.


Veja como ficou:

http://www.portalrondonia.com.br/site/wp-content/uploads/2011/12/Screenshot.png


Posso dividir essa partição estendida em quantas partições eu quiser?


Outra coisa: porque o Mandriva e muitos outros linux não montam uma sequencia? Mas em vez disso, montam: sda1, sda2 e já pula para sda6?






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts