Estou testando o OpenMandriva LX 2013

1. Estou testando o OpenMandriva LX 2013

Rodrigo Zimmermann
bilufe

(usa Lubuntu)

Enviado em 18/02/2014 - 08:32h

Estou gostando muito de testar o OpenMandriva LX 2013 e visualizo nele recursos que deveriam estar presentes no Ubuntu e em outras distribuições. Como pode uma distribuição, o Ubuntu, dizer ser para leigos quando não possui ferramentas gráficas para gerenciar o computador?

Até agora não precisei digitar comandos em um terminal no OpenMandriva LX 2013, se estivesse recém instalado o Ubuntu eu estaria com uma tela preta fazendo um monte de ajustes que no OpenMandriva eu faço no "Configure o Seu Computador".

O tema do OpenMandriva é muito bonito, o menu do Grub é bem trabalhado, assim como o Plymouth e todo o restante (Ksplash e área de trabalho do KDE). Dá uma sensação agradável ao usar o sistema, e tudo está bem organizado.

Muitas configurações, que no Ubuntu só podem ser feitos pelo terminal, estão disponíveis no "Configure o seu computador", uma ferramenta gráfica que ajusta configurações do computador, serviços do sistema e outras funcionalidades. Muito bom!

Infelizmente os repositórios possuem poucos programas se comparados ao pacotes disponíveis no Ubuntu, e encontrei um problema ao instalar o Cinnamon que está nos repositórios mas mesmo assim dá erro de dependências.

De outro lado, o OpenMandriva já veio preparado para rodar filmes e músicas. O VLC Media Player está presente, o repositório me permitiu instalar o libdvdcss2 (para rodar DVD protegido) facilmente.

Vou continuar explorando este sistema... afinal de contas, após ter iniciado com o Suse no mundo Linux (quando o OpenSuse sequer existia) experimentei o Mandriva 2006 que me impressionou na época. Logo depois aderi a modas brasileiras, como o Kurumin e o Biglinux, depois entrei para o clube do Linux Mint e em seguida para o Ubuntu.

Pretendo fazer um artigo sobre o OpenMandriva.


  


2. Re: Estou testando o OpenMandriva LX 2013

Rodrigo Zimmermann
bilufe

(usa Lubuntu)

Enviado em 18/02/2014 - 09:11h

Infelizmente o fórum do OpenMandriva é pouco movimentado. Quem sabe eu poderei ajudar no futuro! No momento, estou postando alguns questionamentos por lá.

Estive verificando o site pkgs.org e visualizei que existem cerca de 20.000 pacotes para o OpenMandriva. Quando estiver em casa, vou verificar se todas as fontes de softwares estão habilitadas e caso necessário, adicionar novas fontes.


3. Re: Estou testando o OpenMandriva LX 2013

Rodrigo Zimmermann
bilufe

(usa Lubuntu)

Enviado em 18/02/2014 - 12:40h

Apesar do OpenMandriva ter uma ótima interface gráfica que é bem intuitiva, belíssimo tema e um centro de controle de dar invejas, não recomendo a usuários novatos no mundo Linux. Isto porque a instalação de programas não é uma tarefa para leigos, é necessário ter algum conhecimento.

Primeiro porque o sistema não vem com nenhuma fonte de software habilitada, é necessário baixar uma lista de repositórios. Isto é fácil, mas leigo algum saberá que precisará fazer esta artimanha para poder ver o "Instalar/remover aplicativos" funcionar. Além disto, é necessário ter um pouco de conhecimento sobre os aplicativos existentes para Linux.

A interface de instalação de softwares não é nada intuitiva. Há a opção de usar o Rosa Software Center, mas o usuário precisa instalar e nos meus testes o programa abriu vários minutos após ter clicado em seu ícone, e abriu sem mostrar aplicativo algum. Obviamente um leigo não vai se sentir nada confortável.

Outro problema do OpenMandriva, é que existem muitos diálogos que não estão traduzidos para o português. Eu sei ler inglês, mas minha esposa não... então logo darei tchau ao OpenMandriva. A grande verdade é que apenas o instalei para falar sobre ele no meu blog e fazer um artigo para o Viva O Linux.

Se as próximas versões do OpenMandriva oferecerem:
1. Uma interface mais amigável para instalar/remover programas;
2. Evitar erros de dependências e ter aplicativos 100% funcionais (Cinnamon dá erro de dependência, Rosa Software Center não funciona como deveria);
3. Interface 100% traduzida;
4. Mais pacotes de softwares;

Certamente o OpenMandriva será uma grande distribuição Linux.


4. Re: Estou testando o OpenMandriva LX 2013

Rodrigo Zimmermann
bilufe

(usa Lubuntu)

Enviado em 18/02/2014 - 12:47h

O que vi de bom no OpenMandriva:

1. Centro de Controle intuitivo e que permite ajustes avançados que no Ubuntu só se faz no terminal;
2. Controle de horários para acesso à internet;
3. Pouca necessidade de abrir o terminal (menor necessidade do que se estivesse usando Ubuntu);
4. Tema belíssimo e agradável;
5. Interface intuitiva, sem deixar de ser inovadora e inteligente;
6. Pronto para reproduzir vídeos e músicas;
7. Repositório com flash player e libdvdcss2;
8. A interface é KDE, mas dá aquela sensação de estar utilizando Gnome;
9. Integração entre os aplicativos, você nem percebe se um aplicativo é QT ou GTK.

O que vi de ruim no OpenMandriva:
1. Gerenciamento de software nada amigável ao usuário leigo;
2. Softwares com erros de dependências ou que não funcionaram como deveriam;
3. Diálogos e aplicativos que não foram traduzidos para o português;
4. Poucos softwares se comparado ao Debian e Ubuntu;



5. Re: Estou testando o OpenMandriva LX 2013

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 18/02/2014 - 14:37h

OpenManriva-LX tem uma instalação fácil e rápida. Só que não achei a opção de instalar na própria partição apenas na sda.
Seria minha .rpm se não conhecesse Mageia há 2 anos.



6. Re: Estou testando o OpenMandriva LX 2013

Juliano Vatre
vatrinux

(usa Outra)

Enviado em 03/03/2014 - 23:24h

Quando foi lançado, eu baixei a iso e instalei no VBox. Também gostei muito mas nada me faz largar o Debian. Hoje, exatamente neste dia, resolvi reinstalar o OpenMandriva em dual boot com o Windows (mas continuo com o meu Debian no HD principal). Andei tendo alguns problemas mas que consegui resolver facilmente. Estou gostando muito dessa distro. Também estou baixando o Mandriva 2011, vou instalar no VBox, afinal já realizei o download do Mandriva 2010 mas nunca cheguei a utilizá-lo. Vai ser só por curiosidade mesmo! Espero que o OpenMandriva evolua cada vez mais e mais, assim terei uma distro .rpm em que poderei usar no lugar do Fedora. Sei que existe o Mageia mas continuarei testando o OpenMandriva até que mude de idéia!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts