Linux e Lubuntu [RESOLVIDO]

1. Linux e Lubuntu [RESOLVIDO]

Ruiz Alvarez Pedro Saul
RuizAlvarezPedro

(usa Lubuntu)

Enviado em 19/01/2021 - 21:14h

Linux e Lubuntu são a mesma coisa?


  


2. MELHOR RESPOSTA

Bilufe
bilufe

(usa KDE Neon)

Enviado em 19/01/2021 - 21:54h

Linux é um kernel, também chamado de núcleo, que é usado para construir diversos sistemas operacionais. O kernel serve de ponte entre os aplicativos e o hardware real.
Com o kernel Linux são construídos diversos sistemas operacionais, entre eles: Android, Cyanogen, Tizen, WebOS, Mobian, Armbian, Debian, Ubuntu, Fedora, Red Hat, CentOS, Clear Linux, Slackware, Mandriva, Mageia, Arch Linux e muitos outros.

Popularmente chamamos os sistemas operacionais com kernel Linux para desktops / servidores de distribuições.

O Ubuntu é a distribuição mais usada no mundo. Ele é baseado no Debian.
O Ubuntu é mantido pela empresa inglesa Canonical, do milionário sul-africano Mark Shuttleworth.
A comunidade do Ubuntu criaram os sabores do Ubuntu, que são versões com interfaces diferentes do Ubuntu. Há também grupos de desenvolvedores e usuários independentes que remasterizam o Ubuntu, é o caso do Linux Mint, Biglinux, KDE Neon, Pop OS e outros. Cada sabor ou remasterização adicionam ou removem coisas, tornando o sistema diferente, geralmente o objetivo é atender usuários que gostam que as coisas sejam diferentes.

Os sabores oficiais do Ubuntu são:
- Kubuntu: usa a interface KDE, que é muito parecida com a do Windows, mas é bastante configurável. Você pode personalizar ao seu gosto e a interface pode ficar até mesmo idêntica a do OS X.
- Ubuntu Mate: no passado, a interface padrão do Ubuntu (Gnome) era muito amada por diversos usuários. Considerando que os desenvolvedores do Gnome reconstruíram todo o ambiente gráfico, outros desenvolvedores que não ficaram satisfeitos com os resultados fizeram um fork do Gnome antigo (versão 2.x) e nasceu o Mate.
- Xubuntu: usa a interface XFCE, que é considerada uma interface leve e bastante configurável. Ela se parece muito com a versão 2 do Gnome, embora tenha diferenças consideráveis.
- Lubuntu: usa a interface LXQT, que consome poucos recursos do computador e mesmo assim oferece uma área de trabalho completa.

As principais remasterizações baseadas no Ubuntu são:
- Linux Mint: é oferecida com diversos ambientes gráficos (Cinnamon por padrão, XFCE ou Mate). Sua principal característica é oferecer um conjunto de aplicativos próprios para instalar programas, gerenciar atualizações e aplicativos básicos como calculadora, visualizador de imagens e editor de textos. Dificilmente há grandes mudanças na interface e no sistema em geral, anos após anos o sistema parece sempre o mesmo (o que é bom para quem não gosta de reaprender as coisas). Também oferece uma versão baseada no Debian.
- ElementaryOS: é uma distribuição que tem uma interface própria, o Pantheon Shell, muito parecida com o OSX. Tem aspectos de design próprio. Sua principal característica é a loja de aplicativos que permite comprar aplicativos pelo valor que quiser, inclusive R$0,00.
- PopOS: é uma distribuição desenvolvida por uma empresa americana, o objetivo é ser integrada nos computadores da marca. Diferenciais: tem drivers de vídeo mais recentes (melhor para jogos), tem uma loja de aplicativos própria (embora os mesmos aplicativos que estão no Linux Mint), e o Pop Shell que deixa o gerenciamento de janelas similar ao que o i3 faz.

3. Re: Linux e Lubuntu [RESOLVIDO]

leandro peçanha scardua
leandropscardua

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/01/2021 - 22:16h

Linux é um conjunto e LUbuntu é um elemento desse conjunto.


4. Re: Linux e Lubuntu

João Cláudio de Alcântara
aguamole

(usa Lubuntu)

Enviado em 19/01/2021 - 22:40h

Linux é o kernel e todos os sistemas operacionais que usam o kernel Linux são sistemas operacionais Linux.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_(núcleo)">https://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_(núcleo)
A cara o site buga quando cola o link mais o final do link termina no ")"
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linux
Tem quem alega que o Android não é Linux(Os caras quer usufruir do kernel Linux e usar o nome Linux não quer).

CPU i5-8400 GTX 750 SofRaid 4xSSD 16GB DDR4 mesmo assim uso Lubuntu.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts