Juntar espaço de HD num servidor

1. Juntar espaço de HD num servidor

William Veras
williamveras

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/02/2019 - 19:48h

Olá pessoal, tudo bem?
Essa é minha primeira vês aqui no site, então peço desculpas se não classifiquei o tópico na categoria correta.

Seguinte: tenho um servidor de 4 TB. Comprei mais 2 TB nesse servidor, só que ele não ficou junto com os 4 TB do root, e sim em uma pasta separada.
Existe alguma forma pra juntar tudo em um único espaço?
Lembrando que não posso formatar o espaço de 4 TB, pois está lotado. O único espaço que posso mecher é os 2 TB.
Uso o Ubuntu 16.

Segue minha estrutura:
Sist. Arq. Tam. Usado Disp. Uso% Montado em /dev/root 3,6T 3,0T 433G 88% / devtmpfs 7,9G 0 7,9G 0% /dev tmpfs 7,9G 0 7,9G 0% /dev/shm tmpfs 7,9G 34M 7,8G 1% /run tmpfs 5,0M 0 5,0M 0% /run/lock tmpfs 7,9G 0 7,9G 0% /sys/fs/cgroup /dev/sdb1 1,8T 68M 1,7T 1% /var/www/html/downloads/hd2 /dev/sda2 361M 358M 0 100% /boot tmpfs 1,6G 0 1,6G 0% /run/user/1019 tmpfs 1,6G 0 1,6G 0% /run/user/0.

Agradeço desde já a ajuda!


  


2. Re: Juntar espaço de HD num servidor

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/02/2019 - 22:02h

Considere com cuidado a estratégia de espalhar um único sistema de arquivo em múltiplos discos. Na maioria dos casos, quando se faz isso, em lugar de ter um único ponto de falha, você passa a ter múltiplos: se qualquer dos discos falhar, todo o sistema de arquivos pode ser perdido. Back-ups efetivos ficam mais importantes do que nunca.

---

Se você tivesse usado LVM, poderia acrescentar o novo dispositivo ao volume group e aumentar o tamanho do(s) volume(s) lógico(s) e do(s) sistema(s) de arquivo(s) nele(s) contido(s).

Pela saída que você mostrou, não parece que você tenha usado LVM (ou então ele está oculto por nomes que não deixam isso aparente). Isso dificulta.

Você pode deixar a máquina indisponível enquanto mexe na disposição dos discos, ou tem de fazer tudo com a máquina no ar? Trabalhar off-line abre mais o leque de opções.

Eu recentemente precisei reinstalar um servidor corrompido sem perder seus dados, mas usando os mesmos discos. Eu vi que, se eu comprimisse os dados, daria para fazer tudo caber num HD externo que eu tinha disponível, embora sua capacidade fosse muito menor do que o volume de dados originais não-comprimidos. Isso me deu uma boa margem de manobra (eu só não podia perder o HD extreno durante a reinstalação, o que felizmente não aconteceu), mas o servidor teve de ficar fora do ar durante toda a operação.

No seu caso, se você conseguir comprimir os dados do HD de 4TB de modo a caber nos 2TB do HD novo (não vai dar se você estiver falando de 4TB de vídeo, que já é comprimido), você poderia copiar com compressão, criar a LVM contendo o HD de 4TB, copiar os dados de volta para esse HD, e depois estender a LVM para o HD de 2TB.

---

A forma de atuação mais simplista seria você eleger um diretório que caiba nos novos 2TB (e quiça continue cabendo pelos próximos meses) e mover o conteúdo do sistema de arquivos raiz para ele, e depois montar o disco novo por cima do diretório antigo.

De preferência, crie o novo sistema de arquivos com LVM. Assim será mais fácil crescer de novo, caso isso seja necessário no futuro.


... “Principium sapientiae timor Domini, et scientia sanctorum prudentia.” (Proverbia 9:10)


3. Re: Juntar espaço de HD num servidor

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 23/02/2019 - 23:16h


lvm seria uma boa nessa hora


4. Re: Juntar espaço de HD num servidor

William Veras
williamveras

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/02/2019 - 16:28h

Antes de tudo, muito obrigado pelo interesse em tentar me ajudar com isso.

De fato não uso lvm. Na verdade, entendo bem pouco de servidores.
Comprei esse servidor na Nocix (http://nocix.net), inicialmente 4 TB e agora mais 2 TB adicionais.

O servidor hospeda arquivos de um site para pessoas com deficiência visual, que tem como objetivo facilitar o acesso da pessoa cega a materiais que são bastante inacessíveis de se encontrar na net.

Não existe nenhuma maneira que eu não corra riscos de perder os arquivos?
Alguém aqui trabalha com isso e gostaria de fazer um orsamento pra tentar me ajudar?


5. Re: Juntar espaço de HD num servidor

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/02/2019 - 23:52h

Não existe nenhuma maneira que eu não corra riscos de perder os arquivos?


A rigor, você está sempre correndo risco de perder arquivos, a menos que você tenha contratado algum mecanismo de back-up junto com o serviço de hosting.

Se você tiver esse back-up automático do seu provedor de hosting, e tal serviço permitir uma forma fácil de restauração, então o problema fica bem mais simples, pois qualquer coisa que ocorresse de errado durante a manobra poderia ser desfeita.

Mas você também poderia analisar o que está gastando esses 4TB. Se uma parte muito grande for de logs ou outros dados não tão essenciais para o seu negócio, você poderia evitar ter de copiá-los para outro lugar antes de fazer remanejamentos.

Seria importante também saber quanto tempo você poderia ficar com o site off-line.


... “Principium sapientiae timor Domini, et scientia sanctorum prudentia.” (Proverbia 9:10)


6. Re: Juntar espaço de HD num servidor

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/02/2019 - 10:44h

Não existe nenhuma maneira que eu não corra riscos de perder os arquivos?

-não
-toda vez que se faz redimensionamento de disco há riscos de termos problemas tanto que o próprio gparted dá o aviso e pergunta se deseja prosseguir com operação








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts