Pacotes científicos para o Linux do meu pai

1. Pacotes científicos para o Linux do meu pai

Gabriel Oliveira da Silva
Gabrielz

(usa Arch Linux)

Enviado em 30/06/2015 - 14:06h

Meu pai decidiu "renascer" um velho computador aqui da casa. E para isso, ele decidiu que colocássemos algum Linux (ele não sabe o que é Linux direito, embora já tenha usado o Kurumin em 2006 durante algumas semanas). O principal objetivo do meu pai nessa máquina é usá-la para cálculos matemáticos, trabalhar com programas de física e com o LaTeX.

Por isso, pretendo instalar o Linux Mint + Fluxbox, para que o processador "entre em ritmo", e também devido às configurações de hardware e à experiência do meu pai com o sistema do pinguim, além instalar os pacotes mais úteis.

Sendo assim, poderiam me dar uma lista monstruosa de pacotes matemáticos, físicos e de LaTeX para a instalação? Um dos programas que ele usa muito é o Maple.


  


2. Re: Pacotes científicos para o Linux do meu pai

Zhu Sha Zang
zhushazang

(usa Gentoo)

Enviado em 30/06/2015 - 15:46h

Rapaz, depende do que seu pai vai usar. Lembrando que o Maple, já está na versão 2015 e é pago. Pesaaaaaaaaaaado. Nada como uma procura no kick**** cof, cof, da vida né?

Você não passou as configurações da máquina antiga, então fica esperto quanto a lentidões devido a placa de video precária (na geração de gráficos), I/O lento (na leitura de arquivos.txt gigantes), falta de RAM (abrindo vários programas ao mesmo tempo).

Cálculo matemático requer processamento. Estes dias, trabalhando com matlab, ele devolveu um cálculo 1h:15min depois. Isso por que era uma "simples" soma com 10^15 algarismos. RAM e PROC são imprescindíveis.

Alguns software que uso: R, glpk, mathomatica, wxmaxima, scilab, matlab, maple, Wolfram Mathematica, gnuplot, octave, rstudio, qtiplot, rkward, lpsolve, geogebra, celestia, calcoo, avogadro, etc.

Atenciosamente

---
Hail Hydra!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts