seminário [RESOLVIDO]

1. seminário [RESOLVIDO]

anderson allan
AndersonAllan

(usa Outra)

Enviado em 16/04/2013 - 10:06h

sou novo na utilização do linux, mesmo assim me identifiquei muito com essa ideologia e sobre as potencialidades desse sistema, faço graduação em tecnologia em telemática e nenhum grupo queria pegar o tema linux em um seminário,eu e mais duas pessoas entusiastas nos aventuramos assim mesmo, loucos não? enfim queria algumas opiniões concretas sobre questões de jogos no linux e softwares como photoshop se tem algum equivalente para o linux e falar um pouco sobre essa equivalência,e sobre o Libre Office ou algum outro software que tenha equivalência com o pacote office da microsoft,estou atrás de ponto de vistas baseados em experiências com esses pontos,estou estudando muito, não para afetar a imagem do windows e sim apresentar um novo caminho que é o SO livre e o linux. obrigado por sua atenção e tempo gasto respondendo este tópico.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 16/04/2013 - 12:35h

Bom, a questão básica entre LibreOffice (e agora temos Apache OpenOffice) e o Microsoft Office é que os dois primeiros não se popularizaram porque a Microsoft detém o mercado de sistemas operacionais para desktop e entre esses aplicativos há uma diferença de formatação, além de outras diferenças.
Ou seja, você recebe um arquivo do editor de texto, por exemplo, LibreOffice (ou do Apache OpenOffice) e abre no Office da MS, ele se apresenta um pouco desformatado e vice versa. Entre o Excel e o Calc também. Então essa é uma das dificuldades encontradas para quem utiliza um daqueles dois softwares livres.
Uma solução seria utilizar o software livre Wine que simula o Windows Microsoft no Linux através de uma API.

Para concretizar cito uma experiência prática: eu trabalho em um órgão público e tentamos migrar para o Linux, porém o pessoal teve uma certa resistência em aprender a utilizar novos programas (e não tiro a razão deles).
A questão é técnica e emocional. Técnica pela diferença de formatação e emocional porque os arquivos recebidos chegam no formato do Word e o pessoal reclamava que perdia muito tempo acertando a formatação e, ao enviar os arquivos (para empresas, particulares, outros órgãos públicos, etc) recebiam emails de volta pedindo para enviarem os arquivos no formato do Word ou do Excel.

Em relação ao Photoshop, temos o Gimp no Linux, que é um ótimo editor gráfico (editor de imagens), porém enfrenta a mesma resistência anterior.

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Migracao-para-Software-Livre/Broffice-e-Libreoffice-x-MS-office/

http://www.hardware.com.br/comunidade/docs-compatibilidade/1253638/

http://www.openoffice.org/pt-br/

http://pt-br.libreoffice.org/

http://www.gimp.org/

http://www.j4l.com.br/

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Jogos-para-Linux/

3. Re: seminário [RESOLVIDO]

wellington
wellingtonsr

(usa Slackware)

Enviado em 16/04/2013 - 10:18h

Aqui no vol mesmo você encontrará material muito bom pro seu seminário. Faça uma busca e encontrará o que precisa.


4. seminário

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/04/2013 - 12:06h

Primeiro parabéns por sair da mediocridade. O homem que pensa igual a todos os outros é como uma rês na manada de gado.
Para fazer diferente precisa pensar diferente.
2-O Linux não é uma ideologia. Na escandinávia, não há outra ideologia, há outra mentalidade, onde contribuir com a sociedade é uma honra, uma demonstração de competência. Para os bons,os melhores lugares. Não existe caridade, o que existe é uma percepção racional sobre a necessidade de cooperação /participação

3-O equivalente ao photo-shop é o GIMP. Ambos são vetoriais e usam camadas.

4-O MS office não é lá tão diferente do Open-office ou Libre-office, nem do IBM-LOTUS, que também é freeware, mas não é opensource. A rigor o MsOffice tem muita parafernália além do necessário, faz parte do marketing. Todos abre os formatos doc, xls, docx ppt e assim por diante. A coisa pega nas macros onde o VB da microsoft não é totalmente ISO. Ao abrir arquivos com muitas macros , perde-se os comandos das macros.


5-Escrevi um artigo sobre o opensource com base na teoria dos jogos. http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Filosofia-do-Open-Source-um-novo-jogo/
Esse artigo é para abrir a mente. Não é algo para o nível de graduação, é para um MBA, mas para pessoas que não tem medo do conhecimento vale a pena ler. Não é tão longo assim.
A teoria dos jogos é algo ainda em desenvolvimento. Há muita coisa na internet.

6-Trate o Linux e o open source como um sistema operacional/informática. Há aqueles que entendem o Linux como religião (Absurdo !).



5. Re: seminário [RESOLVIDO]

anderson allan
AndersonAllan

(usa Outra)

Enviado em 30/04/2013 - 09:39h

Muito obrigado pela a ajuda =)






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts