Windows 7 usa código do Linux, admite MS

1. Windows 7 usa código do Linux, admite MS

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 16/11/2009 - 16:24h

"SÃO PAULO - A Microsoft admitiu que uma ferramenta utilizada no Windows 7 usa códigos desenvolvidos pela comunidade Linux e liberados sob licença GPL v2.

A ferramenta em questão é um conjunto de códigos usado para tornar mais rápido o boot do Windows 7 em netbooks. A presença de códigos Linux no Windows 7 já havia sido apontada por programadores da comunidade Linux, mas só agora recebeu uma confirmação pública da Microsoft.

Em blog, o gerente da Microsoft para open source 7 Peter Galli afirma que “após uma investigação preliminar” a companhia constatou a presença de códigos Linux na versão do Seven para netbooks.

Galli disse que o recurso foi desenvolvido por parceiros, o que segundo ele não diminui a responsabilidade da Microsoft no caso, já que a companhia deve saber que códigos seus fornecedores estão usando.

O uso de códigos Linux pela Microsoft não é necesseriamente errado do ponto de vista legal, já que a licença GPL v2 torna os códigos publicados sob essa versão livres para uso. O GPL v2 exige, no entanto, que o resultado dos códigos livres também seja livre e aberto para qualquer usuário, o que não era o caso do recurso para boot do Windows Sete.

Para evitar conflitos, a Microsoft anunciou que tornará públicos os códigos da ferramenta de auxílio ao boot que leva informações criadas pela comunidade Linux."

Será que a M$ vai ter que abrir todo o seu codigo se quiser melhorar ou trazer alguma novidades em seus produtos.

Em outra materia no mesmo site um funcionario diz que tem copia do Mac, mais a mesma não adimite rss

http://info.abril.com.br/noticias/ti/windows-7-copia-mac-os-diz-funcionario-12112009-12.shl


  


2. Re: Windows 7 usa código do Linux, admite MS

André
andrezc

(usa Debian)

Enviado em 16/11/2009 - 16:31h

E a semelhança entre o Win 7 e o KDE 4 ? hehehe


3. Re: Windows 7 usa código do Linux, admite MS

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 16/11/2009 - 16:58h

Esqueci de colocar a fonte do texto:
http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/windows-7-usa-codigo-do-linux-adimite-ms-161120...

Isso a aparencia é visivel mais mesmo assim eles ainda não adimitiram isso,


4. Só isso?

Edgar Roberto Lemke
edgarlemke

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/11/2009 - 17:42h

Foi só isso? Pela performance do Windows 7 em relação ao Windows Vista e ao XP, acho que não foi só a ferramenta de aceleração de boot para netbooks...

Mas não tiro o mérito da Microsoft, ela muito provavelmente também deve ter se empenhado para criar algo.

Eu só não entendi como a Microsoft se acha no direito de pegar o código que já era aberto, utilizar e só depois anunciar que vai abrir o código modificado.
GPL rulez!


5. Re: Windows 7 usa código do Linux, admite MS

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 16/11/2009 - 18:28h

olha, não é proibido copiar coisas de cógico GPL.
Não fizeram nada proibido. as tecnologias que não estão protegidas por patentes, livres ou de domínio público, estão aí para serem usadas, não é preciso re-invertar a pólvora, é só comprar, ou copiar a pólvora!
pelo que ouvi dizer do seven, tudo foi re-inscrito, até o kernel.
olha eu testei e não desgostei, é grande e bonito como o Vista, mais rápido que XP. entre os Windows, é o melhor deles...
Bom semelhança entre KDE 4 e Seven, ou Vista, eu não veja tanta.... claro tudo o que é moderno parece UM POUCO MacOS.... mas se me lembro, X-Window, rotinas de janelas, ponteiros etc... são de código aberto e são multiplataforma.
Parecido seria o que?, claro , tudo tem menu, janelas, barras, botões piscantes etc... o fato do botão se chamam K e não iniciar é um detalhe....
transparências? brilhos? cubo? olha não é igual não... Windows Seven não chega nem ao pés do que se pode fazer com Kwin, quem dirá com Compiz (que se pode fazer tudo o que se faz com Kwin e muito mais!)...
se um dia fizerem um Win que roda um cubo rápido na tela, só com CTRL+ALT+tecla de seta (como faz compiz), olha, vai precisar de um supercomputador... Em Win a memória de vídeo não dá nem pro começo...., ela usa paginação o tempo todo!
Lembro a vcs que memória de Windows trabalha em blocos, não é gerenciamento de memória direto como os sistemas que tem Unix como Origem
Resumindo, não acho win 7 e KDE tão parecidos, porém tudo parece mac um pouco.
sobre microsoft copiar MAC, olha já aconteceu.
a Microsoft foi processada pela Apple, pq as janelas, bordas, até a ampulheta do Windows 3.1 eram iguais ao Mac da época, até o formato da janela e as fontes default, o quew para mim indica que pelo mensos partes das sub-rotinas ou do código-fonte foi copiado.


6. Re: Windows 7 usa código do Linux, admite MS

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/11/2009 - 00:21h

rapaz, queria ver alguem vir cobrar a patente da pólvora estando no lado da boca de ferro...

A Microsoft é uma empresa bem sucedida não porque tem bons produtos, mas porque o Bill Gates é ligero que só ele. Eu odeio o Windows; mas acho a Microsoft bacana como empresa, pois o idealizador foi capaz de negociar seu caminho, fez fortuna com uma fumaça que não valia nada... no filme do vale do silício lá mostra ele catando código na lixeira, rachei até de ver aquilo...

Mas que ele é bem sacana em alguns aspectos isso ele é... se ninguém dá o grito passava batido e ele aproveitava a idéia da comunidade pra ser fazer mais ainda...

Ele copiar o MacOSX não é novidade, a tendência é ele aproveitar o que presta do Open Source e manter a compatibilidade binária com os vírus, digo, com os programas anteriores... ai ele vai produzir um SO mais eficaz, que roda com rapidez todos os vírus, worms e coisas afins, porque o pessoal da Norton, da McAffee, etc, precisa comer também, ne??? Eu vi o 7 no extra rodando num pc e achei que era "o que o gato enterra". rápido??? é sim... Mas num pc Core 2 de 2.0GHz com 4GB de memória até minha vó fica ligera... e sem cadeira de roda!!!


7. Re: Windows 7 usa código do Linux, admite MS

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 17/11/2009 - 01:00h

Também não sou fã da MS, mas admito que o 7 é rápido, gostoso de usar e bonito (até porque parece o KDE 4, ou não parece?).

E se a segurança foi melhorada em relação ao Vista, só usando por alguns meses para saber.

A verdade é que a MS deu uma bola fora com o Vista, o que fez crescer o uso do Linux e do OSX. Com o 7 a bola foi dentro e aos adversários resta contar com seus próprios méritos para continuar a crescer.


8. Re: Windows 7 usa código do Linux, admite MS

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/11/2009 - 01:37h

nai.. da ms eu simpatizo, eu nao tolero é o windows mesmo...rsrs

uma vez preenchi curriculo pra trabalhar la, ai tinha a classica: POR QUE VOCE QUER TRABALHAR NA M$? eu coloquei: porque ao inverso dos produtos que vende, é uma empresa solida, estavel e séria, e já o que o Bill Gates tá cheio da nota, ele podia dar um pouco dela pra mim a título de salário, pra eu sabotar os pcs da empresa com Linux.

nunca me chamaram e não consigo imaginar o motivo...rsrs


9. Re: Windows 7 usa código do Linux, admite MS

César...
cesar

(usa CentOS)

Enviado em 17/11/2009 - 06:46h

Pelo menos admitiram que usaram o código de licença GPL, agora quero ver eles disponibilizar os código deles...




10. tudo mentira...

Leonardo Fagundes
leonardofagundes

(usa Mandriva)

Enviado em 17/11/2009 - 08:50h

Primeiro: O Windows 7 não contém código GPL.

Segundo: O componente em questão é o WUDT - USB/DVD Download Tool, que é uma ferramenta para criar USBs bootáveis, e não para tornar o boot do Windows mais rápido. Isso nem faz parte do Windows, mas sim está disponível gratuitamente para download.

Terceiro: Essa ferramenta foi desenvolvida por um terceiro que utilizou trechos do código GPL v2, e não código "do Linux".

Blog oficial do Peter Galli:
http://port25.technet.com/archive/2009/11/13/update-on-the-windows-7-download-tool-or-microsoft-to-o...






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts