VIA e SiS: apelo aos seus odiadores.

1. VIA e SiS: apelo aos seus odiadores.

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 24/12/2009 - 13:08h

Olá Pessoal,

Já perdi as contas de quantas vezes respondi tópicos relacionados a problemas de driver para o Linux das empresas VIA e SiS. É fácil encontrar usuários que compram computadores baseados nos chipsets desses fabricantes e se decepcionam pela falta de suporte do Linux. O pior de tudo é que atualmente eu sou um desses usuários.

Por razões de não valem a pena explicar aqui, tiver que abrir mão do meu laptop baseado no chipset da Intel, que tinha tudo funcionando perfeitamente com o Ubuntu 9.10, e voltar a usar o meu velho (e odiado) Positivo Mobile v146, que é baseado no maldito chipset VIA.

A questão é que no Ubuntu 9.10 não consigo habilitar o efeitos do Compiz (já esperado) e pra completar o áudio tá um porcaria. Já tentei várias soluções pro driver de vídeo e nada! E depois de perder o dia todo ontem tentando fazer funcionar, mais uma vez chego à conclusão que é melhor adquirir um novo laptop, baseado nos chipsets da Intel, nVidia ou AMD.

Bem, o apelo é que vocês divulguem o máximo que puderam a quem pretende usar o Linux para que não compre computadores com periféricos da VIA e da SiS. A justificativa disso é que os problemas de funcionamento de hardware fazem muitos usuários desistirem do Linux ou acharem que ele é ruim. Alguém tem que explicá-los que a culpa não é do Linux, e sim dessas empresas que não têm "capacidade" para fabricar drivers para as nossas diversas distribuições.

Desde já agradeço o apoio. Abraços!


  


2. Re: VIA e SiS: apelo aos seus odiadores.

Rafael Andrade
rafaelskater

(usa Debian)

Enviado em 24/12/2009 - 17:48h

Pods crer
como você viu no topico fiz,eu também já aprendi a lição!


3. Re: VIA e SiS: apelo aos seus odiadores.

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/12/2009 - 19:21h

Acho pessoalmente que não seria ético dizermos OFICIALMENTE para alguém não comprar produtos do fornecedor A ou do fornecedor B.

Aquilo que afirmamos aqui no VOL tem mais peso a cada dia que se passa.

Claro que determinados fabricantes não estão nem aí para as reais necessidades dos usuários, e por isso mereceriam ser lançados no poço do fedor eterno.
Eu mesmo já adotei a seguinte postura:
Não compro um periférico sequer que não tenha suporte a Linux - ou oficial ou por iniciativa das diversas comunidades Linux espalhadas pelo mundo inteiro.
Uma andorinha só não faz verão, mas é bem possível que já existam outras pessoas por aí afinadas com esse meu pensamento.
A parte que julgo ser de minha responsabilidade, essa estou fazendo.
E estou feliz assim.



4. Ético?

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 24/12/2009 - 20:06h

Olá Sérgio,

Como assim não ético? Você não poderia usar um palavra diferente. Essa anda me torrando a paciência, afinal os nossos políticos categorizam o ato de roubar como algo antiético. Pelo amor de Deus!!!

Nada ético é o que a VIA e SiS fazem com os usuários do Linux, promovendo o Windows na cara dura! E os fabricantes brasileiros de computadores então? Alguns vendem seus computadores com uma distribuição Linux de fundo de quintal baseada numa distribuição derivada³ do Debian. Aí quando você liga pra eles pra perguntar sobre o suporte na sua distribuição famosa e muito utilizada, eles te dizem que o equipamento deles só foi homologado com a distribuição Linux deles e com todas as outras versões do Windows. Essa foi uma das respostas indecentes que eu recebi um vez dos empregados da Semp Toshiba Info. Tenha santa paciência!

Além do mais, se não falarmos os nomes das empresas, como os outros usuários vão ter conhecimento que elas não são suportadas? Bem, desde que eu não esteja mentindo nem exagerando nos ataques, os meus depoimentos são legítimos e legais.

Abraços.


5. Re: VIA e SiS: apelo aos seus odiadores.

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 25/12/2009 - 11:26h

Concordo com Edilton, vejo a sua revolta como de um consumidor insatisfeito e não como um autor de um artigo, matéria ou vendedor concorrente, isso sim seria antietico, agora, mostrar a sua insatisfação não acho não, e até acho que reclamamos e divulgamos muito pouco, vejo que muitos usuários ainda acha que o problema é do Linux e não dos fabricantes, por isso eu concordo!
Tem que bater e com força!


6. Re: VIA e SiS: apelo aos seus odiadores.

Rafael Andrade
rafaelskater

(usa Debian)

Enviado em 25/12/2009 - 11:27h

A questão é que se VIA não da suporte aos usuários linux,os usuários linux também não dão suporte a VIA


7. Re: VIA e SiS: apelo aos seus odiadores.

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 25/12/2009 - 15:57h

É isso aí, Rafael.

Não sou contra o boicote aos fabricantes de meia-tijela, e o que eu disse é que não recomendaria que o VOL, nesse caso equiparado a uma instituição (pela enorme importância que passou a ter) OFICIALIZASSE ou endossasse esse boicote.

Aqui se cuida da liberdade de expressão individual, acho que é por aí, e individualmente vamos expressando nosso apoio, nossa satisfação, nossa indignação, nossas lamentações, tudo que seja necessário.

Particularmente, da mesma forma que você, continuarei botando a boca no trombone contra essas organizações de má vontade ou de má fé.

Portanto, não sou contra que alguém venha reclamar e que venha a proceder dessa ou daquela formas, apenas sou de opinião que não se deve oficializar certas atitudes EM NOME DESTA COMUNIDADE.

Espero que tenha ficado claro. Trata-se da minha opinião, e nada mais.



8. Re: VIA e SiS: apelo aos seus odiadores.

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 25/12/2009 - 17:43h

Quem se dispuser a usar Linux deve pesquisar um pouco antes, concordam?

Uma pesquisa básica vai trazer ao conhecimento do interessado (futuro usuário, talvez) que determinados fabricantes de hardware não têm interesse em suportar o Linux. Trabalham esses fabricantes com apenas um SO em mente: Windows.

Mas, como é fácil perceber, a divulgação do nome desses fabricantes de "mentalidade curta" está por toda a grande rede. E, ao menos para mim, isso é o quanto basta para a defesa dos usuários/consumidores de Linux.


9. Re: VIA e SiS: apelo aos seus odiadores.

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 25/12/2009 - 17:54h

Eu entendi que o foi dito no texto e principalmente no trecho:

"Bem, o apelo é que vocês divulguem o máximo que puderam a quem pretende usar o Linux para que não compre computadores com periféricos da VIA e da SiS"

É para nós "usuarios" de linux recomendar outros fabricante, como disse:
"vejo a sua revolta como de um consumidor insatisfeito e não como um autor de um artigo, matéria ..."

Agora se foi dito no sentido do "VOL" oficializar alguma coisa, eu NÃO CONCORDO.

Fica a cargo de cada um, e não do site VOL fazer campanha, porém, o espaço "forum" é livre para criticas publicas.

E a comunidade não se esqueceu da VIA nem da SIS, tendo em vista os grandes esforços feito para melhor o suporte à esses fabricantes, mas esforços apenas
de um lado, fica complicado.


10. Re: VIA e SiS: apelo aos seus odiadores.

Ricardo Libanio
riesdra

(usa Debian)

Enviado em 25/12/2009 - 18:08h

estas empresas não fazem o correto nem no windows, agora no linux menos ainda, a SIS na minha opinião é a pior delas.

mas se olharmos pelo lado do apoio, não deveríamos comprar produtos da ASUS, pois a mesma já soltou uma campanha que seu Eee PC funciona melhor com sistema windows, mas nem por isso deixei de comprar e apreciar seus produtos.



11. Re: VIA e SiS: apelo aos seus odiadores.

Rafael Andrade
rafaelskater

(usa Debian)

Enviado em 25/12/2009 - 20:23h

Pois é Texeira
Pelo que eu entendi
o objetivo deste tópico é simplismente divulgar a falta de suporte ao linux para usuarios windows que querem migrar para o linux
eu como exemplo comprei 3 placas mães com chipiset VIA
e agora?
se eu tivese me informado antes a situação estaria bem melhor
sobre o caso da oficialização,só seria possivel se a propria VIA oficialiasace definitivamente a falta de suporte para linux,
ai sim qualqer um membro desta comunidade poderia divulgar essa oficializasão da VIA sem perder sua ética
Mas também entendo sua preocupação com que os membros da comunidade dizem


12. Acho que concordamos.

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 25/12/2009 - 20:40h

Olá,

O meu apelo não foi feito aos usuários do VOL, mas aos usuários do Linux que sabem o quanto é desagradável ter um equipamento baseado nos chipsets da VIA e da SiS. Eu não faria isso por dois motivos. Primeiro porque acho realmente que há coisas mais importantes para o VOL tomar partido, além do que optar por tal empresa ou por outra pode ser complicados em diversos sentidos. O segundo é pelo fato, acreditem ou não, de que alguns usuários do Linux defendem essas empresas. Eu não tenho exemplos quanto à SiS, mas quanto à VIA, há uma discussão minha com um usuário do openSUSE aqui:
http://forums.opensuse.org/tech-news/421513-chip-maker-via-joins-linux-foundation-4.html

Trata de um anúncio que a VIA fez de se juntar à Fundação Linux. Porém, até agora, pelo que parece é muita promessa e pouco resultado.

Quanto ao post do André, eu não concordo que quem queira usar o Linux tem que pesquisar pra saber o que funciona com o sistema. É como se você dissesse que pra começar a usar o Linux já tem que começar sabendo. Mas isso não acontece, e se não explicarmos o porquê de o Linux ter tantos problemas de reconhecimento de hardware, é capaz desses usuários desistirem do Linux já na instalação, você não acha? Sem falar que tem o fato de que a maior parte dos usuário faz das tripas e coração o dinheiro pra comprar um computador. Aí quando o cara consegue tem a decepção de não ter o sistema funcionando com o sistema que ele quer usar. Isso é tão frustrante, que eu mesmo já pensei em ficar usando o Vista com esse laptop - o original que veio nele - enquanto não tenho dinheiro pra compra o VAIO todo Intel com adaptador da nVidia dos meus sonhos (rsrs).

Abraços.



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts