O OpenSUSE e as patentes

1. O OpenSUSE e as patentes

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 29/04/2011 - 15:39h

Olá pessoal,

Esta semana andei testando o openSUSE 11.4. Depois de não conseguir resolver um problema que é moleza no Ubuntu, desisti da distro. Porém o que mais me chamou a atenção não foi este problema em particular, e sim o fato de que o openSUSE anda defendendo patentes.

Tudo começou porque a renderização de fontes no KDE 4.6 não é tão boa quanto estou acostumado no Ubuntu. Depois de uma busca rápida na Internet, encontrei uma forma de ativar a renderização com “um clique”. O problema é que na instalação dos pacotes necessários, fui advertido várias vezes que o que eu estava fazendo violava patentes da Micro$oft e da Apple. Aí me perguntei, mas por que esses avisos não são mostrados no Ubuntu? Depois lembrei de ter lido em algum lugar que a Novel apoiava a Micro$oft na brica pelas patentes que teoricamente o Linux viola (alguém sabe a referência).

Com relação às patentes, eu acho que a sua existência só prejudica a humanidade e favorece uns poucos que gosta de esconder conhecimento, como a Micro$oft. Além disso, devido a elas podem ocorrer absurdos que persistem durante anos. Esse é caso, por exemplo, de empresas brasileiras que ficaram impedidas de comercializar produtos derivados do cupuaçu durante 5 anos (CINCO ANOS!!!) porque uma empresa japonesa patenteou o nome “cupuaçu” (puta sacanagem). Olhem aí: http://goo.gl/2S8yX

Então, o que acham disso?


  


2. Re: O OpenSUSE e as patentes

Alex
Lordmetalex

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/04/2011 - 15:59h

Se existe uma patente de algo, então tem que ser respeitada essa patente e a quebra dela pode causar transtornos ao usuário, acho que deve-se à isso, o referido aviso. Também concordo que Patente só enriquece uma minoria e prejudica o avanço tecnológico, mas por outro lado ela movimenta a economia, mantém o emprego de muitas pessoas.


3. Re: O OpenSUSE e as patentes

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 29/04/2011 - 17:21h

Amigo, resolver problemas da fonte no openSUSE aqui eu faço: Configuração do Sistema>> Aparencia e aplicativo>> Fontes::Habilitar>Usar anti-aliansing::Configurar>>Marcar:usar renderização subpixel:RGB>>Estilo de hiting:Leve , e ok! Reinicio o sistema e tudo resolvido! Nunca instalei qualquer programa para fazer isso, gostaria até de saber qual pacote precisou instalar?

Sobre as patentes é o Seguinte, a Novell acabou de ser vendida e junto forram 885 patentes, qual a consequência disso só o tempo dirá, eu uso a disto não pelas patentes que elas detinham, então que se F$%"elas, como disse o Stallman :"Patentes foram feitas para serem quebradas", ou algo parecido.




4. @dbahiaz

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 29/04/2011 - 19:58h

Então, eu também fazia isso, mas mesmo assim o resultado não é bom como no Ubuntu. Para melhorar existe essa wiki: http://opensuse-community.org/SubpixelHinting

Se você for na sessão "1-click install", aí aparece o aviso de violação de patentes.

@Lordmetalex

Quanto ao fato das patentes movimentarem a economia, não acredito que seja 100 % verdade. É verdade que as empresas vão investir em tecnologia para criar novas patentes e ganhar dinheiro com isso. Por outro lado, se alguém chegar no mesmo conhecimento fica sem poder desfrutar disso porque alguém chegou antes. Isso evidentemente impede que outras pessoas usem o conhecimento que está por trás da patente para criar mais conhecimento que é mais avançado. Portanto, eu só consigo conceber que patentes impõem um limite até onde um conhecimento pode ir e a extinção delas seria dar liberdade.

Sou mais radical ainda. Se as patentes forem mesmo responsáveis pelo nível de tecnologia que existe hoje e sem elas estivéssemos na Idade da Pedra, ainda assim eu preferiria um mundo sem patentes, pois ele seria mais igual, mais justo e mais democrático.

Você leu o link que envie? Ele mostra absurdos que podem acontecer pela existência de patentes.

Abraços.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts