E quem foi que disse que o Linux não dá pau?

1. E quem foi que disse que o Linux não dá pau?

Vitor Mangraviti
Vitor Mangra

(usa XUbuntu)

Enviado em 22/07/2008 - 19:04h

Eu vejo as pessoas amantes do Linux (assim como eu), gritarem pra todo mundo ouvir que "O Linux não trava".
Mentira! Trava sim! E não venham me dizer que a culpa é minha, porque não é.
Aconteceu hoje, agora há pouco:
Instalei o Linux Ubuntu 7.10. A primeira coisa que fiz ao carregar o sistema pela primeira vez foi instalar o driver restrito disponível pra placa de vídeo e em seguida, instalei todas as atualizações que foram sugeridas. Reiniciei, escolhi o Linux na lista de boot do grub. Carregou tudo direitinho. Como era de se esperar, alguns segundos foram necessários até que o sistema carregasse completamente. Aí, cliquei no lançador do Firefox, na barra de ferramentas. Para a minha surpresa, o sistema parou de responder e não saía do lugar. Como conhecia o Ubuntu, resolvi deixar alguns minutinhos pra ver se o sistema se recuperava: Nada... Resultado, tive de pressionar o botão "reset" no gabinete.
Eu sei que tem um monte de gente que vai dizer "você devia estar logado como root" e mais um monte de outras baboseiras...
Esse debate é pra pegar fogo mesmo...


  


2. Re: E quem foi que disse que o Linux não dá pau?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 22/07/2008 - 19:16h

Bem, mas é raro, geralmente é memória de video.
E ao apertar os reset.. aquel montão de danos nos arquivos e erros de journaling!
vc tentou fechao só o X com ctr+alt+backspace?


3. calma amigo

leandro de jesus fachola
leandrojf

(usa Big Linux)

Enviado em 22/07/2008 - 20:00h

calma amigo...tu esta muito estressado hehehehehe! O Linux é raro dar pau...eu uso Linux a 5 meses, ele só deu pau uma vez, tu tem q conhecer o seu pc, nao pode abrir mil coisas au mesmo tempo com 128 de ram por exemplo...mais de uma coisa eu te falo com certeza...Linux dificilmente da pau...acho que voce também deve saber disso tanto quanto eu, se não voce não estava usando linux....abraços



4. Re: E quem foi que disse que o Linux não dá pau?

Leandro Gomes
leandro go

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/07/2008 - 20:30h

meu velho relaxa...eu usei a distro 7.10 e não aconselho ninguem...a canonical não podia ter feito nada pior...(ainda bem que foram só 6 meses)vai pra versão 8.04 que o negocio vai melhorar tu vai ver...na 7.10 eu travei ele varias vezes e nem foi por tanta incompetencia assim...na 8.04 o negocio ta fluindo muito bem a melhor distro ja feita nos ultimos tempos...


5. Re: E quem foi que disse que o Linux não dá pau?

willian
tekmania

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/07/2008 - 21:13h

configuração tambem e importante para estabilidade do OS.


6. Sim...

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 22/07/2008 - 21:37h

...é raro + Dá pau mesmo, assim como qualquer outro sistema. Ainda mais se for mal configurado, não falo no seu caso especifico, mais da sim.


7. Re: E quem foi que disse que o Linux não dá pau?

Izabel
iz@bel

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/07/2008 - 22:13h

Um Linux bem configurado não dá pau!
No máximo ele pode travar por causa de memória.
Pelo menos, nos meus 5 anos de Linux, meu PC só travou por conta de memória.
[]'s


8. Claro que dá pau, mas...

Gilson Júnio Pacheco Silva
GilsonDeElt

(usa openSUSE)

Enviado em 22/07/2008 - 22:23h

travar, o Linux trava
dar pau, o Linux dá
mas depende de muito mais coisas que só o Linux
o meu deu pau um dia desses quando eu tava rodando o glxgears, pra testar a placa de vídeo (o driver da VIA dizem ser ruim e não funcionar 3D no Slackware, e o openchrome, que é o que eu uso, está em desenvolvimento ainda - placa de vídeo VIA on-board P4M800CE)

mas geralmente meu PC funciona à todo vapor e não dá pau
uso Slackware Linux, abro o Konqueror (navegador de Internet) frequentemente com mais de 30 abas, Kopete (MSN e IRC), KMail (e-mail), KGet (gerenciador de downloads), e mais alguns programas, e não trava, no máximo fica meio devagar (também, com 256 MB de RAM, acabo ficando só com 4Mb dela livre, e uso quase metade dos meu 768 MB de memória virtual).

Só cê vê meus screenshots que cê vê que eu meio que 'abuso' da memória do meu PC

Resumindo: não existe sistema perfeito e infalível
mas um sistema bem configurado pode chegar perto disso =)


9. Re: E quem foi que disse que o Linux não dá pau?

M01$3$
moisesmad

(usa Arch Linux)

Enviado em 22/07/2008 - 22:34h

as vezes com o ubuntu 7.10 no serviço tenho algum problema semelhante com o firefox, mas logo como root no modo texto (ctrl+alt+f1), mato o processo do mesmo, volto ao modo gráfico, e pronto tudo resolvido, resetar a máquina como no windows, não é a primeira solução no linux.


10. win98 travava por "criar barriga"

celio ishikawa
celioishikawa

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/07/2008 - 22:57h

é o linux trava, mas pelo menos não trava por tempo de uso como acontecia com win98 (de outros win não posso falar por não conhecer, mas a situação pelo jeito era triste até winXisPa). Um amigo meu recomendava reinstalar a cada 6 meses!

Enquanto isso linux trava mas quando vamos mexer no sistema. Ou então windows que era permissivo demais de permitir que programas mexessem demais no sistema e levasse a "telas azuis da morte".

Bom, já passei por situações bem ridículas também, como o sistema ter "travado" (ou melhor, entrar em situação insolúvel) quando excluí os paineis do Gnome e desliguei o computador. Aí o gnome dava erro grave quando reiniciado o computador e não dava para fazer nada, nem chamar terminal para tentar consertar...

Se for preciso reinstalar, espero que você tenha o /home numa partição em separado, pois aí desde o papel de parede até a posição de janelas permanece depois de reinstalar o mesmo sistema.


11. Re: E quem foi que disse que o Linux não dá pau?

Rafael Silva de Santana
fulllinux

(usa Slackware)

Enviado em 22/07/2008 - 23:15h

Uuahuaau... Gostei deste tópico, bom comigo sempre que deu pau foi por causa de mim mesmo hehe... Pelo contrário nunca deu pau... Uso Linux a mais de 4 anos todas as vezes que deu pau foi por minh própria culpa, é chato ter que adimitir isso mas é o que realmente aconteceu...

A ultima vês foi a pouco tempo quando comprei uma Gforce 7300, todo o problema estava no driver de video, sempre que instalava o driver proprietário... mas até me dar conta do ocorrido troquei fonte de alimentação... enxarquei de memória 4 gigas ram e até mesmo troquei aplaca de video por outra 7300 e ainda assim continuava o problema... resolvi testa-la por dois dias o Slackware sem o driver proprietário... e não mais deu pau então constatei que o problema estava no driver.

Para solucionar esse problema rebaixei o driver da Nvidia Gforce 7300 para uma versão anterior e não mais deu pau... então hoje uso o atual mais esperei sair uma versão superior do driver atual naquela da época. O meu assim como o seu só saia do travamento com um belo de um reset... uahuahuah

Portanto minha conclusão é temos que conhecer aquilo que usamos para assim saber onde está o nosso problema....

[]'s

(obs: na época tentei várias distribuições e ainda assim deu pau...só resolveu após rebaixar o driver)




12. Re: E quem foi que disse que o Linux não dá pau?

Thiago Branco Meurer
thiagopriest

(usa Debian)

Enviado em 22/07/2008 - 23:33h

Nunca te falaram do xkill?

Pow, reset tu brinca...

É claro que trava, mata o processo e abraço...

$ xkill






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts