Por onde começo minha distro? (Resolvido)

1. Por onde começo minha distro? (Resolvido)

Gilson Júnio Pacheco Silva
GilsonDeElt

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/04/2008 - 12:20h

Boa tarde!

Tô querendo começar a minha própria distro
(finalmente tô com tempo pra isso), mas ainda tô meio perdido, sem saber por onde começo.
Alguém se dispõe a ajudar?


  


2. Re: Por onde começo minha distro? (Resolvido)

Marcos Miras
marcosmiras

(usa CentOS)

Enviado em 14/04/2008 - 12:26h

Você quer criar uma distro? Ou utilizar um existente?

ps. Tenho que perguntar, pois não é sempre que vemos alguém querendo criar uma distro... rs


3. Re: Por onde começo minha distro? (Resolvido)

Gilson Júnio Pacheco Silva
GilsonDeElt

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/04/2008 - 13:08h

kolé Marcos!

Minha idéia é criar uma distro "do zero".

Realmente, é algo que não se vê todo dia.
Há distros para atender as necessidades de diversas pessoas, mas minha idéia é criar uma que atenda necessidades não-tão-bem-atendidas por outras distros.


4. LFS

Marcelo Utikawa da Fonseca
utikawa

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/04/2008 - 13:18h

Procure no Linux From Scratch ou LFS para os íntimos... hehehe
www.linuxfromscratch.org
Traduzindo significa algo como "linux do rascunho", ou seja, começado do zero...


5. Re: Por onde começo minha distro? (Resolvido)

Gilson Júnio Pacheco Silva
GilsonDeElt

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/04/2008 - 13:35h

vlw pela ajuda gente!

baixei uma tradução do LFS-BOOK tbm!

agora já posso ter idéia de por onde começar

vlw!


6. Nossaaa

Michele Oliveira Soares
pink

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/04/2008 - 13:42h

Só tenho uma coisa pra te dizer: boa sorte!!!
Paz, Amor e Linux....
Bjo


7. Re: Por onde começo minha distro? (Resolvido)

Marcos Miras
marcosmiras

(usa CentOS)

Enviado em 14/04/2008 - 13:55h

Cara, é um boa sorte mesmo porém tem um fator aí. Acabei de ver um post seu sobre programar em pascal, pra quem está afim de criar a própria distro tem que ter conhecimentos notáveis em C e quem programa em C geralmente programa em Pascal (ou melhor nem se importa em saber ou se aplicar em pascal).
Logo chega-se a uma conclusão, antes de você dedicar dois ou três dias a sua primeira distro seria melhor você se dedicar um pouquinho a programação para você não se frustrar, é muito comum isso. Eu quando comecei com o Linux tinha a idéia de criar softwares e tals... e assim é a idéia do mundo Linux, mas você tem que ter ciência de várias coisas que serão necessárias para que não haja uma frustração!
Comece com um shell script para pegar um pouco de lógica (não há coisa melhor), trabalhar com variáveis, if's, else, while, until,... E assim terá uma visão mais aberta a programação, se você já manja ótimo! Depois siga para o C e aprimore-se um pouco, conheça as bibliotecas e então inicie teu processo de criar sua própria distro.
Entenda o Kernel e suas funcionalidades, pacotes e tudo mais...
Antes de começar instale um slack da vida zerado, quase sem nada e instale os pacotes, e dependencias, estude a estrutura...
Não é tão simples quanto parece! Aqui no VOL já vi um artigo sobre como criar a própria distro mas não tenho o tópico guardado, dê uma pesquisada.
Programar em C não é nada fácil, mas você infelizmente(ou felizmente) tem que conhecer para poder criar a sua própria distro!
E prepare-se porque a jornada é loooooonga...
Abraço!


8. Re: Por onde começo minha distro? (Resolvido)

Glaudiston Gomes da Silva
glaudiston

(usa Outra)

Enviado em 14/04/2008 - 14:31h

GilsonElt,

Como já te foi informado, o www.linuxfromscratch.org é um manual passso-a-passo que te informa onde baixar e instalar os pacotes para criar uma configuração de um ambiente linux do zero.

Não é tarefa trivial, se você fosse fazer sozinho sua própria distro com certeza precisaria de conhecimentos em C, mas como o provável caminho é que você use o LFS, discordo que você tenha que ter conhecimentos de C para isto, apenas é necessário conhecimentos de compilação e dependências e muita atenção. Digo isto porque o manual do LFS cuida dos detalhes te explicando detalhadamente cada um deles.

Outra coisa, conheço a versão em português do LFS, mas se você quer ter sucesso, recomendo que pegue a última versão estável no www.linuxfromscratch.org, e trabalhe com o livecd que é fornecido neste mesmo site (que já tem o manual incluso).
Digo porque a versão brasileira é muito desatualizada e a muitos dos pacotes sugeridos não estão mais disponíveis nos canais http e ftp informados.

Mais uma coisa... o livro LFS funciona e é passo a passo, extremamente detalhado... mas não pense que vai fazer sua distro perfeita de primeira.

Eu já executei ele várias vezes e posso garantir por experiência própria que a primeira vez é a mais traumática e o resultado final fica um pouco longe do experado, porém nas próximas execuções do livro você "pega o jeito", e entende o propósito do livro... a partir da 3a vez você já vai estar conseguindo fazer praticamente tudo no linux... sabe aqueles programas que poucos conseguem instalar??? você será um destes poucos.

Resumindo, antes de executar com sucesso o LFS no mínimo 3 vezes, não tente criar sua distro, ou provavelmente não conseguirá o resultado experado.

Existem vários tutoriais que ensinam como "criar" distros derivadas do debian... mas eu considero que elas são mais cópias do débian com um conjunto de rotinas adicionais do que novas distros.


9. Re: Por onde começo minha distro? (Resolvido)

Gilson Júnio Pacheco Silva
GilsonDeElt

(usa Nenhuma)

Enviado em 14/04/2008 - 17:15h

Marcos, Glaudiston e demais amigos,
agradeços os conselhos e advertências

Realmente, tô seguindo o LFS-BOOK (por enquanto, tô com o pt_BR, num tenho um inglês muito afiado), e acho que não vai ser tão necessário (pelo menos por agora) manjar muito de C. Tô começando a aprender C++, e tô querendo aprender Pascal
De certo modo, já tenho conhecimentos básicos em programação (um pouco além do Assembly de Z80 e de MSP que aprendi no CEFET-MG), além é claro dos algorítmos.
Uso Linux há pouco mais de um ano, sendo 3 meses de Conectiva 10.1, e o resto de Slack 11 e 12. Com isso, já tenho uma certa prática com dependências.

Agora, eu prendo seguir o LFS pra começar, mas não ao pé da letra (pois tô terminando de baixar os fontes do Slack, para outros "experimentos", e como minha net é essa de 56kbps, baixar a versão mais antiga de vários pacotes não me parece boa idéia).
A idéia do LFS LiveCD eu tenho que descartar, pois meu PC tá com leitor de CDs queimado =\
(foi bom pq aprendi a instalar o Linux a partir do HD).

Marcos: realmente, a jornada vai ser longa
eu planejo ter uma "versão inicial" de minha distro em 1 mês, mas uma "versão final" só mesmo daqui a um bom tempo.
Nesse meio tempo, vou estudando Linux, programação (daqui a uns anos meus programas tbm estarão na minha distro;-) e terminando meu cruso técnico.

Glaudiston: pode ficar tranquilo, vou executar o LFS várias vezes, "pra pegar o jeito da coisa" e aí sim, dar início à minha distro.
A "versão inicial" de minha distro será simplesmente um LFS modificado.
Sobre os Debian-based eu não posso falar muito, mas realmente tá cheio deles por aí que não são exatamente "debian-based" e sim "debian-fork" (sem ofensas aos forks que existem por aí).

Utikawa: tô lendo o LFS-BOOK e tenho tbm o Komain. dá pra juntar os dois na hora de montar tudo?

Pink: valeu pelo "apoio moral"!

E obrigado a todos pela ajuda
(pois não é em todo lugar que acho respostas aos meus pedidos de ajuda)!


10. Re: Por onde começo minha distro? (Resolvido)

Marcelo Utikawa da Fonseca
utikawa

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/04/2008 - 16:18h

Eu não conhecia este komain mas vi que é baseado no LFS. Assim acredito que não seria difícil fazer um "merge"... :-)
Mas a minha opinião é que você faça como dito: primeiro siga o lfs apenas para aprender e depois sim faça a sua distribuição.


11. Re: Por onde começo minha distro? (Resolvido)

Roberto Braga
Ishikawa

(usa Slackware)

Enviado em 16/04/2008 - 16:23h

O glaudiston disse tudo, mas eu gostaria de enfatizar algo: na primeira vez com o LFS você deve seguir o tutorial exatamente. Pois como o próprio livro diz, quando descobrirmos o erros já teremos perdido várias horas de trabalho...

Eu tentei a sorte com o LFS semana passada, compilei e recompilei as ferramentas de desenvolvimento durante horas, mas quando cheguei no capítulo 6 (quando começamos realmente a construir a distro) um fato inesperado: havia ligado o meu ld ao sistema hospedeiro. Com certeza errei ao executar algum comando no capítulo 5. Quase cinco dias jogados fora (pentium 700...).

"Uma semana se passou desde a tragédia, ainda sinto uma amargura em meu peito quando passo perto do /mnt/lfs. Será que terei forças para continuar?
Irei algum dia assentar-me em meu trono na fortaleza que idealizo em meus sonhos? Onde vamos almoçar hoje?"


12. Re: Por onde começo minha distro? (Resolvido)

Glaudiston Gomes da Silva
glaudiston

(usa Outra)

Enviado em 17/04/2008 - 14:08h

dr_locco,

Eu também errei muito com o LFS, mas não podemos considerar isto como perder tempo, a menos que não tenhamos aprendido nada com isto.

Em um de meus maiores problemas, eu ignorei os avisos do livro e ativei a Otimização para meu processador DualCore, horas de compilação se passaram, e enfim, um erro quebrou-me ao meio... pesquisei por dias até descobrir que eram as flags de otimização que utilizara.

Mas o pior é a primeira vez mesmo...

Se o cansaço de alcançou, de um tempo, jogue um pouco de The Mana World, e depois volte ao LFS.

Nada como mudar de assunto para pensar em soluções.

É recompensador pra mim, depois da 3a compilação de meu ambiente Linux From Scratch, ter um sistema que executa o boot completo em menos de 12 segundos(e isto incluindo configuraçoes de rede e wireless).

E sei que se me esforçar ainda consigo melhorar esta marca. Mas por hora é suficiente.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts