sistema fênix

1. sistema fênix

Alexandre Bueno dos Santos
kalebues

(usa Outra)

Enviado em 21/08/2010 - 15:57h

Recentemente comprei um notebook Intelbrás com o Fênix instalado. Nos primeiros dias eu estava satisfeito, mas logo apareceram alguns problemas que não consegui resolver. Um deles é que o note não vem com o led de capslock, o que dificulta muito ao digitar senhas na net. Segundo o note não vem com um led específico para a bateria. Quando o note está conectado ao cabo de energia existe um led em verde. Quando você está usando sem estar conectado no cabo, direto da carga da bateria, também está verde, aí só dá pra saber que a tomada tava com problema, quando o note simplesmente desliga. Agora o fênix. Comprei o note em 2010, só pode ser um lote antigo, pois vi reclamações em fóruns de 2008!Será que não deu pra resolver os problemas.Se a liberdade é amada, porque não temos direito de reclamar e somos desmeceridos quando o fazemos? Além de travar muito, não dá pra baixar pdf e ler porque ele não permite( acesso negado) até para pdf liberdado, que meus amigos de faculdade conseguem ler no windows. Outra coisa são as horas, somente o superusuário pode trocar, e eu que sou o dono do note, não sei a senha do superusuário, nem quem eu conheço e que também tem linux. Eu não sou programador, sou usuário, preciso de um produto rápido e fácil de usar. Certa vez eu li que uma empresa não deve concorrer com seus clientes, deve concorrer com outras empresas. Pensem nisso... Quando baixo um texto da internet , com o botão direito do mousepad, para abrir com, não é possível ver a opção do brOfficeword , somente do acrobate, mesmo existindo outros leitores de texto no note. Quando salvo algum arquivo do desktop em uma pasta, baixado da net, todos eles vão para a pasta tmp, mesmo tendo selecionado outra pasta.Ah, e esse fênix não reconhece dispositos do tipo plug and play, como um mouse óptico. Eu também amo a liberdade, e sou livre para pagar as prestações que ainda devo desse note, e sou livre pra gastar dinheiro adquirindo um cd de outro sistema, mas gostaria muito de ser livre e usar uma coisa sem precisar alterá-la de mais nem ouvir chacotas de defensores do fênix( que o fazem) e não percebem quantos clientes estão perdendo ao concorrer com eles.


  


2. Re: sistema fênix

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/08/2010 - 16:07h

Você não entendeu o quê significa usuário e super-usuário(privilégios de root) em sistemas Linux. Antes de criticar, é preciso conhecer.

Recomendo que instale uma distribuição Linux mais amigável.
Leia esse artigo do colega Gedimar: http://migre.me/16vDS

Retorne.



3. Re: sistema fênix

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 21/08/2010 - 16:24h

kalebues, bom a senha de superusuario, root, vc precisa conhecer, que instalou o fenix no seu note, precisa ter fornecer. seus amigos não terão essa senha, se não usarem fenix, percebeu. Linux não usa uma senha só, que fez a senha, fez pro seu fenix!
quando aos leds etc... problemas do hardware, se vc comprou recentemente, precisa entrar em contacto com o fabricante, percebeu?
seus problemas não são com linux em geral, são com o linux do seu notebook, percebe, precisa resolver no suporte da INTELBRAS E DO FENIX.
nós não podemos saber a senha de root sua, a minha senha de root do sabayon é uma, a do ubuntu do pinduvox é outra!

Sobre outros linux, em ultimo caso, baixe um cd de outros linux, por ex, eu recomendo para iniciante, o Mint, o Mint é o linux mais fácil do mundo.
em ultimo caso, baixe a iso do Mint, grave, e formate o seu note, instale o mint no lugar do fenix, vc mesmo vai fazer as senhas de root e de user e ai não terá mais problemas.


4. Re: sistema fênix

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 21/08/2010 - 16:27h

Izaias, desabafo, o pessoal vende o note com linux, tudo desconfigurado etc... o usuario iniciante leva um choque cultural! rsrsrsr
Puxa, acho que isso prejudica Linux, dá ao Linux uma fama não boa que é imerecida!

as vezes me da impressão, que na empresa que vende o note com linux, quem instala esses linux, não é usuario de linux, não sabe configurar linux!


5. Re: sistema fênix

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/08/2010 - 16:38h

Não me lembro ao certo, acho que foi o Teixeira que citou num tópico antigo sobre distros 'capengas'. Os fabricantes instalam essas distros que são uma droga e o usuário que está chegando agora ao Software Livre sofre bastante.
Baseado nisso, é que relevo os comentários do autor do tópico e até entendo ele.
Comprei um PC um tempo atrás com o Fênix, achei o nome até bonito(rsrs), quando iniciei foi triste, logo de cara pediu atualização superior a 1M(muito tempo na caixa), e eu nem conseguia configurar a net. Solução: Ubuntu.

Sugiro que ele comece pelo Ubuntu 10.4 ou o Linix Mint9, que além de ser distros amigáveis, são 'Plug&Play'. O Mint, como você já sugeriu, já vem com um bocado de coisas instaladas.



6. Re: sistema fênix

Alexandre Bueno dos Santos
kalebues

(usa Outra)

Enviado em 21/08/2010 - 16:43h

Obrigado pelas respostas, mas vai uma sugestão.Porque o linux não vem com senha alguma( em branco) e eu ao adquirir o note é quem crio essa senha, para todos os efeitos?Quanto a ''choque cultural'', penso que a empresa o que o menos causar em seus clientes, sai na frente...


7. Re: sistema fênix

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/08/2010 - 16:44h

Não generalize, quando diz o 'linux', você está falando de todas as distribuições GNU/Linux.
Muitas delas vem em 'branco'(como você diz) sim, é o caso do Ubuntu por exemplo, cuja senha é definida na instalação. Leia sobre Distribuição GNU/Linux.

Se ainda me lembro, a senha padrão do Fênix é: fenix123.
Faça o teste.


8. Re: sistema fênix

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 21/08/2010 - 17:43h

Uma vez, ele veio até falar comigo, um amigo meu comprou um desktop com linux, ele nunca tinha visto Linux na Vida!
era Mandriva, mas quando ele chegou na casa dele e ligou o micro, ao invés do X... Uma tela preta com login: e um Bash de comando!
Nunca viu Linux, vê um Bash de comando... toma susto! srrsrsrsrsrsrsrsr
me chamou e eu configurei pra ele,agora ele usa Mandriva até hoje!
é isso que eu queria dizer, mesmo com Mandriva, as vêzes, o fornecedor manda o micro desconfigurado...!
Puxa o comprador quer ligar o micro e navegar na rede, não?


9. Re: sistema fênix

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/08/2010 - 17:48h

A senha do Fênix é fenix123.

E realmente esse fênix, é o "cuspe dos deuses cosmogômicos" (créditos: teixeira).

Essa distro é uma porcaria. Meu tio comprou um pc que veio com esse fênix. Ele, apesar de nunca ter usado linux, está se virando sozinho, eu já lhe perguntei se ele não queria experimentar o ubuntu. Mas ele acha que dá pra ir se virando, ele quer aprender sozinho. Admiro a persistência do velho.

Mas, não tem como usar o synaptic pela conta do usuário.

Tem que ser pela conta do root mesmo.

Mas pra um iniciante, eu sempre recomendo ubuntu. É a distro que eu uso, e que nunca sairá do meu notebook.

Abraço


10. Re: sistema fênix

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/08/2010 - 19:49h

Concordo com você, fenix não é bom, não culpe o linux.
Pessa para um técnico instalar Ubuntu, onde você vai resolver todos esses problemas que vocêu citou aí.



11. Re: sistema fênix

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/08/2010 - 19:50h

So pra falar, o ubuntu é o MAIS USADO, MAIS FAMOSO, é o 3° Sistema Op. mais usado, atras de Windows e Mac.


12. Re: sistema fênix

Raul Lopes S. Grangeiro
raulgrangeiro

(usa Fedora)

Enviado em 21/08/2010 - 20:07h

Amigo, a senha do Fenix é fenix123, para mudar a senha do root use o comando "sudo passwd root" sem aspas, insira a senha do sistema que lhe forneci e mude a senha de root para a qual você quiser. Olha, meu irmão comprou esse Fenix, eu não gostei muito dele não, acho o nome até bonito, mas o sistema ... Bem, mas aí fica a seu critério. Uso o Ubuntu, e te digo uma coisa: É ótimo, se Deus quiser sempre vou usar ele. É fácil de usar, muita gente usa, e na hora da instalação você é que escolhe a senha do sistema, e depois de instalado é só usar o comando "sudo passwd root" sem aspas para ativar a conta root.

Até mais amigo! Deus abençoe a sua vida e a todos que estão aqui!



01 02