Problema com som no Quake 4

1. Problema com som no Quake 4

Israel Mendonça
PCMasterPB

(usa Suse)

Enviado em 08/04/2006 - 21:39h

Estou com um probleminha chato no Quake 4. O gráfico tá lindo e a performance tb, mas o som tá uma desgraça. Tive um problema semelhante quando tentei jogar DOOM III no linux, mas isso foi resolvido setando no próprio DOOM III a saída de som para OSS. Mas no Quake 4 não tem a opção OSS, apenas "default", que parece usar o ALSA por padrão, e OpenAL, que eu não faço ainda idéia do que seja. Achei até que poderia ser algo tb com o SDL, mas baixei a última versão do source, criei os pacotes RPM e já atualizei, mas mesmo assim necas. Baixei tb o ALSA, mas ainda não consegui criar ou achar os benditos pacotes pro Suse 9.3 na versão mais recente que a 1.0.9, e essa eu já tenho no sistema. A versão mais nova e estável que eu baixei foi a versão 1.0.10. Bom, vou passar aqui a descrição do meu pc, minha placa de som e a versão do Quake 4 que estou usando e um trecho que pode interessar de uns warnings na saída do terminal:

- Processador:
Pentium 4 com HT ativado

- Placa de som:
SoundBaster 128 PCI
módulo carregado: ens1371

Saída do comando lspci -v:

0000:02:0a.0 Multimedia audio controller: Ensoniq 5880 AudioPCI (rev 02)
Subsystem: Ensoniq Creative SoundBlaster AudioPCI 128
Flags: bus master, slow devsel, latency 64, IRQ 185
I/O ports at df00 [size=64]
Capabilities: [dc] Power Management version 1

- Versão do Quake 4:

quake4-linux-1.0.6.x86.run

- Warnings referentes ao som:

...

snd_pcm_writei short write: 3760 out of 4096
snd_pcm_writei short write: 3760 out of 4096
snd_pcm_writei short write: 3760 out of 4096
snd_pcm_writei short write: 3760 out of 4096
idAudioHardwareALSA::Write: 4096 frames overflowed and dropped
snd_pcm_writei short write: 1880 out of 4096
snd_pcm_writei short write: 940 out of 1024
snd_pcm_writei short write: 940 out of 1024
snd_pcm_writei short write: 940 out of 1024
snd_pcm_writei short write: 940 out of 1024
idAudioHardwareALSA::Write: 4096 frames overflowed and dropped
snd_pcm_writei failed: Resource temporarily unavailable
snd_pcm_writei short write: 940 out of 1024
snd_pcm_writei short write: 940 out of 1024
snd_pcm_writei short write: 940 out of 1024
snd_pcm_writei short write: 940 out of 1024
snd_pcm_writei short write: 940 out of 1024
idAudioHardwareALSA::Write: 4096 frames overflowed and dropped
snd_pcm_writei failed: Resource temporarily unavailable

E assim continua.

Ah, e já ia me esquecendo, o som no resto do sistema está ok, ouço MP3, OGG, assisto à DVD's, e em outros jogos, por exemplo, Quake 3 Arena, o som rola numa boa. Só com o bendito DOOM III (que já resolvi o problema) e Quake 4 que me aconteceu isso.

Se alguém ae puder me dar uma ajuda com isso, ficarei muito feliz.


  


2. Re: Problema com som no Quake 4

Israel Mendonça
PCMasterPB

(usa Suse)

Enviado em 30/04/2006 - 00:11h

Bom galera, desculpem a minha ignorância, mas é que só depois de ler uma porrada de artigos na net, percebi que na realidade, o driver de som usado é o ALSA mesmo, quando setei lá no DOOM III a saída para OSS, na realidade, é o próprio ALSA que "emula" o driver OSS. Mas o problema no Quake 4 ainda continua e se alguém passou por algo semelhante e conseguiu algum resultado satisfatório, por favor me de uma força ae ok. Té mais galera. :D


3. Problema Resolvido!!!

Israel Mendonça
PCMasterPB

(usa Suse)

Enviado em 30/04/2006 - 23:29h

Consegui resolver o problema com o som no Quake 4 nativo do linux. Dando uma pesquisada no google por erros de som para a versão do linux, encontrei
uma solução que realmente funcionou. Os links onde encontrei material sobre esse mesmo erro que conteceu comigo foram:

http://www.linux-gamers.net/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=1948&start=0

E este aqui:

http://www.linux.com/article.pl?sid=05/11/07/1547208

A solução, no Suse 9.3 Pro, versão que eu estou usando é simples. Abra o Yast, na aba Software, clique em "Instalar e Remover Software". O YaST abre uma nova janela. Veja se filtro está como Pesquisa, e então no campo pesquisa, procure por OpenAL. Marque o pacote, clique em Aceitar e instale-o, caso ele ainda não esteja marcado. Caso já esteja instalado, clique em Cancelar.

Antes de abrir o YaST para instalar o OpenAL, vc pode fazer uma pesquisa pelo pacote em um terminal, assim:

rpm -qa | grep openal

Deve retornar algo do tipo:

openal-20050203-4

Isto significa que o pacote já está instalado no sistema, caso ele não retorne nada, instale-o.

Depois, parece até piada isso, basta executar o Quake 4 assim:

quake4 +set s_driver oss

E o som saíra de forma normal, limpo, sem nenhum mísero ruído. Na realidade não sei se é realmente necessário que o pacote OpenAL esteja instalado para funcionar, mas como eu já tinha ele instalado aqui e funcionou, não custa tentar né. O pacote é extremamente pequeno e não demora nem um minuto pra instalar. Então por vias das dúvidas ... instale-o.

Eu criei um script pra executar o Quake 4, pra não ter que digitar o comando inteiro toda vez. Tá aí o shell-script:

----------quake4_oss.sh------------------------
----------ínicio do script---------------------

#!/bin/bash
#
# Executa o Quake 4 com a saída de som correta

quake4 +set s_driver oss

----------fim do scritp------------------------

Depois basta torná-lo executável:

chmod +x quake4_oss.sh

Eu coloquei ele dentro da pasta /usr/local/bin. Depois criei um link simbólico para ele:

# cd /usr/local/bin
# ln -s quake4_oss.sh quake4_oss

Pra executá-lo, basta fazer isso em um terminal qualquer do X:

quake4_oss

Aqui tá rodando muito massa agora, antes como eu já havia falado, os gráficos tavam show de bola, e agora o som está uma maravilha. Espero que se alguém passe por esse probleminha chato, leia este post. Té mais. ;D


4. Re: Problema com som no Quake 4

Israel Mendonça
PCMasterPB

(usa Suse)

Enviado em 07/05/2006 - 20:24h

Sobre o pacote do OpenAl, parece que realmente não é necessário, a menos que se queira usá-lo ao jogar, caso use a opção Default, talvez não precise dele instalado. Té mais. :D


5. Interessante!

Israel Mendonça
PCMasterPB

(usa Suse)

Enviado em 13/05/2006 - 00:18h

Pelo que pude notar jogando aqui, só é necessário rodar o comando abaixo uma única vez:

quake4 +set s_driver oss

Depois que ele configura o som corretamente, pode-se usar o bom e velho comando quake4 normalmente para se executar o jogo. ;D




6. Re: Problema com som no Quake 4

José Marcial Vieira Bisneto
alonewolf

(usa Slackware)

Enviado em 24/05/2006 - 23:01h

Isso porque ele coloca no arquivo de configuração veja:

marcial@alonewolf:~$ grep s_driver ~/.quake4/q4base/Quake4Config.cfg
seta s_driver "oss"
marcial@alonewolf:~$






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts