Por que o desenvolvimento das grandes empresas de games é tão escasso para o Linux?

1. Por que o desenvolvimento das grandes empresas de games é tão escasso para o Linux?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 19/04/2018 - 11:51h

Falando em termos de valores financeiros, tempo de desenvolvimento e etc., o quão mais difícil seria criar jogos para Linux? Ou as empresas só não criam por que não querem mesmo?


  


2. Re: Por que o desenvolvimento das grandes empresas de games é tão escasso para o Linux?

Cabreuvas
Cabreuvas

(usa Debian)

Enviado em 19/04/2018 - 11:53h

Para responder isso, um número: 3%.


3. Re: Por que o desenvolvimento das grandes empresas de games é tão escasso para o Linux?

Kowalski
kowalskii

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/04/2018 - 13:19h

Creio que não desenvolvem pela relação custo X retorno.



4. Re: Por que o desenvolvimento das grandes empresas de games é tão escasso para o Linux?

Hector Nagao
heckjp

(usa elementary OS)

Enviado em 19/04/2018 - 15:05h

kowalskii escreveu:

Creio que não desenvolvem pela relação custo X retorno.


Bem isso... Financeiramente é um tiro no pé o desenvolvimento de jogos pra Linux. O público não é grande o suficiente pra compensar o investimento na plataforma. Se reclama muito de não ter muitas opções, mas é preciso analisar a situação como um todo. A histórica fama do Linux e a popularidade do Windows dificultam demais a mudança desse paradigma. Pode reparar que a grande parte senão todos jogos para Linux ou são jogos pequenos / adaptações de quem usa Linux ou ele é um jogo multiplataforma bem consolidado no Windows. E muitos jogos grandes/famosos exigem muito esforço para disponibilizar .


5. Re: Por que o desenvolvimento das grandes empresas de games é tão escasso para o Linux?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/04/2018 - 17:08h

-linuxers correspondem a menos de 5% dos usuários desktops/notebooks
-se for contar os linuxers gamers deve cair p/ menos de 3% dos desktops/notebooks
-ou seja
-lei da oferta e procura
-não tem demanda que valha pena tanto investimento



6. Por que o desenvolvimento das grandes empresas de games é tão escasso para o Linux?

Victor Matheus Carvalho Pinheiro
StopTime

(usa Kali)

Enviado em 19/04/2018 - 20:10h

Por que o público pagante está principalmente no Windows, que ocupa cerca de 80 a 90% dos S.O. em PCs no mundo, ou seja, a maior parte do mercado que define como funciona a tecnologia e o que será usado é Windows, por ter, além de um marketing muito maior que o do Linux, as pessoas duvidarem que o Linux serve para algo, como eu, que usava Windows há pouco tempo e achava que o Kali e o Mint não eram compatíveis com os programas, aplicativos, desenvolvimento que usava, mas quando comecei a usar, ou seja, perdi o medo, a dúvida, passei a ser viciado em Linux.


7. Re: Por que o desenvolvimento das grandes empresas de games é tão escasso para o Linux?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 19/04/2018 - 20:28h

Concordo com os colegas, é uma questão de mercado.
os jogos dão trabalho para desenvolver, e quem desenvolve, quer vender...
por que fazer jogos para um SO que somente 3% usam? No Brasil, talvez mais gente, pq dizem que aqui no Brasil tem 5-10% de linusers,
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


8. Re: Por que o desenvolvimento das grandes empresas de games é tão escasso para o Linux?

Will D. Magno
Zoma

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 19/04/2018 - 21:07h

Ubuntuser05 escreveu:

Falando em termos de valores financeiros, tempo de desenvolvimento e etc., o quão mais difícil seria criar jogos para Linux? Ou as empresas só não criam por que não querem mesmo?


Pelo mesmo motivo que o número de títulos para jogos no BSD é escasso.
A resposta é: baixa quantidade de usuários a nível desktop.

Windows ainda domina o desktop, nós querendo ou não isso é um fato.

A empresas não vão querer perder tempo criando jogos pra plataformas que tem 3% ou menos de usuários, como Linux e o esquecido BSD!

Até o MacOS que é unix-like sofre disso, então imagina a gente?


9. Re: Por que o desenvolvimento das grandes empresas de games é tão escasso para o Linux?

João
Mastruz

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 19/04/2018 - 21:22h

Vou dar vários motivos:

1. Baixo número de usuários.
Quem é que vai querer produzir games pra um SO que poucos usuários usam?

2. Quando quantidade não quer dizer qualidade.
O número enorme de formatos de arquivos, de empacotamento e de gerenciador de pacotes também ajuda a dificultar as empresas de criarem software pra plataforma, exemplos: apt, deb, rpm, dpkg, pacman, yum, portage, dnf, emerge... Esse é um daqueles casos que a diversidade pode ser negativa.

3. Preconceito.
Ainda há um estigma negativo por trás do nome Linux. Quem escuta, pensa que é um sistema difícil, onde tudo é uma tela preta (terminal), onde se digita comandos maléficos ao estilo hacker pão-com-ovo, onde tudo é compilação e onde as pessoas procuram por dificuldades à fim de se autoprovarem capacitadas pra usar. E muitos usuários, principalmente os antigos alimentam esse estigma de que Linux tem que ser difícil mesmo, que não é pra "qualquer um", que negócio é se auto-desafiar o tempo todo, compilar tudo na unha e só usar o terminal. Infelizmente estão pagando pelo que propagam.

Falta de propaganda.
Mais um problema por não ter uma empresa ou alguém de renome por trás de tudo. Pode até existir pessoas famosas por detrás do Linux, mas elas não tem a mesma força de um empreendedor no quesito: fazer propaganda para o produto. Principalmente a nível de desktop.

---
Às vezes os loucos tem a razão, mas os sãos não conseguem perceber.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts