desktop linux para iniciantes

1. desktop linux para iniciantes

elias santiago diniz
eliasdiniz

(usa Debian)

Enviado em 28/04/2006 - 12:59h

sempre vejo os usuarios do linux discutindo se o linux esta pronto ou nao para o usuario final (sendo o usuario final a pessoa q apenas quer um computador para ler e-mail, ouvir mp3, assistir videos, jogar etc...).
eu acredito q ainda falta alguma coisa pro linux ficar pronto para esse tipo de usuario. evcs o q axam?


  


2. Re: desktop linux para iniciantes

Diego Rodrigo Machado
bestlinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/04/2006 - 13:20h

Ola,

Sim....eu ainda acho que falta alguma coisa, principalmente em relação a instalação de programas. O Linux não tem um "padrão" de instalação como o Windows (.exe)

Muitos usuarios instalam programas por "front-end", usando synaptic, Yum, YasT, etc..etc...

Mas quando o programa não tem para nenhum destes aplicativos, o usuario precisa instalar via pacotes .tar.gz....hummmmmmmm....ai ferra tudo....o usuario vai tentar instalar, e quando ele roda o ./configure, falta aquele monte de bibliotecas, compiladores, etc..etc..etc...e normalmente o usuarios final não sabe instalar as bibliotecas e compiladores (muitos nem sabem o que é isso).

Pronto, o usuario manda um monte de mensagems no forum, dizendo que não consegue instalar o programa, os outros usuarios, respodem, que ele precisa da biblioteca tal, do compilador tal e tal....tudo bem...o usuarios se mata para baixar e instalar os compiladores e bibliotecas.....e vai tentar rodar o ./configure novamente, ai novamente ele mostra aquela listagem de dependencias, ai talvez fique um pouco pior, ele acusa que a sua versão da biblioteca não serve para instalar o programa....

Pronto, o usuario acabou de desistir de instalar o programa, e provavelmente ele vai voltar para o Windows, pois o programa que ele estava tentando instalar a 1 semana no Linuxm, tem no superdownloads.com.br uma versão para Windows.

Ele baixa o programa no Windows, faz alguns "Next, Next, Install" e pronto, programa instalado e pronto para ser utilizado.

O usuario final, precisa usar outro programa, ele ve que o programa so esta disponivel em tar.gz, ele pensa bem antes de voltar para o Linux e passar por todo aquele martirio que ele passou.

Conclusão: O usuario volta para o Windows, e baixa o arquivo .exe

Obs: Tudo isso que estou explicando, é na visão de um usuario final.

A instalação de programas, é apenas um ponto em que o Linux precisa melhorar em relação aos usurios finais. Não citei outras funcões como: detectação de hardware, webcam, pendrive, scanner, impressorar, etc..etc..etc.

Falow !










3. Re: desktop linux para iniciantes

elias santiago diniz
eliasdiniz

(usa Debian)

Enviado em 28/04/2006 - 17:17h

concordo com tudo o q vc disse.
Axo q a parte de multimidia tb impede a mingração pro linux.
enquanto no linux vc tem q baixar varios arquivos para conseguir ouvir mp3, mpg, wmv e dvds, no windows nao.


4. Re: desktop linux para iniciantes

Diego Rodrigo Machado
bestlinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/04/2006 - 17:26h

"enquanto no linux vc tem q baixar varios arquivos para conseguir ouvir mp3, mpg, wmv e dvds, no windows nao."

O problema, é que estas "extensões" são proprietarias, e distros como Ubuntu, Fedora não permitem o uso delas.

Caso você queira usa-las, você precisa baixar os arquivos necessarios, mas como você disse, isso não é coisa para usuario final fazer.

Falow !



5. Re: desktop linux para iniciantes

Israel Mendonça
PCMasterPB

(usa Suse)

Enviado em 01/05/2006 - 20:20h

Um fator que, por enquanto, ainda atormenta muitos também é a configuração do modem para se conectar à net discada. Muita gente ainda não tem alternativas como Velox, conexão via rádio, etc. E os Softmodems fazem a galera perder o sono. Alguns já tem drivers que funcionam, mas alguns não. E às vezes, pra instalar esses drivers, é necessário uma atenção maior do usuário. Tem gente que vai atrás, pesquisa na net, entre em chats, lê tutoriais,etc. Mas a maiora não quer nem ouvir falar em ter um trabalho desses só pra ver aquele modem discar e conectar na net.

Não, um usuário quer tudo ali, já pronto. Eles estão acostumados às telinhas do Windows, Next>Next>Oba, vcs sabem do que estou dizendo. Mas as coisas estão evoluindo, quem sabe os fabricantes de periféricos acordem, e forneçam drivers decentes para que este funcione no linux, ou melhor ainda, distribua o driver sob GPL e este possa então ser adicionado ao kernel, não seria ótimo?

Falow galera, té mais. ;D


6. Linux para usuário final

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/05/2006 - 20:33h

É extremamente certo que um usuário, que acaba de migrar para plataforma livre - Linux, sofre com dificuldades em instalar programas quando vai usar o "./configure", devido a falta de compiladores e/ou bibliotecas. Seria melhor que as distribuições preenchessem, por padrão, essas lacunas para que o usuário iniciante possa ficar mais que satisfeito.


7. Re: desktop linux para iniciantes

Fernando Dettoni
fdettoni

(usa Arch Linux)

Enviado em 22/05/2006 - 15:03h

O problema do linux, é exatamente não haver padrões. Mas se houvesse, acabaria com a maior vantagem. A de poder modificar e distribuir ao seu gosto. Eu acho que o linux não é um sistema feito para o usuario final. Pelo menos nao as instalações. Depois que está tudo configurado, um usuario nem nota a diferença entre windows.

Acho que todos os sistemas tem suas vantagens e desvantagens. O linux só será bom para desktops quando tiver padrões. Mas vai perder muito da qualidade.


[]'s


8. desktop linux para iniciantes

Edwilson Portela de Sales
Edu_Portela

(usa Kurumin)

Enviado em 16/09/2006 - 21:14h

Tenho um colega onde trabalho que estava louco para comprar um micro e, analizando os preços do comércio resolveu comprar um com GNU/LINUX , mesmo sem saber o que é "Linux".
Falei a ele sobre o GNU/LINUX e um pouco sobre a GPL , tudo bem que foi uma tarefa árdua pois ele só queria "ligar e usar" , não se interessava sobre ideologias e tal...
Comprou , começou a usar sem muito sacrifício , que até me espantou ,mas começaram a surgir dois problemas chatos .
1. Não consegue usar a câmera digital kodak c300
2. Não está gostando dos jogos simples que acompanham o KDE.
Infelizmente eu estou quase perdendo essa batalha para o ruindows xp


9. Re: desktop linux para iniciantes

elias santiago diniz
eliasdiniz

(usa Debian)

Enviado em 16/09/2006 - 21:25h

boa noite,

qual é a distribuição? sobre os jogos de uma olhada aqui:

http://superdownloads.uol.com.br/linux/categorias/games.html

http://www.ubuntugames.org/




10. Re: desktop linux para iniciantes

Edwilson Portela de Sales
Edu_Portela

(usa Kurumin)

Enviado em 24/09/2006 - 21:23h

A distribuição que veio intstalada é a Conectiva 10.
Dei a ele um cd com o Kurumin 5.1 e ele adorou a facilidade de transferir as fotos da câmera digital para o hd.
Quanto aos jogos eu dei uma olhada no link que vc mandou , é... realmente temos bons jogos no GNU/Linux mas tem um probleminha que ele sempre reclama e eu mesmo acho um saco.
Quando temos um jogo no Ruindows em cd é fácil a instalação em qualque micro que atenda os requesitos de hardware exigidos ,mas como fazer um cd com um jogo para Linux e instalar sem problemas com dependeências e tal?


11. Re: desktop linux para iniciantes

Edwilson Portela de Sales
Edu_Portela

(usa Kurumin)

Enviado em 24/09/2006 - 21:46h

Aqui estou eu novamente!! 8^)
Eu queria saber se existe aulguma forma de distribuir um livecd com as configurações que vemos em alguns screenshots no Viva o Linux?
Acho que seria um atrativo e tanto para os novatos...
Imagine só , eu poderia mostrar um álbum com váios screenshots e poderia instalar e configurar o Desktop dos amigos como eles desejam.
O que me dizem?
Eu particularmente não me importaria até mesmo de pagar para alguém fazer isso, acho até que seria justo , principalmente porque não disponho como a grande maioria das pessoas que conheço , de Internet Banda Larga.


12. Re: desktop linux para iniciantes

Jonatan Rabelo Silva
JowR

(usa Fedora)

Enviado em 13/07/2007 - 11:55h

Alguns do problemas que eu acho no Linux seria o fato da compatibilidade de programas... Mas é o que eu sempre digo aos meu amigos que querem instalar o Linux no PC, quase tudo(se não tudo) no Linux tem um substituto. E o resto, é contornável. :D



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts