Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

1. Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Roberdson
roberdson

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/12/2008 - 19:02h

Bom eu estava hoje vendo uma coisa que sempre me chamou atenção, e a verdade é que, o Linux não sabe conquistar usuarios basicos, infelizmente essa é a verdade.
Hoje fui com um cliente comprar um computador, um bitway core 2 duo, 2 Gb de ram e bla bla bla, enfim uma maquina otima, que vem com o bitlinux 2.0 instalado.
Para quem conhece a distribuição, sabe que é baseada no Fedora que por sua vez é baseado no Red Hate, enfim, um trabalho que eu respeito, e acho legal a iniciativa de os pc's virem com o SO instalado, mas ai que vem o problema...
O mesmo usa o Gnome, que vamos ser sinceros não é nada amigavel comparado com o KDE para os usuarios das janelinhas...
Então o que acontece, chegando na casa dele, ele queria instalar o xp, modifiquei algumas coisas, tentei largar o mais bonito e atraente possivel, e disse para ele fazer um teste de uma semana com o Linux, que é mais seguro e tal, e conforme for trocar de distro e não de SO, mas agora eu falo, a minha opinião, pc de desktop, para usuarios iniciantes, é 99,9% melhor a utilização do KDE, eu mesmo já tive experiencias disso... não quero desmerecer o povo da bitway com o bitlinux, mas a verdade é que, ele acaba fazendo com que os usuarios iniciantes se afastem do SO, e saiam fazendo propaganda negativa, dizendo que o SO é ruim, é dificil e etc...
Acho que a palavra "mudança" assusta muito as pessoas, e quanto menos se mudar, melhor, uma mudança bem feita, é feita de forma gradativa e quanto menos a pessoa perceber melhor...
O que acham? comentem...
ps. não é só o bitlinux como outros linux que insistem no mesmo padrão.


  


2. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/12/2008 - 19:11h

Ainda não experimentei o KDE , mas depois de sua opinião vou trocar para ele,pra testar.
Realmente verdade,pessoas que compram desktops com linux reclamam muito e dizer que é muito complicado,mas depois de sua observação,pode ser que o grande problema esteja na interface usada.


3. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Tiago Alves de Oliveira
tiagofga

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/12/2008 - 19:15h

Eu pessoalmente prefiro o Gnome, mais tenho que ver que os leigos preferem o XP, porque ele é mais popular que o Linux, bem acho que o KDE como você comentou para ser o meio de início do Linux, é muito mais aconselhável que o Gnome, mais o KDE as vezes é bem mais pesado que o Gnome, acho que isso é muito mais um paradigma para todos do que não querer se linux, o que tem que mudar é a mentalidade, não o SO.


4. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Roberdson
roberdson

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/12/2008 - 19:19h

Cara eu tb gosto do Gnome, ou do xfce, e no momento to usando o fluxbox...
Mas cara, o meu primeiro contato com linux a muito tempo, foi com o Gnome, e sinceramente, eu fiz a mesma coisa, "formatei o pc", mas depois quando tive meu primeiro contato com o Kde, e tal minha mente mudou...
Enfim, todo mundo aqui já usou windows, não é possivel que alguem aqui "nasceu usando Linux"
Enfim, quanto ao peso do Kde, acho que isso hoje é bobeira, dado ao avanço dos micros de hoje, não acham? afinal quem compra hoje um pc de fabrica com menos de 512 de memoria, hd de 80, e no minimo do minimo um Celeron D?
Acho que isso é mais que o suficiente para rodar o Kde com auto desempenho não?


5. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 11/12/2008 - 19:32h

olha, eu gosto todos os sistemas gráficos.inclusive E17, XLDE, window maker, meus micros tem vários, pra escolher da hora da sessão
tem até Blanes, e KDEs modificados, que tem a mesma cara do windows
GNOME, porém tá na moda, por causa de Ubuntu, mas GNOME também é amigável.
mas a maior parte das distros usa KDE, mesmo assim, por vários motivos não pega.
mas acho que é questão de tempo...
quando o linux estiver tão aperfeiçoado, que o comprador, ligar o micro e tudo funfar, direto a rede a NVIDIA, na hoar que ele ligar o micro e ver o cubo do compiz, já rodando... vai quere usar linux, mesmo que o GNOME..
o desempenho, olha, nos meus testes, eu acho GNOME 24, pesado que nem chumbo, mais que KDE 4, mas mesmo KDE4, amigável não é como KDE3....


6. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Roberdson
roberdson

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/12/2008 - 19:39h

Infelizmente cara, a verdade tem que ser dita, o povo do Linux, fala em desempenho e tal (sim realmente é superior) que um é pesado e num sei o que, kde 4 é mais leve que Rwindows xp.
Gente acho que seria hora do povo pensar como empreendedor e não como idealizador, pq o flash é tão popular na web? aparencia...
pq o PHP se popularizou enquanto o HTML ficou ultrapassado? aparencia
Pq o windows normalmente superou o Linux em atrair usuarios?
Enfim, se o povo quando mandasse o Linux de fabrica, mandasse um Linux com aparencia bem trabalhada, com superkaramba e Beryl se possivel, aposto que o numero de usuarios basicos aumentaria muito, você acha que uma pessoa que compra um core 2 duo simplesmente para usar msn e orkut, quer saber de desempenho? não quer saber de aparencia...
Não adianta infelizmente é isso que chama a atenção dos lammers usuarios basicos e etc,,,


7. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Jefferson Diego
Diede

(usa Debian)

Enviado em 11/12/2008 - 19:54h

Eu concordo com o tiagofga, prefiro o Gnome ao KDE para o dia a dia, mas, para um ambiente meio "exótico" também gosto do E17 ou do Window Maker.
Eu, particularmente tenho opinião dividada quanto à essa de usar KDE porque se parece com o Windows, pois ao meu ver, o usuário que troca de sistema operacional deve ter em mente que é diferente. Seria como procurar um XP-Based-Theme para por no Leopard, ao comprar uma iMac.
Porém, eu parte eu também concordaria em usar o tal tema para Leopard (caso haja), pois perante tantas modificações seria bom ao menos que o ambiente de Desktop fosse parecido.


8. Diede

Roberdson
roberdson

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/12/2008 - 11:04h

Eu concordo contigo, porem ai que ta, o que eu quero levantar aqui é justamente essa questão, um usuario basico quando compra um pc, ele não tem a minima ideia de sistema operacional e essas coisas, ele conhece o windows e tal, mas ele vai ligar o pc para olhar, se ele achar complicado vai formatar, esse é o mal do Linux para conquistar novos usuarios, pq todo mundo pensa assim "a pessoa tem que ter consciencia e bla bla bla" essa é a questão, o usuario comprou um pc e quer usar, se ele achar dificil de trabalhar no sistema operacional ele vai procurar outro, talves para mim, para o povo do VOL em si, é mais facil operar, (eu mesmo acho o Gnome otimo) mas para outros não é assim...


9. Eis a diferença

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 12/12/2008 - 12:24h

Quem compra um Mac não manda reformatar e instalar o Vista.
Por mais que goste ou desgoste do que está vendo, jamais fará uma coisa dessas.
Por que será?
Simplesmente porque já sabe o que quer, e o tamanho do passo que deu.

Ao experimentar distros antigas e/ou minimalistas, deparei-me com BusyBox, FluxBox e até com o KDE.

Particularmente não me sinto atraído por "efeitos especiais". Para mim basta que funcione e não dê pau.

Eu jamais compraria um relógio acima de R$ 500,00 pois para mim basta que seja à prova d'água e que marque as horas com precisão, coisa que um de 50 ou de 20 reais pode fazer.

Todos os automóveis, sejam de luxo ou não, têm um motor, um conjuto de transmissão, freios, parte elétrica, uma cabine para os passageiros, e rodas sobre as quais se locomove.
Um carro de luxo não é necessariamente mais bonito, pois um carro popular, desenvolvido com arte e design pode ser mais agradável à vista que um Rolls Royce.

Da mesma forma, para mim um SO tem de funcionar e não ser necessariamente bonito (mas se for, melhor ainda!) e deve ter aplicativos úteis e verdadeiramente funcionais.
Dá perfeitamente para colocar uma GUI melhorzinha em QUALQUER micro atual, mesmo que seja com Celeron, PC Chips ou com memória genérica (o "menos nobre" possível).

Portanto, parece mais um descaso do que propriamente uma necessidade do fabricante.



10. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Rogério Cassimiro
cassimirinho

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/12/2008 - 12:32h

Eu particulamente tenho pavor de KDE.

Mas quando a pessoa viu o windows pela primeira vez, como foi?

Se hoje ela consegue fazer alguma coisa, logo vai conseguir também no linux, seja no gnome, kde ou outros.

Basta querer.

E também esses linux oem de fábrica são os menos conhecidos possíveis e acredito bem a quem de um debian, ubuntu, fedora e blablabla.


11. Re: Linux de fabrica espanta usuarios iniciantes (Gnome) [RESOLVIDO]

Roberdson
roberdson

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/12/2008 - 12:34h

"Todos os automóveis, sejam de luxo ou não, têm um motor, um conjuto de transmissão, freios, parte elétrica, uma cabine para os passageiros, e rodas sobre as quais se locomove.
Um carro de luxo não é necessariamente mais bonito, pois um carro popular, desenvolvido com arte e design pode ser mais agradável à vista que um Rolls Royce."

Se você pode escolher um carro, entre uma ferrari que faz 350 km por hora (mesmo que você nunca vai usar essa velocidade) e um fusca que faz seus 100 quase batendo o motor, sem contar com o barulho imenso que faz, você vai querer qual? embora o fusca quase não de problemas e seja um carro forte? (nada contra o fusca já adianto ^^")

dessa forma eu discordo do que você colocou...


12. Usuario iniciante

José Mário
miura 787

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/12/2008 - 12:43h

Bom minha opinião tem algumas considerações:

Quem compra um PC com Linux "geralmente" tem somente a intensão de economizar uns $$$, dai acaba experimentando e gostando ou não.
Na realidade a maioria das pessoas que compra um computador doméstico já trabalha com o Ruindow$ no emprego, na faculdade, escola e etc, e tem como objetivo também utilizar o computador para aperfeiçoar seu conhecimento de informática (word, excel, power point e etc). Ao chegar em casa, descobre que as ferramentas que o Linux utiliza são diferentes das que conhece e usa no trabalho e que não vai poder praticar em casa como gostaria.
Eu gostaria apenas de estimular nestes casos ja conhecidos em que o usuario quer formatar o pc para instalar o velho XP, pelo menos convença o usuario a aos poucos ir testando o Linux deixando seu pc com dual boot.
As vezes criticamos usuarios finais, falamos de seu total desinteresse em aprender novas tecnologias, mas acho q cada um na sua, quem trampa com informatica tem esta paixão por tecnologia, a Tia do mercadinho gosta mesmo e de tricotar e não quer perder seu tempo aprendendo mais nada, dai entra o Ruindows velho, já conhecido por todos.

Concordo com algumas opiniões acima.... Quanto mais facil (ou parecido com o modo de uso do Ruindow$) melhor para convencer usuarios finais. depois de acordo com o interesse de cada um muda-se para outros paradigmas.

Abraços a todos
Miura 787







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts