Distro Preferida

1. Distro Preferida

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/07/2011 - 02:58h

Hoje em dia tem como ter uma única distro instalada?
As mais famosas estão com tantas novidades que é difícil resistir conhecê-las.

A 'Crise de Distro' é tanta que não posso afirmar se gosto mais do openSUSE/Fedora ou do Ubuntu/Crunchbang!
Ou seria melhor dizer: entre os RPM's prefiro o openSUSE e Fedora, entre os Debians prefiro o Ubuntu e Crunchbang.

Atualmente estou com 2 RPM's e 2 Debians-like instalados.
E você, tem distros instaladas de diferentes origens e não sabe com qual ficar?

Eu fico com todas!


  


2. Re: Distro Preferida

William Costa
williamcosta

(usa Slackware)

Enviado em 03/07/2011 - 03:08h

Só estou com Slack, mais ja usei Ubuntu(minha preferida da Debian) e Opensuse(era minha preferida da RPM's) juntas, mais como eu gosto de ser louco por dificuldades (risos) , preferir adotar o Slackware(agora preferida da RPM's) e chama-lo de "filho". Ubuntu estava indo bem, até inventarem o unity ¬¬', pois eles pensam que são todos os usuario que tem maquina que suporta o unity, como a minha não suporta, tive que ficar apenas com Slack mesmo.
hehehe


3. bom

Diego Felipe de Araújo
tecnicodiegorato

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/07/2011 - 05:27h

um dos assuntos mais polêmicos no mundo Linux (distro preferida).

sempre digo que é questão de opnião e também do tipo de usuario e equipamento que vai instalar.

eu tenho Ubuntu 11.04 na minha máquina como distro padrão.
no meu note de trabalho um velhinho Dell C400 256 Ram Hd 20Gb tenho Zenwalk 7.0 personalizado para desempenho (a Maquina é fraquinha) usei Ubuntu nele instalado a partir do mini.iso usando openbox e apenas programas levez, mas o zenwalk me poupa trabalho de configurar tudo na mão.

uso outras distros em clientes conforme o caso e o equipamento, tenho Mandriva, Suse, CentOS, entre outras.

o ideal é escolher uma que se adapte melhor as suas necessidades e ao seu hardware e personalizar tudo ao seu gosto.

mas claro antes de definir qual eu ficaria definitivamente, usei muitas distros em Maquinas virtuais até escolher qual ficaria em uso.

Usei Mandriva por 2 anos e hoje uso Ubuntu, pois como as vezes meus sobrinhos, minha irmã entrs outros parentes pedem pra usar o PC, é o que mais se adapta ao usuario comum, mas claro que tenho tudo personalizado pro meu cotidiano de trabalho e lazer.

Conclusão: Distro preferida é aquela que melhor se adaptar as suas necessidades e hardware, afinal por mais completa que seja tal distro de nada vai me servir se rodar lento na minha máquina.

Ah é claro não vou deixar de citar minhas paixões por distros minimalistas, eu que venho do tempo do windows 3.11, ver uma distro completa com programas para internet, escritorio e muito mais em apenas 25MB e bootando em menos de 40 segundos em hardware Pré-cambriano contra Ruindow$ 95 com 300mb de iso e levando mais de 2 minutos para boot completo sem nada de adicional é algo pra causar inveja nos amigos Winusers.

eu sei que meu post tá imenso e nem sei se alguém vai ler inteiro, mas só pra finalizar tenho outro note antigo (Acer Travelmate 350, 128ram hd 2GB com Slitaz bootando em apenas 32 segundos)

Pronto já falei demais desculpe pelo post imenso.


4. Re: Distro Preferida

Arthur Damasceno de Andrade
Arthur Andrade

(usa Debian)

Enviado em 03/07/2011 - 10:25h

No momento estou utilizando o Debian Squeeze. Tenho alguns serviços configurados nele, e utilizo de servidor. Mas está com o Gnome instalado, e uso ele para outras tarefas. Mas quando comprar um notebook (sonho =D) quer meter o Slack nele!


5. Re: Distro Preferida

Leandro Nkz
leandro

(usa Arch Linux)

Enviado em 03/07/2011 - 10:49h

Tá difícil ter uma só distro hoje em dia.

Não consigo ficar sem um .deb instalado; tampouco me desfazer do Slackware.

Mas eu tenho um limite: apenas 4 sistemas podem ser instalados no meu hd ao mesmo tempo.

Bom, eu já tenho o Debian, que é o meu porto seguro, sobretudo pelo grub e a estabilidade, e nele mudarei poucas coisas. O Slackware difícilmente vou abrir mão dele, por causa do seu modo de ser, e por eu poder testar outros Desktops nele. Me sobra uma partição de testes, onde atualmente tenho o Backtrack que nesta semana vai dar lugar ao Sabayon; e a partição do Windows 7.
Agora me pergunto: E se eu decidir manter o Sabayon definitivamente no hd? Ou vou ter de abrir mão do Windows, ou aumentar o limite para 5. rsrs


6. é sempre bom ter mais de uma...

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/07/2011 - 10:54h

assim no caso de erro na principal temos a auxiliar. No Arch Linux por exemplo tenho tanto o kernel26 tradicioal quanto o -ck, assim se der um kernel panic em um tenho outro para me salvar.

sobre as distros, sempre temos 'a preferida', 'a padrão', o 'porto seguro', que no meu caso é o Debian.

gosto da filosofia do Arch Linux, que das outras distros é a que mais me lembra o Debian graças ao eficiente gerenciamento de pacotes, fora a espetacular documentação; ainda não encontrei dúvida que não tenha sido sanada seja na Arch Wiki, ou no excelente fórum internacional do Arch.

atualmente também tenho utilizado o Fedora 15, com todos os ambiente mais comuns instalados: Gnome, XFCE, FluxBox, OpenBox, LXDE e Awesome, apesar de sempre ter dito não ser muito fã de RPM-likes, foi uma delas a minha primeira distro, o Mandrake. O Fedora é muito fácil de administrar e não tão carregado quanto o openSUSE (falo da versão com KDE), se não existisse uma das que citei com certeza poderia ser a minha distro principal.

Das outras distros que gosto cito as Debian-based: o CrunchBang, LMDE XFCE, MEPIS, Antix , Salix e Zenix.

Das Arch-based: Chakra, Archbang, Archiso e CTKArch.

Outras: Mint FluxBox, Mint LXDE, Salix, Zenwalk, Zen-Mini Gnome e PCLinuxOS OpenBox.

e ainda há muitas outras.


7. Re: Distro Preferida

Rodrigo
megatux

(usa Debian)

Enviado em 03/07/2011 - 11:38h

Segundo o artigo do site phoronix.com, que fornece resultados de testes de desempenho do sistema operacional Linux, o Ubuntu 11.04 e o Fedora 15 apontaram que o consumo de energia destes novos sistemas estava significativamente maior, o que prejudica o tempo de uso de baterias para sistemas móveis, como notebooks e netbooks. Nosso mestre Linus, diz que gostou do Ubuntu, pois o que ele faz tão bem é deixar o Debian "fácil" de utilizar, porém ele utiliza Fedora, segundo matéria da revista linux magazine. (http://www.linuxnewmedia.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM_76_12_13_02_augusto.pdf).

Meu primeiro Linux foi um Conectiva Guarani 3.0, (que levei uns dois meses pra conseguir instalar), passei por Red-Hat, depois Mandrake e então migrei para Debian, que utilizo a 6 anos. No momento estou usando Debian Lenny tanto no PC (core 2 duo 4Gb 500Gb) quanto no notebook (Pentium 4 500Mg 30Gb).

é isso ...

[]'s

:wq!


8. Re: Distro Preferida

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 03/07/2011 - 11:51h

Eu nunca sofri desse mal. Até tive chances, mas não consigo usar muitas distros no meu HD. Fico maluco se tentar gerenciar tantos sistemas assim e não me concentrar em um fixo. No entanto, a minha distro predileta depois do Fedora é o ArchLinux, seguido então pelo Ubuntu. Iria procurá-las nessa ordem, caso o fedora sofresse um golpe fatal em algum momento.

O ArchLinux é fantástico e creio que todos já devem ter notado. Há uma comunidade que participa bastante dele e você acha quase de tudo na distro, como o colega edps citou. Claro que isso tem desvantagens também, mas acho que mais qualidade dos que problemas.

O Ubuntu, eu gosto da filosfia no que diz respeito a dar mais atenção para os usuários, sejam eles quais forem. Acho bastante justo isso.


9. Re: Distro Preferida

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/07/2011 - 12:48h

Os RPM's têm comportamentos diferentes dos Debians-like, um reconhecimento diferente, consumos diferentes, cada uma com sua particularidade.
Mas também todas com seus 'charmes'.



10. Re: Distro Preferida

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 03/07/2011 - 13:35h

desktop: seven + ubuntu + salix
meu nobo: vista + mageia-kde
nobo da patroa: vista + LM



11. Crise né Izac...

Glauber GF
mcnd2

(usa Debian)

Enviado em 03/07/2011 - 14:13h

Então, já testei muitas.

Atualmente estou com o Debian no desk e note, pois é minha distro principal que domino melhor.

Mais já no desk estive com Debian x Metamorphose x Janelas x FreeBSD.

No note Debian x LMDE x (na VM) Sabayon.

Quero colocar no note o FreeBSD, mas como estou me acostumando com o Sabayon, acho que primeiro que vai para partição real do note vai ser o Sabayon.

O negócio é que falta tempo. Sem tempo, não dá pra fazer as devidas configurações para adequar a distro a sua necessidade, mais com o passar da semana até fica redonda, rsrsrsrs...


12. Re: Distro Preferida

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/07/2011 - 14:16h

Acho que entenderam onde quero chegar, todos vocês.
Não optamos apenas por Debians-like, RPM's, Slacks-like e por aí vai.
Seria também muita limitação de nossa parte, neste vasto mundo de distribuições.




01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts