criar um arquivo executável [RESOLVIDO]

1. criar um arquivo executável [RESOLVIDO]

Jefferson B Koscky Jr
jjoker

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/02/2020 - 18:04h

Olá, Meu notebook está com problemas no touchscreen do monitor ele fica bugando o mouse, então eu preciso desligar o touch, ja sei como fazer isso com sucesso e tenho feito pelo terminal, o problema é que quando eu reinicio o computador o touch volta ligado, então sempre que eu ligo o computador eu preciso escrever o comando pelo terminal para desliga-lo. Gostaria de saber se tem como eu criar um executável que basta clicar 2x e ele executa esses comandos para mim.
Estou usando o Mint 19.3 Tricia e pelo terminal tenho feito isso:

xinput --list
xinput --list-props 12
xinput set-prop 'Atmel Atmel maXTouch Digitizer' 'Device Enabled' 0

Aceito qualquer tipo de dica.
-thanks


  


2. MELHOR RESPOSTA

Ryuk Shinigami
Ryuk

(usa Nenhuma)

Enviado em 29/02/2020 - 18:15h

Não sei qual é o seu Ambiente Gráfico (Cinnamon, MATE ou XFCE?). Mas, deve ter lá em configurações de sessão (ou inicialização) uma opção de adicionar aplicativos ou comandos que serão rodados no início de sessão, certo!

Procura aí, e adiciona o comando "xinput set-prop 'Atmel Atmel maXTouch Digitizer' 'Device Enabled' 0". Este é o único que importa!

Outra forma é adicionar o comando no arquivo "/etc/rc.local". Testaí!!!!


3. Re: criar um arquivo executável [RESOLVIDO]

Jefferson B Koscky Jr
jjoker

(usa Linux Mint)

Enviado em 01/03/2020 - 11:36h

Olá, Obrigado colega, funcionou e melhor do que esperava, por que agora o linux ja inicia com a configuração que eu desejo.
minha distribuição é o Cinnamon sim, segui a sua primeira dica fui em "Aplicativos da Inicialização" e adicionei só a ultima linha do comando para desabilitar o touch e agora ele ja inicia desligado. muito obrigado pela moral e pela atenção.