Mint sem audio no fone frontal - Resolvido

1. Mint sem audio no fone frontal - Resolvido

Luiz Carlos Querido
lcquerido

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/05/2021 - 08:30h

Todos os procedimentos aqui descritos foram feitos pelo Gerenciador de Aplicativos do Mint ou seja, não foi pela linha de comando. Portanto, não sei se funcionaria igual.

Problema: PC com audio no conector verde trazeiro do gabinete mas sem a possibilidade de direcionar ou redirecionar audio para o conector frontal.
Tipo de distribuição e versão: Todas/todas.

Análise do problema:
Distribuição Mint 20.1 com a instalação padrão: Ao abrir o alsamixer e selecionar as opções de device aparece a opção "0 HDA ATI SB" porém mesmo com a seleção do controle de Headfone e do Master no máximo, não aparecia audio. Também havia instalado o Pulseeffetcs mas como não vi utilidade pra mim, desinstalei. Após a leitura de diversos problemas iguais e muitas soluções de instalação de aplicativos como o pulse-audio (que já havia tentado em instalações anteriores e sem sucesso), notei que ninguém se atentou se os aplicativos estavam se comunicando com o hardware. Passei então a procurar informações de como o aplicativo se comunica com a placa de som on board mas sem sucesso.

Comecei a procurar no gerenciador de aplicativos sobre Alsa e vi dois que chamaram a atenção.
A descrição de cada um você vê em https://www.alsa-project.org/wiki/Main_Page

Alsa-firmware-loaders: Coleção de softwares carregadores para hardwares específicos: Acho que não seria este, mas instalei

Alsa-tools: Coleção de utilitários baseados em console para hardware de som específico: Acho que é este pois cita o seguinte:
hda-verb: Send HD Audio commands to Intel HDA devices; Eu acho ser este por que o audio on-board usa o Azalia que é o padrão usado no driver HDA Realtek e cujo padrão usado é o Intel ALCnnn (onde n é o número, ex: ALC892).

Após instalar estes dois, instalei o Qasmixer e este passou a controlar o audio do fone e das caixas trazeiras independentemente ou seja, podendo ouvir ambas ou individualmente com controle. Detalhe: chamando o alsamixer pelo terminal, no canto esquerdo superior aparecem informações do hardware como Placa HDA ATI SB e Chip Realtek ALC892. Neste caso suponho que esteja selecionado o device correto pela tecla F6.

Obs 01: Lembre-se de selecionar o Mixer Device (no alsamixer pelo terminal é F6), que para o Azalia (On board) é o hw: card e em Card é o 0.

Obs 02: Se fechar voltará com o device default que não será o descrito acima. Para sempre voltar com o mesmo, no Qasmixer vá em Settings=>Startup e selecione a caixa de seleção User Defined e coloque hw:0 ou From Last session.

Obs 03: Não sei se o alsamixer do terminal salva a seleção o sair.

Obs: Estavam instalados também plugins Gstreamer1.0-"nome_do_plugin"-pulseeffects. Desinstalei e não alterou em nada.

Reiniciado o sistema não houve alguma mudança.

Tentarei replicar este procedimento no Fedora 34 Workstation (Gnome 40) mas não sei se irá funcionar pois o Fedora 34 já usa o Pipewire em vez do Alsa.



  


2. Fedora 34 Gnome não habilita troca de audio entre trazeira (Caixas) e frente (fone)

Luiz Carlos Querido
lcquerido

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/05/2021 - 08:49h

Tentei fazer os mesmos procedimentos que fiz no Mint mas não foi possível poiso Fedora 34 (achoq eu o 33 também) não usa mais o ALSA (para quem não saiba como eu não sabia Advanced Linux Sound Architecture) e sim o Pipewire que veio para substituir o ALSA, Pulseaudioe Jack tudo de uma vez, inicialmente mantendo uma camada legada (https://wiki.debian.org/PipeWire). [Se fosse no fórum do Ubuntu o tópico já teria sido apagado por conter coisas em idioma não português (sim, acredite, basta ir lá e tentar publicar uma solução que esteja em outro idioma que náo o português),

Voltando.....

A coisa no Linux não funciona como deveria e explico o motivo: Pelo que entendo de informática, e me corrijam se eu estiver errado, Existe o hardware (físico), firmware (camada de comunicação entre o hardware e o mundo) e o software (responsável pela interação entre o homem e a máquina. Tem um cara aí no bolo que se chama sistema operacional que deve fazer o elo entre o firmware e o software ou ele próprio fornecer o papel de firmware.

Pois bem, supondo que os drivers dos Hardwares sejam fornecidos pelo kernel, então TODOS os sistemas baseados no kernel Linux deveriam ter a mesma capacidade de trabalhar com estas camadas todas. Mas ontem eu vi que não é assim, pois no mesmo sistema (Fedora 34) uma interaçao não funciona no Gnome mas funciona no KDE. Como pode se são o mesmo SO e o mesmo hardware?

Pipewire: Achei que o problema fosse o Pipewire mas, fiz uma instalação limpa do Fedora 34 spin KDE e a seleção do audio entre caixas e fone funcionou normalmente.

Por isso tudo foi que criei aquele tópico "Como o Linux manipula hardware de audio on board e off board?".

Enfim, ambos Mint e Fedora funcionando aparentemente tudo, finalmente ou até outra black screen.




3. Re: Mint sem audio no fone frontal - Resolvido

Luiz Carlos Querido
lcquerido

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/05/2021 - 08:58h

Atualização:

Ao fazer uma instalação limpa do Fedora kde, ao testar o controle de audio em Configurações do sistema (Pendrive em Live) aparecia a seleção de Saida de lina e fone. Ao mudar para fone, aparecia o audio no fone mas o som das caixas dobrava o volume (acordei todo mundo, putz). Instalei o Fedora mas não tentei ver as configurações, primeiro dei um dnf update, esperei ele atualizar os mais de 1200 linhas e reiniciei. Aí sim, fui testar e está funcionando. Até aqui vejo lógica pois o driver ou firmware do live pen pode estar desatualizado ou limitado.

Fica a dica