HARD LINK [RESOLVIDO]

1. HARD LINK [RESOLVIDO]

vitor hugo p. santos
vitorpanizza

(usa Linux Mint)

Enviado em 25/01/2016 - 21:14h

Boa noite galerinha!!

Tenho um problema que surgiu aqui, fiz um hardlink de teste para ver como funcionava, entao criei um arquivo chamado teste.txt e fiz o hard link dele usando ln teste.text hardlink.txt. até ai blz tenho dois arquivos identicos agora, porém segundo a teoria de um hard link , quando eu apago o hard link o arquivo original deveria sumir tbm mais nao está acontecendo isso. oque pode estar de errado? ja que os dois acupam o mesmo inode deveria sumir neh? li essas teorias numa dica do proprio site vivaolinux.

me ajudem vlw galera!!!! o/



  


2. Re: HARD LINK [RESOLVIDO]

Bruno Ricardo Rodrigues
Brunorr

(usa CentOS)

Enviado em 26/01/2016 - 08:29h

Essa teoria é totalmente furada... Quando se tem um HardLink a ideia e eu poder apagar o arquivo sem perde-lo. Só para voce entender. Quando eu utilizo um atalho normal (SoftLink) eu tenho um arquivo, e um atalho. se eu apagar o original. o atalho vai parar de funcionar.

Já com o HardLink, ele cria um arquivo apontando para o mesmo inode que o original no HD. Isso garante que se eu apagar o original. o arquivo vai ficar intacto e acessível atravéz do outro. Quando se trabalha com hardlinks o arquivo só é deletado quando o último hardlink for apagado.

Outra característica. HardLinks tem que ser criados no mesmo sistema de arquivos, por causa da referencia do Inode.


abs


3. Re: HARD LINK [RESOLVIDO]

vitor hugo p. santos
vitorpanizza

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/01/2016 - 19:31h

Vlw mesmo, agora entendi!!! na verdade fiz uma confusão, o hard link mantem atualizado os dois arquivos ou seja se eu deletar um vai haver um backup em tempo real do meu outro arquivo que é o próprio hardlink,porém o link simbólico é um simples atalho. Obrigado por tudo!!