Integração Servidores de um Servidor Linux em uma Rede Corporativa Windows

1. Integração Servidores de um Servidor Linux em uma Rede Corporativa Windows

Luciano Santiago
lanosantiago

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/03/2020 - 16:27h

Olá, pessoal.
Muito boa tarde a todos e todas.

Essa é uma pergunta bem de iniciante, desculpem a dúvida. É possível transformar um pc do meu escritório em um servidor linux pra permitir às nossas 15 máquinas acessar um banco de dados bem simples (mySQL). Detalhe, todas as máquinas fazem parte de uma rede corporativa windows do prédio inteiro, não só do meu departamento, então não tenho a opção de alterar o tipo de rede.

Não precisa me explicar detalhadamente o que fazer, eu me encarrego de ir atrás e estudar. Eu só não posso, nesses momentos de crise, gastar dias de estudo para dar de cara em um beco sem saída.

Muito obrigado por qualquer conselho e uma excelente semana pra todo mundo.


  


2. Re: Integração Servidores de um Servidor Linux em uma Rede Corporativa Windows

Leandro Silva
LSSilva

(usa Outra)

Enviado em 29/03/2020 - 20:28h

Pode sim, desde que o hardware seja compatível com a distribuição. Te aconselho debian ou centos. Mas qualquer distro roda o mariadb(atuais).

Com relação ao domínio, não precisa integrar o servidor nele, apesar de ser legal fazer. Se houver comunicação entre redes ou se as máquinas estiverem na mesma rede, funcionará. Isto desde que o firewall configurado na política do domínio permita conexões para o MySQL (saintes) ou se o router (se for caso de redes diferentes), permitir conexões na porta do MySQL.








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts