Formatação Writter

1. Formatação Writter

Dimas Santos
baroninho

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/05/2013 - 23:57h

Saudações amigos do VOL eu como sempre um iniciante que não sabe fazer absolutamente nada. Estou enfrentando um problema muito chato. Estou fazendo alguns trabalhos para faculdade e sou usuário de Ubuntu 12.04 - o pacote Office que utilizo é o LibreOffice 4.0 o que ocorre é o seguinte:

Estou fazendo trabalhos da faculdade e estou formatando tudo certinho pela regra ABNT seguindo este tutorial aqui do Ubuntu BR SC -> http://www.ubuntubrsc.com/formatacao-de-trabalhos-academicos-no-libreoffice.html

e realmente no meu computador fica tudo certinho e de acordo com a norma ABNT, mas quando envio este trabalho para meu orientador e demais professores fica tudo sem formatação. Tentei enviar em PDF e em Html (dica de um amigo) para manter a formatação, mas infelizmente os professores retornaram dizendo que não aceitam em formato diverso do formato adotado pela faculdade (textos em formato de editor de textos Microsoft Word 2010).
Na minha faculdade todas as máquinas dos laboratórios rodam Windows 7 ou algumas mais velhinhas (poucas) ainda com windows Xp, porém todas com Microsoft Office 2010 e os professores utilizam notebook fornecido pela faculdade com windows 7 e office 2010 também.

Qual a solução? sendo que nem sequer tenho Windows na minha máquina? será que terei que ser obrigado a arrumar um Windows pirata e um Office Pirata para poder executar meus trabalhos?

Será que existe alguma forma de salvar em formato do ms word e ficar formatado certinho no windows com word?

OBS -> claro que sei que é possível salvar textos do LibreOffice Writter em formato para Ms Word. Agora eu não estou conseguindo é preservar a formatação ABNT.

Eu testei em 3 diferentes máquinas (outras 2 em casa e 1 na casa de um amigo) que rodam diferentes versões de Linux e diferentes versões de editores de texto e em todos a formatação fica correta, mas quando testei no notebook da minha namorada (windows 7 + office 2007) o texto fica sem formatação, as citações de notas de rodapé ficam desalinhadas, ai formatei tudo no notebook dela e enviei para o professor e deu certo.

Isso é coisa da Microsoft? que impede o devido reconhecimento de editores de outros fabricantes para monopolizar o mercado? estou me sentindo roubado, impedido de exercer meu direito de escolha e acuado por esta empresa a utilizar o produto dela, visto que ela (Microsoft) domina o mercado e Infelizmente está dominando as Faculdades distribuindo seus software a Título de ajudar a instituição e professores.

Detalhe - eu fui reclamar com meu coordenador acadêmico e ele me enviou por e-mail uma oferta para comprar o Windows 8 diretamente do site por R$95,00 (oferta especial) porque perdi a promoção inicial de R$65,00 porque eu não quis mesmo e também link para adquirir o Office 2010 Estudante.

Deus do céu será que para estudar sou obrigado a comprar um produto da MS???? só porque o produto que utilizo é considerado diferente do produto dos professores e da faculdade e terei que me render a isso?

Minha vontade é de ingressar com uma ação contra a Microsoft pedindo indenização, afinal sou usuário Linux por escolha, convicção e não pretendo gastar um único centavo com a empresa deles e nem sequer utilizar Windows ainda que fosse de graça, não gosto.

Sinceramente gostaria de saber se usuários de Mac que utilizem o Apple pages ou Neo Office Word enfrentam problema semelhante...

O que os amigos me dizem? existe alguma solução no Linux para isso? Solução que não seja instalar Windows pirata ou Office Pirata e que não seja emular Office no Wine - porque se emular vai ser versão pirata também... e não pretendo fazer isso.

Estou chateado e pensando em escrever para a Microsoft expressando minha indignação, meu descontentamento e minha raiva por eles tentarem oprimir usuários e dominar o mercado simplesmente dizendo que não é possível compatibilidade por diferença de versões. Não concordo com isso. Se eu digitar um texto em Word XP ou Word 97 o editor deles mais novo vai reconhecer e vai manter a formatação, então é problema de falta de vontade mesmo.







  


2. Re: Formatação Writter

Eliane Domingos de Sousa
elianedomingos

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/05/2013 - 08:30h

Baroninho,

Chateada eu fico com esse tipo de atitude de impor do professor e ainda por cima não ter conhecimento. É engraçado, quando se fala de norma ABNT e o professor pede isso e tal, mas ele não aceita o formato ODF que é uma norma ISO e ABNT. Se eu fosse você, sinceramente, questionava o não aceite do arquivo em formato ODF e ainda, envie o link do LibreOffice para download, já que ele roda em Windows, Linux e MacOS.

Download LibreOffice: http://pt-br.libreoffice.org/

Norma ISO IEC ABNT 26.300: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=1549

Um abraço

Eliane Domingos de Sousa
Comunidade LibreOffice Brasil


3. Re: Formatação Writter

João Paulo Ramos Rezende
jprrezende

(usa Debian)

Enviado em 24/05/2013 - 08:41h

Cara, sem querer proteger a Micro$oft mas acho que a culpa disso é do Libreoffice que não converte corretamente a formatação.

Isto também já aconteceu comigo (o problema da formatação perdida), mas no meu caso aceitaram em formato pdf.

O problema está com os administradores da sua universidade que querem te obrigar a usar algo pago enquanto existem opções gratuitas e poderosas no mercado. Entendo que no seu caso não é a Micro$oft quem está te oprimindo e obrigando a usar o software deles e sim a sua universidade.

Já tentou converter para docx ou doc para ver a diferença?


4. Re: Formatação Writter

Eliane Domingos de Sousa
elianedomingos

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/05/2013 - 09:58h

A culpa é do software que gera arquivos com formato fechado. A falta da padronização dá nisso. Esse problema existirá por um longo tempo, já que a M$ espalhou um bando de arquivos no formato caixa preta. Os aplicativos que trabalham com engenharia reversa não tem culpa de rigorosamente nada.

Para quem não sabe o que é engenharia reversa, aqui está um link que ajudará o entendimento: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_reversa

O outro problema recorrente em usuários é manter o formato da caixa preta, ao invés de adotar o padrão aberto. Para quem não sabe, o M$Office 2013 abre e salva arquivos no formato ODF.

Em resumo, o problema é cultural e não do software.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts